Angelo Bucci e Eduardo Souto de Moura: corpo, lugar e Arquitetura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-21082024-120630/ |
Resumo: | O lugar, para além de suas propriedades físicas, também possui uma componente vivida, subjetiva; possui dobras e rugosidades. Por meio do entendimento do lugar, a Arquitetura cria pontos de apoio à existência humana, protegendo o indivíduo em meio ao mundo. A presente tese parte deste solo, em que corpo, lugar e Arquitetura são postos em reunião o corpo enquanto meio de acesso ao mundo; o lugar enquanto somatório de camadas históricas e geográficas. Nesse sentido, a tese objetivou discutir as relações entre corpo, lugar e Arquitetura em sua expressão contemporânea, por meio de obras selecionadas dos arquitetos Angelo Bucci (São Paulo, Brasil) e Eduardo Souto de Moura (Porto, Portugal), iluminando uma dimensão subjetiva e seus contributos ao campo da Arquitetura e do Urbanismo. Assim, a tese delineou enquanto hipótese uma ligação teórico-processual entre Angelo Bucci e Eduardo Souto de Moura a partir do tema lugar, partindo do pressuposto de que o desenho de suas obras vem do próprio sítio. Como desdobramentos, algumas perguntas de pesquisa foram estruturadas: que aspectos caracterizam as abordagens projetuais de Bucci e Moura frente ao lugar? Quais as relações entre corpo, lugar e Arquitetura manifestas nas obras destes arquitetos? Que zonas fenomênicas seriam características em suas obras? É possível estabelecer uma relação entre ambos a partir do lugar? Se sim, em que se aproximam e em que se distanciam? Para tanto, a tese empregou os métodos histórico, estudo de casos, qualitativo fenomenológico hermenêutico, qualitativo fenomenológico em primeira pessoa e fenomenologia fenomênica. Com este estudo, desenvolvido a partir de seis obras três para cada arquiteto , foi possível entender quais zonas fenomênicas são características e suas obras e quais as relações estabelecidas entre corpo, lugar e Arquitetura. Estas questões desdobraram-se no entendimento de conceitos representativos das abordagens de Bucci e Moura frente ao lugar, bem como no entendimento de suas principais características visualização do lugar e complementação do lugar, respectivamente. Por meio destas sínteses, estes arquitetos demonstram a prática de uma Arquitetura que tem como uma de suas principais características a construção de experiências, não apenas de elementos físicos; uma Arquitetura que deve ser vivida e que manifesta a espessura simbólica dos lugares em cada corpo. Em complemento, destaca-se que a tese colabora tanto com novas formas de projetar em Arquitetura quanto com novas formas de entender projetos de Arquitetura: estudantes e profissionais podem desenvolver seus projetos empregando novas formas de abordar o objeto arquitetônico, para além de sua geometria. |
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Angelo Bucci e Eduardo Souto de Moura: corpo, lugar e ArquiteturaAngelo Bucci and Eduardo Souto de Moura: body, place and ArchitectureAngelo BucciAngelo Bucciarchitecture designbodycorpoEduardo Souto de MouraEduardo Souto de Mouralugarplaceprojeto de arquiteturaO lugar, para além de suas propriedades físicas, também possui uma componente vivida, subjetiva; possui dobras e rugosidades. Por meio do entendimento do lugar, a Arquitetura cria pontos de apoio à existência humana, protegendo o indivíduo em meio ao mundo. A presente tese parte deste solo, em que corpo, lugar e Arquitetura são postos em reunião o corpo enquanto meio de acesso ao mundo; o lugar enquanto somatório de camadas históricas e geográficas. Nesse sentido, a tese objetivou discutir as relações entre corpo, lugar e Arquitetura em sua expressão contemporânea, por meio de obras selecionadas dos arquitetos Angelo Bucci (São Paulo, Brasil) e Eduardo Souto de Moura (Porto, Portugal), iluminando uma dimensão subjetiva e seus contributos ao campo da Arquitetura e do Urbanismo. Assim, a tese delineou enquanto hipótese uma ligação teórico-processual entre Angelo Bucci e Eduardo Souto de Moura a partir do tema lugar, partindo do pressuposto de que o desenho de suas obras vem do próprio sítio. Como desdobramentos, algumas perguntas de pesquisa foram estruturadas: que aspectos caracterizam as abordagens projetuais de Bucci e Moura frente ao lugar? Quais as relações entre corpo, lugar e Arquitetura manifestas nas obras destes arquitetos? Que zonas fenomênicas seriam características em suas obras? É possível estabelecer uma relação entre ambos a partir do lugar? Se sim, em que se aproximam e em que se distanciam? Para tanto, a tese