Fatores facilitadores e dificultadores da notificação de eventos adversos: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nazário,Saimon da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cruz,Elaine Drehmer de Almeida, Paes,Robson Giovani, Mantovani,Maria de Fátima, Seiffert,Leila Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002021000100516
Resumo: Resumo Objetivo Analisar as evidências disponíveis na literatura acerca dos fatores dificultadores e facilitadores para a notificação de eventos adversos. Métodos Revisão integrativa da literatura, com a questão norteadora embasada no acrônimo PCC (Problema, Conceito e Contexto): quais os fatores facilitadores e dificultadores que interferem na notificação de eventos adversos em serviços de saúde? Utilizou-se as diretrizes The Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis como guia para reportar o método de revisão; os critérios de inclusão foram publicações de estudos primários entre 2015 e 2019, nos idiomas português e/ou espanhol e/ou inglês. A busca das publicações ocorreu no mês de março de 2020, na Biblioteca Regional Virtual de Saúde, com a estratégia “erros médicos” OR “erros de medicação” AND “notificação” e na National Library of Medicine e SCOPUS com “risk management” OR “patient safety” AND “mandatory reporting”. Resultados Foram encontrados 2195 estudos, dos quais 31 eram elegíveis; após a leitura na íntegra 11 compuseram a amostra final. Os fatores foram agrupados, sendo os facilitadores: apoio institucional aos profissionais; cultura de segurança organizacional; aprimoramento do sistema de notificação e incentivo ao relato voluntário e confidencial. Os dificultadores: falta de recursos materiais/humanos; medo/vergonha; postura institucional punitiva/falta de amparo; falta de estímulo à notificação e lacunas no conhecimento. Conclusão A síntese desses fatores pode ser utilizada para otimizar medidas assistenciais e gerenciais com provimento de recursos materiais, pessoais, capacitação e promoção da cultura de segurança, com vistas ao incentivo a notificação, buscando indicadores fidedignos desses agravos.
id USP-8_d766f6cd26d4af99267f4c2a2abd8d34
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002021000100516
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Fatores facilitadores e dificultadores da notificação de eventos adversos: revisão integrativaSegurança do pacienteErros médicosErros de medicaçãoNotificaçãoGestão de riscosResumo Objetivo Analisar as evidências disponíveis na literatura acerca dos fatores dificultadores e facilitadores para a notificação de eventos adversos. Métodos Revisão integrativa da literatura, com a questão norteadora embasada no acrônimo PCC (Problema, Conceito e Contexto): quais os fatores facilitadores e dificultadores que interferem na notificação de eventos adversos em serviços de saúde? Utilizou-se as diretrizes The Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis como guia para reportar o método de revisão; os critérios de inclusão foram publicações de estudos primários entre 2015 e 2019, nos idiomas português e/ou espanhol e/ou inglês. A busca das publicações ocorreu no mês de março de 2020, na Biblioteca Regional Virtual de Saúde, com a estratégia “erros médicos” OR “erros de medicação” AND “notificação” e na National Library of Medicine e SCOPUS com “risk management” OR “patient safety” AND “mandatory reporting”. Resultados Foram encontrados 2195 estudos, dos quais 31 eram elegíveis; após a leitura na íntegra 11 compuseram a amostra final. Os fatores foram agrupados, sendo os facilitadores: apoio institucional aos profissionais; cultura de segurança organizacional; aprimoramento do sistema de notificação e incentivo ao relato voluntário e confidencial. Os dificultadores: falta de recursos materiais/humanos; medo/vergonha; postura institucional punitiva/falta de amparo; falta de estímulo à notificação e lacunas no conhecimento. Conclusão A síntese desses fatores pode ser utilizada para otimizar medidas assistenciais e gerenciais com provimento de recursos materiais, pessoais, capacitação e promoção da cultura de segurança, com vistas ao incentivo a notificação, buscando indicadores fidedignos desses agravos.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002021000100516Acta Paulista de Enfermagem v.34 2021reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.37689/acta-ape/2021ar01245info:eu-repo/semantics/openAccessNazário,Saimon da SilvaCruz,Elaine Drehmer de AlmeidaPaes,Robson GiovaniMantovani,Maria de FátimaSeiffert,Leila Soarespor2021-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002021000100516Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2021-11-24T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores facilitadores e dificultadores da notificação de eventos adversos: revisão integrativa
