O ensino de enfermagem gerontológica nas instituições públicas brasileiras de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,Rosalina Aparecida Partezani
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bueno,Alexandre de Assis, Silva,Luípa Michele, Kusumota,Luciana, Almeida,Vanessa Costa, Giacomini,Suelen Borelli Lima, Reis,Nayara Araújo dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000300313
Resumo: Resumo Objetivo Descrever o estado da arte da formação do enfermeiro em instituições públicas brasileiras de ensino superior no que se refere ao cuidado ao idoso Métodos Pesquisa documental, descritiva e de abordagem qualitativa, com dados da plataforma do Ministério da Educação de julho de 2017. Foram levantadas informações dos cursos presenciais de graduação em enfermagem das universidades públicas, seguindo três fases de acesso e coleta dos dados: identificação, seleção e elegibilidade. Houve análise descritiva de caracterização e Análise Temática Indutiva qualitativa, utilizando o Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). O projeto seguiu as normativas éticas vigentes da Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados As 87 universidades selecionadas ofertavam 154 cursos de graduação em enfermagem, a maioria na Região Nordeste. Do total de cursos, 69 (44,8%) apresentavam disciplinas mistas (que abordavam o cuidado ao idoso) e 53 (34,4%) específicas de saúde do idoso. Nos conteúdos das ementas, os termos mais utilizados na construção da nuvem de palavras foram: saúde (162), idoso (154), enfermagem (113), adulto (81), assistência (72), processo (69) e atenção (52). Na análise de similitude, verificaram-se três principais eixos organizadores das disciplinas voltadas a essa temática: saúde, enfermagem e idoso. Conclusão O ensino da enfermagem precisa estar alinhado às políticas públicas vigentes e ser coerente com o modelo de atenção à saúde proposto. Portanto, é fundamental que a formação ofertada seja condizente com as atuais demandas do mercado de trabalho.
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