Representações sociais da violência doméstica em cenários rurais para mulheres e homens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Honnef,Fernanda
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa,Marta Cocco da, Arboit,Jaqueline, Silva,Ethel Bastos da, Marques,Karoline Ardenghi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000400368
Resumo: Resumo Objetivo Compreender as representações sociais da violência doméstica em cenários rurais, na perspectiva de mulheres e homens residentes nesses contextos. Métodos Estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa ao qual agregou-se a perspectiva teórico-metodológica das Representações Sociais. O cenário foi composto por dois municípios de pequeno porte do estado do Rio Grande do Sul, em que mais da metade da população reside no meio rural. Os participantes foram 16 pessoas que residiam em áreas rurais destes municípios e eram vinculados a grupos de saúde organizados pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) rural. Como critério de inclusão elencou-se: estar residindo há pelo menos cinco anos em área rural, pois o fator tempo é um determinante na elaboração das representações sociais. O critério de exclusão consistiu em residir há menos de cinco anos em área rural. neste estudo empregaram-se para a geração dos dados técnicas projetivas e entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados obtidos mediante a oficina empregou-se o referencial teórico-metodológico das Representações Sociais. Resultados A análise resultou em duas categorias temáticas: “Representações sociais da violência doméstica nos cenários rurais ancorada nas relações desiguais entre mulheres e homens” e “Representações sociais da violência doméstica nos cenários rurais ancorada nas relações familiares e geracionais”. Conclusão A violência doméstica nesse contexto, se trata de um fenômeno complexo que envolve diferentes gerações que circulam no espaço privado, demandando ainda muitas ações de cuidado e enfrentamento a esse agravo.
id USP-8_18fb62c8b4bd67f3c3e5a94feff49ddc
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002017000400368
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Representações sociais da violência doméstica em cenários rurais para mulheres e homensViolênciaViolência domésticaSaúde da população ruralResumo Objetivo Compreender as representações sociais da violência doméstica em cenários rurais, na perspectiva de mulheres e homens residentes nesses contextos. Métodos Estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa ao qual agregou-se a perspectiva teórico-metodológica das Representações Sociais. O cenário foi composto por dois municípios de pequeno porte do estado do Rio Grande do Sul, em que mais da metade da população reside no meio rural. Os participantes foram 16 pessoas que residiam em áreas rurais destes municípios e eram vinculados a grupos de saúde organizados pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) rural. Como critério de inclusão elencou-se: estar residindo há pelo menos cinco anos em área rural, pois o fator tempo é um determinante na elaboração das representações sociais. O critério de exclusão consistiu em residir há menos de cinco anos em área rural. neste estudo empregaram-se para a geração dos dados técnicas projetivas e entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados obtidos mediante a oficina empregou-se o referencial teórico-metodológico das Representações Sociais. Resultados A análise resultou em duas categorias temáticas: “Representações sociais da violência doméstica nos cenários rurais ancorada nas relações desiguais entre mulheres e homens” e “Representações sociais da violência doméstica nos cenários rurais ancorada nas relações familiares e geracionais”. Conclusão A violência doméstica nesse contexto, se trata de um fenômeno complexo que envolve diferentes gerações que circulam no espaço privado, demandando ainda muitas ações de cuidado e enfrentamento a esse agravo.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000400368Acta Paulista de Enfermagem v.30 n.4 2017reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201700054info:eu-repo/semantics/openAccessHonnef,FernandaCosta,Marta Cocco daArboit,JaquelineSilva,Ethel Bastos daMarques,Karoline Ardenghipor2017-11-01T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002017000400368Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2017-11-01T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações sociais da violência doméstica em cenários rurais para mulheres e homens
title Representações sociais da violência doméstica em cenários rurais para mulheres e homens
spellingShingle Representações sociais da violência doméstica em cenários rurais para mulheres e homens
Honnef,Fernanda
Violência
Violência doméstica
Saúde da população rural
title_short Representações sociais da violência doméstica em cenários rurais para mulheres e homens
title_full Representações sociais da violência doméstica em cenários rurais para mulheres e homens
title_fullStr Representações sociais da violência doméstica em cenários rurais para mulheres e homens
title_full_unstemmed Representações sociais da violência doméstica em cenários rurais para mulheres e homens
title_sort Representações sociais da violência doméstica em cenários rurais para mulheres e homens
author Honnef,Fernanda
author_facet Honnef,Fernanda
Costa,Marta Cocco da
Arboit,Jaqueline
Silva,Ethel Bastos da
Marques,Karoline Ardenghi
author_role author
author2 Costa,Marta Cocco da
Arboit,Jaqueline
Silva,Ethel Bastos da
Marques,Karoline Ardenghi
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Honnef,Fernanda
Costa,Marta Cocco da
Arboit,Jaqueline
Silva,Ethel Bastos da
Marques,Karoline Ardenghi
dc.subject.por.fl_str_mv Violência
Violência doméstica
Saúde da população rural
topic Violência
Violência doméstica
Saúde da população rural
description Resumo Objetivo Compreender as representações sociais da violência doméstica em cenários rurais, na perspectiva de mulheres e homens residentes nesses contextos. Métodos Estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa ao qual agregou-se a perspectiva teórico-metodológica das Representações Sociais. O cenário foi composto por dois municípios de pequeno porte do estado do Rio Grande do Sul, em que mais da metade da população reside no meio rural. Os participantes foram 16 pessoas que residiam em áreas rurais destes municípios e eram vinculados a grupos de saúde organizados pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) rural. Como critério de inclusão elencou-se: estar residindo há pelo menos cinco anos em área rural, pois o fator tempo é um determinante na elaboração das representações sociais. O critério de exclusão consistiu em residir há menos de cinco anos em área rural. neste estudo empregaram-se para a geração dos dados técnicas projetivas e entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados obtidos mediante a oficina empregou-se o referencial teórico-metodológico das Representações Sociais. Resultados A análise resultou em duas categorias temáticas: “Representações sociais da violência doméstica nos cenários rurais ancorada nas relações desiguais entre mulheres e homens” e “Representações sociais da violência doméstica nos cenários rurais ancorada nas relações familiares e geracionais”. Conclusão A violência doméstica nesse contexto, se trata de um fenômeno complexo que envolve diferentes gerações que circulam no espaço privado, demandando ainda muitas ações de cuidado e enfrentamento a esse agravo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000400368
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000400368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0194201700054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.30 n.4 2017
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858267266711552