Plataforma Moodle na construção do conhecimento em Terapia Intensiva: estudo experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domenico,Edvane Birelo Lopes De
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cohrs,Cibelli Rizzo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002016000400381
Resumo: Resumo Objetivo Comparar o aprimoramento de conhecimentos e habilidades dos graduandos que participaram das atividades propostas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle, no período de prática hospitalar em unidade de terapia intensiva, com os que não participaram; compreender a percepção dos estudantes em relação ao uso do Moodle associado ao ensino da prática hospitalar para a construção do conhecimento. Métodos Estudo desenvolvido em duas etapas: experimental e descritivo, com graduandos de Enfermagem, de uma instituição de ensino superior da capital de São Paulo. Grupo Experimento constituído pelo Moodle e prática hospitalar, comparado com estratégia tradicional, Grupo Controle. O desfecho no estudo experimental foi avaliado por instrumento validado. No estudo descritivo, qualitativo, utilizou-se análise de conteúdo. Resultados Com Média de idade 23 anos e fluência digital o Grupo Experimento, pré-intervenção, apresentou média de acertos de 9,1 e o controle de 9,4. Ao final, Grupo Experimento apresentou 11,5 de acertos e controle 10,2. Dados qualitativos reforçaram as vantagens da associação do uso do Moodle no desempenho da pratica assistencial. Conclusão Houve melhoria no resultado do aprendizado no grupo que utilizou o Moodle. Participantes do Grupo Experimento relataram maior segurança e confiança para a assistência.
id USP-8_1e0a8c5462de2cf59e94e46db7786b49
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002016000400381
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Plataforma Moodle na construção do conhecimento em Terapia Intensiva: estudo experimentalTecnologia educacionalEducação a distânciaEducação em enfermagemPesquisa em educação de enfermagemPrática do docente de enfermagemEducação superiorUnidades de terapia intensivaResumo Objetivo Comparar o aprimoramento de conhecimentos e habilidades dos graduandos que participaram das atividades propostas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle, no período de prática hospitalar em unidade de terapia intensiva, com os que não participaram; compreender a percepção dos estudantes em relação ao uso do Moodle associado ao ensino da prática hospitalar para a construção do conhecimento. Métodos Estudo desenvolvido em duas etapas: experimental e descritivo, com graduandos de Enfermagem, de uma instituição de ensino superior da capital de São Paulo. Grupo Experimento constituído pelo Moodle e prática hospitalar, comparado com estratégia tradicional, Grupo Controle. O desfecho no estudo experimental foi avaliado por instrumento validado. No estudo descritivo, qualitativo, utilizou-se análise de conteúdo. Resultados Com Média de idade 23 anos e fluência digital o Grupo Experimento, pré-intervenção, apresentou média de acertos de 9,1 e o controle de 9,4. Ao final, Grupo Experimento apresentou 11,5 de acertos e controle 10,2. Dados qualitativos reforçaram as vantagens da associação do uso do Moodle no desempenho da pratica assistencial. Conclusão Houve melhoria no resultado do aprendizado no grupo que utilizou o Moodle. Participantes do Grupo Experimento relataram maior segurança e confiança para a assistência.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002016000400381Acta Paulista de Enfermagem v.29 n.4 2016reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201600053info:eu-repo/semantics/openAccessDomenico,Edvane Birelo Lopes DeCohrs,Cibelli Rizzopor2016-11-21T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002016000400381Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2016-11-21T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Plataforma Moodle na construção do conhecimento em Terapia Intensiva: estudo experimental
title Plataforma Moodle na construção do conhecimento em Terapia Intensiva: estudo experimental
spellingShingle Plataforma Moodle na construção do conhecimento em Terapia Intensiva: estudo experimental
Domenico,Edvane Birelo Lopes De
Tecnologia educacional
Educação a distância
Educação em enfermagem
Pesquisa em educação de enfermagem
Prática do docente de enfermagem
Educação superior
Unidades de terapia intensiva
title_short Plataforma Moodle na construção do conhecimento em Terapia Intensiva: estudo experimental
title_full Plataforma Moodle na construção do conhecimento em Terapia Intensiva: estudo experimental
title_fullStr Plataforma Moodle na construção do conhecimento em Terapia Intensiva: estudo experimental
title_full_unstemmed Plataforma Moodle na construção do conhecimento em Terapia Intensiva: estudo experimental
title_sort Plataforma Moodle na construção do conhecimento em Terapia Intensiva: estudo experimental
author Domenico,Edvane Birelo Lopes De
author_facet Domenico,Edvane Birelo Lopes De
Cohrs,Cibelli Rizzo
author_role author
author2 Cohrs,Cibelli Rizzo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domenico,Edvane Birelo Lopes De
Cohrs,Cibelli Rizzo
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Educação a distância
Educação em enfermagem
Pesquisa em educação de enfermagem
Prática do docente de enfermagem
Educação superior
Unidades de terapia intensiva
topic Tecnologia educacional
Educação a distância
Educação em enfermagem
Pesquisa em educação de enfermagem
Prática do docente de enfermagem
Educação superior
Unidades de terapia intensiva
description Resumo Objetivo Comparar o aprimoramento de conhecimentos e habilidades dos graduandos que participaram das atividades propostas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle, no período de prática hospitalar em unidade de terapia intensiva, com os que não participaram; compreender a percepção dos estudantes em relação ao uso do Moodle associado ao ensino da prática hospitalar para a construção do conhecimento. Métodos Estudo desenvolvido em duas etapas: experimental e descritivo, com graduandos de Enfermagem, de uma instituição de ensino superior da capital de São Paulo. Grupo Experimento constituído pelo Moodle e prática hospitalar, comparado com estratégia tradicional, Grupo Controle. O desfecho no estudo experimental foi avaliado por instrumento validado. No estudo descritivo, qualitativo, utilizou-se análise de conteúdo. Resultados Com Média de idade 23 anos e fluência digital o Grupo Experimento, pré-intervenção, apresentou média de acertos de 9,1 e o controle de 9,4. Ao final, Grupo Experimento apresentou 11,5 de acertos e controle 10,2. Dados qualitativos reforçaram as vantagens da associação do uso do Moodle no desempenho da pratica assistencial. Conclusão Houve melhoria no resultado do aprendizado no grupo que utilizou o Moodle. Participantes do Grupo Experimento relataram maior segurança e confiança para a assistência.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002016000400381
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002016000400381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0194201600053
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.29 n.4 2016
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858266831552512