A construção da proximidade na comunicação pública: mídia social e a ruptura da impessoalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Márcio Simeone
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sant'Ana, Lidiane Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139270
Resumo: Discute-se o uso da internet na comunicação pública, com base no caso da Prefeitura de Curitiba. Analisa-se a mídia socialgerida pelo governo local como meio de aproximação com a sociedade, em suas possibilidades e limites. Em visão comparativacom órgãos semelhantes no Brasil e no exterior, busca-se entender como uma instituição burocrática e impessoal constróiuma identidade e conquista espaço de fala em um meio de comunicação cuja principal característica é a proximidade.
id USP-72_fde4908ba24fc07fb678906306ca529f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139270
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling A construção da proximidade na comunicação pública: mídia social e a ruptura da impessoalidadeThe construction of proximity in public communication: social media and the rupture of impersonalityLa construcción de la proximidad en la comunicación pública: medios sociales y la ruptura de la impersonalidadComunicación organizacional. Comunicación pública. Medios sociales. Comprometimiento.Organizational communication. Public communication. Social media. Commitment.Comunicação organizacional. Comunicação pública. Mídias sociais. Engajamento.Discute-se o uso da internet na comunicação pública, com base no caso da Prefeitura de Curitiba. Analisa-se a mídia socialgerida pelo governo local como meio de aproximação com a sociedade, em suas possibilidades e limites. Em visão comparativacom órgãos semelhantes no Brasil e no exterior, busca-se entender como uma instituição burocrática e impessoal constróiuma identidade e conquista espaço de fala em um meio de comunicação cuja principal característica é a proximidade.One discusses the use of the Internet in public communication, based on the case of the Municipal Government of Curitiba,Brazil. One analyzes the social media managed by the local government as a means of getting closer to the society, withinits possibilities and limits. In a comparison with similar agencies in Brazil and abroad one seeks to understand how abureaucratic and impersonal institution builds an identity and gains speaking space in a means of communication the maincharacteristic of which is proximity.Se discute el uso de internet en la comunicación pública, basados en el caso de la Alcaldía de Curitiba. Se analiza los mediossociales administrados por lo gobierno local como medio de aproximación con la sociedad, en sus posibilidades y límites. Enuna perspectiva comparativa con órganos semejantes en el Brasil y en el exterior, se busca entender cómo una instituciónburocrática e impersonal construye una identidad y conquista espacio comunicativo en un medio de comunicación cuyaprincipal característica es la proximidad.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13927010.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139270Organicom; v. 12 n. 22 (2015): Redes Sociais: Usos Corporativos; 92-1022238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139270/134611Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessHenriques, Márcio SimeoneSant'Ana, Lidiane Ferreira2017-11-09T15:15:34Zoai:revistas.usp.br:article/139270Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:38.471505Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da proximidade na comunicação pública: mídia social e a ruptura da impessoalidade
The construction of proximity in public communication: social media and the rupture of impersonality
La construcción de la proximidad en la comunicación pública: medios sociales y la ruptura de la impersonalidad
title A construção da proximidade na comunicação pública: mídia social e a ruptura da impessoalidade
spellingShingle A construção da proximidade na comunicação pública: mídia social e a ruptura da impessoalidade
Henriques, Márcio Simeone
Comunicación organizacional. Comunicación pública. Medios sociales. Comprometimiento.
Organizational communication. Public communication. Social media. Commitment.
Comunicação organizacional. Comunicação pública. Mídias sociais. Engajamento.
title_short A construção da proximidade na comunicação pública: mídia social e a ruptura da impessoalidade
title_full A construção da proximidade na comunicação pública: mídia social e a ruptura da impessoalidade
title_fullStr A construção da proximidade na comunicação pública: mídia social e a ruptura da impessoalidade
title_full_unstemmed A construção da proximidade na comunicação pública: mídia social e a ruptura da impessoalidade
title_sort A construção da proximidade na comunicação pública: mídia social e a ruptura da impessoalidade
author Henriques, Márcio Simeone
author_facet Henriques, Márcio Simeone
Sant'Ana, Lidiane Ferreira
author_role author
author2 Sant'Ana, Lidiane Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Márcio Simeone
Sant'Ana, Lidiane Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicación organizacional. Comunicación pública. Medios sociales. Comprometimiento.
Organizational communication. Public communication. Social media. Commitment.
Comunicação organizacional. Comunicação pública. Mídias sociais. Engajamento.
topic Comunicación organizacional. Comunicación pública. Medios sociales. Comprometimiento.
Organizational communication. Public communication. Social media. Commitment.
Comunicação organizacional. Comunicação pública. Mídias sociais. Engajamento.
description Discute-se o uso da internet na comunicação pública, com base no caso da Prefeitura de Curitiba. Analisa-se a mídia socialgerida pelo governo local como meio de aproximação com a sociedade, em suas possibilidades e limites. Em visão comparativacom órgãos semelhantes no Brasil e no exterior, busca-se entender como uma instituição burocrática e impessoal constróiuma identidade e conquista espaço de fala em um meio de comunicação cuja principal característica é a proximidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139270
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139270
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139270
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139270/134611
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 12 n. 22 (2015): Redes Sociais: Usos Corporativos; 92-102
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047109847875584