A construção da proximidade na comunicação pública: mídia social e a ruptura da impessoalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139270 |
Resumo: | Discute-se o uso da internet na comunicação pública, com base no caso da Prefeitura de Curitiba. Analisa-se a mídia socialgerida pelo governo local como meio de aproximação com a sociedade, em suas possibilidades e limites. Em visão comparativacom órgãos semelhantes no Brasil e no exterior, busca-se entender como uma instituição burocrática e impessoal constróiuma identidade e conquista espaço de fala em um meio de comunicação cuja principal característica é a proximidade. |
id |
USP-72_fde4908ba24fc07fb678906306ca529f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139270 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção da proximidade na comunicação pública: mídia social e a ruptura da impessoalidadeThe construction of proximity in public communication: social media and the rupture of impersonalityLa construcción de la proximidad en la comunicación pública: medios sociales y la ruptura de la impersonalidadComunicación organizacional. Comunicación pública. Medios sociales. Comprometimiento.Organizational communication. Public communication. Social media. Commitment.Comunicação organizacional. Comunicação pública. Mídias sociais. Engajamento.Discute-se o uso da internet na comunicação pública, com base no caso da Prefeitura de Curitiba. Analisa-se a mídia socialgerida pelo governo local como meio de aproximação com a sociedade, em suas possibilidades e limites. Em visão comparativacom órgãos semelhantes no Brasil e no exterior, busca-se entender como uma instituição burocrática e impessoal constróiuma identidade e conquista espaço de fala em um meio de comunicação cuja principal característica é a proximidade.One discusses the use of the Internet in public communication, based on the case of the Municipal Government of Curitiba,Brazil. One analyzes the social media managed by the local government as a means of getting closer to the society, withinits possibilities and limits. In a comparison with similar agencies in Brazil and abroad one seeks to understand how abureaucratic and impersonal institution builds an identity and gains speaking space in a means of communication the maincharacteristic of which is proximity.Se discute el uso de internet en la comunicación pública, basados en el caso de la Alcaldía de Curitiba. Se analiza los mediossociales administrados por lo gobierno local como medio de aproximación con la sociedad, en sus posibilidades y límites. Enuna perspectiva comparativa con órganos semejantes en el Brasil y en el exterior, se busca entender cómo una instituciónburocrática e impersonal construye una identidad y conquista espacio comunicativo en un medio de comunicación cuyaprincipal característica es la proximidad.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13927010.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139270Organicom; v. 12 n. 22 (2015): Redes Sociais: Usos Corporativos; 92-1022238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139270/134611Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessHenriques, Márcio SimeoneSant'Ana, Lidiane Ferreira2017-11-09T15:15:34Zoai:revistas.usp.br:article/139270Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:38.471505Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da proximidade na comunicação pública: mídia social e a ruptura da impessoalidade The construction of proximity in public communication: social media and the rupture of impersonality La construcción de la proximidad en la comunicación pública: medios sociales y la ruptura de la impersonalidad |
title |
A construção da proximidade na comunicação pública: mídia social e a ruptura da impessoalidade |
spellingShingle |
A construção da proximidade na comunicação pública: mídia social e a ruptura da impessoalidade Henriques, Márcio Simeone Comunicación organizacional. Comunicación pública. Medios sociales. Comprometimiento. Organizational communication. Public communication. Social media. Commitment. Comunicação organizacional. Comunicação pública. Mídias sociais. Engajamento. |
title_short |
A construção da proximidade na comunicação pública: mídia social e a ruptura da impessoalidade |
title_full |
A construção da proximidade na comunicação pública: mídia social e a ruptura da impessoalidade |
title_fullStr |
A construção da proximidade na comunicação pública: mídia social e a ruptura da impessoalidade |
title_full_unstemmed |
A construção da proximidade na comunicação pública: mídia social e a ruptura da impessoalidade |
title_sort |
A construção da proximidade na comunicação pública: mídia social e a ruptura da impessoalidade |
author |
Henriques, Márcio Simeone |
author_facet |
Henriques, Márcio Simeone Sant'Ana, Lidiane Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Sant'Ana, Lidiane Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Márcio Simeone Sant'Ana, Lidiane Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicación organizacional. Comunicación pública. Medios sociales. Comprometimiento. Organizational communication. Public communication. Social media. Commitment. Comunicação organizacional. Comunicação pública. Mídias sociais. Engajamento. |
topic |
Comunicación organizacional. Comunicación pública. Medios sociales. Comprometimiento. Organizational communication. Public communication. Social media. Commitment. Comunicação organizacional. Comunicação pública. Mídias sociais. Engajamento. |
description |
Discute-se o uso da internet na comunicação pública, com base no caso da Prefeitura de Curitiba. Analisa-se a mídia socialgerida pelo governo local como meio de aproximação com a sociedade, em suas possibilidades e limites. Em visão comparativacom órgãos semelhantes no Brasil e no exterior, busca-se entender como uma instituição burocrática e impessoal constróiuma identidade e conquista espaço de fala em um meio de comunicação cuja principal característica é a proximidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139270 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139270 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139270 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139270/134611 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 12 n. 22 (2015): Redes Sociais: Usos Corporativos; 92-102 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047109847875584 |