empregou os métodos histórico, estudo de casos, qualitativo fenomenológico hermenêutico, qualitativo fenomenológico em primeira pessoa e fenomenologia fenomênica. Com este estudo, desenvolvido a partir de seis obras três para cada arquiteto , foi possível entender quais zonas fenomênicas são características e suas obras e quais as relações estabelecidas entre corpo, lugar e Arquitetura. Estas questões desdobraram-se no entendimento de conceitos representativos das abordagens de Bucci e Moura frente ao lugar, bem como no entendimento de suas principais características visualização do lugar e complementação do lugar, respectivamente. Por meio destas sínteses, estes arquitetos demonstram a prática de uma Arquitetura que tem como uma de suas principais características a construção de experiências, não apenas de elementos físicos; uma Arquitetura que deve ser vivida e que manifesta a espessura simbólica dos lugares em cada corpo. Em complemento, destaca-se que a tese colabora tanto com novas formas de projetar em Arquitetura quanto com novas formas de entender projetos de Arquitetura: estudantes e profissionais podem desenvolver seus projetos empregando novas formas de abordar o objeto arquitetônico, para além de sua geometria.The place, beyond its physical properties, also has a lived, subjective component; it has folds and roughness. Through the understanding of place, Architecture creates existential footholds, protecting the individual amidst the world. The present thesis starts from this ground, where body, place, and Architecture are brought together the body as a means of access to the world; the place as a sum of historical and geographical layers, going beyond mere physical composition. In this sense, the thesis aimed to discuss the relationships between body, place, and Architecture in their contemporary expression, through selected works by architects Angelo Bucci (São Paulo, Brazil) and Eduardo Souto de Moura (Porto, Portugal), thus shedding light on a subjective dimension and its contributions to the field of Architecture and Urbanism. To this end, the thesis outlined as a hypothesis the possibility of establishing a theoretical-processual connection between Angelo Bucci and Eduardo Souto de Moura based on the theme place, assuming that the design of their works comes from the site itself. As developments, some research questions were structured: what aspects characterize the design approaches of Bucci and Moura regarding the place? What are the relationships between body, place, and Architecture manifested in the works of these architects? Which phenomenological zones would be characteristic in their works? Is it possible to establish a relationship between both based on the place? If so, in what ways do they approach and distance themselves? To answer these questions, the thesis employed historical method, case study method, hermeneutic phenomenological qualitative and first-person phenomenological qualitative methods, and phenomenal phenomenology method. With this study, developed from six works three for each architect it was possible to understand, firstly, which phenomenological zones are characteristic in their works and what relationships are established between body, place, and Architecture. These issues unfolded in the understanding of representative concepts of Buccis and Mouras approaches to place, as well as in the understanding of their main characteristics place visualization and place complementation, respectively. Through these syntheses, these architects demonstrate the practice of an Architecture that has as one of its main characteristics the construction of experiences, not only of physical elements, an Architecture that must be lived and that manifests the symbolic thickness of places in each body. In addition, it is worth noting that the thesis contributes both to new ways of designing in Architecture and to new ways of understanding architectural projects: students and professionals can develop their projects employing new approaches to the architectural object, beyond its geometry.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSchenk, Luciana Bongiovanni MartinsSilva, Maria Madalena Ferreira Pinto daVizioli, Simone Helena TanoueBotasso, Gabriel Braulio2024-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-21082024-120630/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-23T12:45:03Zoai:teses.usp.br:tde-21082024-120630Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-23T12:45:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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