title Fatores facilitadores e dificultadores da notificação de eventos adversos: revisão integrativa
spellingShingle Fatores facilitadores e dificultadores da notificação de eventos adversos: revisão integrativa
Nazário,Saimon da Silva
Segurança do paciente
Erros médicos
Erros de medicação
Notificação
Gestão de riscos
title_short Fatores facilitadores e dificultadores da notificação de eventos adversos: revisão integrativa
title_full Fatores facilitadores e dificultadores da notificação de eventos adversos: revisão integrativa
title_fullStr Fatores facilitadores e dificultadores da notificação de eventos adversos: revisão integrativa
title_full_unstemmed Fatores facilitadores e dificultadores da notificação de eventos adversos: revisão integrativa
title_sort Fatores facilitadores e dificultadores da notificação de eventos adversos: revisão integrativa
author Nazário,Saimon da Silva
author_facet Nazário,Saimon da Silva
Cruz,Elaine Drehmer de Almeida
Paes,Robson Giovani
Mantovani,Maria de Fátima
Seiffert,Leila Soares
author_role author
author2 Cruz,Elaine Drehmer de Almeida
Paes,Robson Giovani
Mantovani,Maria de Fátima
Seiffert,Leila Soares
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nazário,Saimon da Silva
Cruz,Elaine Drehmer de Almeida
Paes,Robson Giovani
Mantovani,Maria de Fátima
Seiffert,Leila Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança do paciente
Erros médicos
Erros de medicação
Notificação
Gestão de riscos
topic Segurança do paciente
Erros médicos
Erros de medicação
Notificação
Gestão de riscos
description Resumo Objetivo Analisar as evidências disponíveis na literatura acerca dos fatores dificultadores e facilitadores para a notificação de eventos adversos. Métodos Revisão integrativa da literatura, com a questão norteadora embasada no acrônimo PCC (Problema, Conceito e Contexto): quais os fatores facilitadores e dificultadores que interferem na notificação de eventos adversos em serviços de saúde? Utilizou-se as diretrizes The Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis como guia para reportar o método de revisão; os critérios de inclusão foram publicações de estudos primários entre 2015 e 2019, nos idiomas português e/ou espanhol e/ou inglês. A busca das publicações ocorreu no mês de março de 2020, na Biblioteca Regional Virtual de Saúde, com a estratégia “erros médicos” OR “erros de medicação” AND “notificação” e na National Library of Medicine e SCOPUS com “risk management” OR “patient safety” AND “mandatory reporting”. Resultados Foram encontrados 2195 estudos, dos quais 31 eram elegíveis; após a leitura na íntegra 11 compuseram a amostra final. Os fatores foram agrupados, sendo os facilitadores: apoio institucional aos profissionais; cultura de segurança organizacional; aprimoramento do sistema de notificação e incentivo ao relato voluntário e confidencial. Os dificultadores: falta de recursos materiais/humanos; medo/vergonha; postura institucional punitiva/falta de amparo; falta de estímulo à notificação e lacunas no conhecimento. Conclusão A síntese desses fatores pode ser utilizada para otimizar medidas assistenciais e gerenciais com provimento de recursos materiais, pessoais, capacitação e promoção da cultura de segurança, com vistas ao incentivo a notificação, buscando indicadores fidedignos desses agravos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002021000100516
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002021000100516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.37689/acta-ape/2021ar01245
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.34 2021
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858269230694400