Estudo da durabilidade da sinalização horizontal em pavimentos asfálticos rodoviários.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-06012020-145240/ |
Resumo: | O desempenho da sinalização viária horizontal é um dos fatores que podem contribuir para uma via segura. Ela precisa apresentar uma boa visibilidade diurna (contraste) e noturna (retrorrefletividade). A redução na retrorreflexão compromete a segurança ao trafegar, tornando a percepção do condutor aos elementos da via precária e possibilita a maior ocorrência de acidentes. A perda de retrorreflexão está condicionada a diversos fatores como a qualidade dos materiais empregados, ao tipo de tráfego, aos fatores climáticos, à geometria da via, entre outros. Neste estudo, para a avaliação da durabilidade da sinalização horizontal viária, foi executado em campo um experimento utilizando dois fornecedores de tinta à base de água (Tinta 01 e Tinta 02), três fornecedores de microesferas de vidro (Microesfera Alfa , Beta , e Gama ) com granulometrias comumente empregadas (Granulometria Tipo II-A e Granulometria Tipo II- C), e duas diferentes taxas de aplicação (30% Tipo II-C e 70% Tipo II-A - 30/70; e 50% Tipo II-A, e 50% Tipo II-A - 50/50). A caracterização das microesferas de vidro foi realizada de forma inédita no Brasil com a utilização de um analisador de partículas dinâmico, que possibilitou o estudo da esfericidade e forma das microesferas, características essas importantes para a retrorrefletividade. O desempenho das sinalizações realizadas em pista consistiu na análise do desgaste ou perda de retrorrefletividade da pintura de sinalização horizontal (Rl) em função do Tráfego Acumulado solicitante ou em função do tempo decorrido. Para validação dos dados e compreensão dos resultados em campo, foi realizada uma análise estatística que evidenciou a interação das variáveis propostas. O estudo permitiu avaliar a durabilidade das diferentes combinações de tinta e microesferas que compõem a sinalização horizontal em função do tempo decorrido da execução do trecho experimental, da velocidade e da composição do tráfego, e da frenagem ou da aceleração dos veículos sob a demarcação viária. |
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Estudo da durabilidade da sinalização horizontal em pavimentos asfálticos rodoviários.Study of the durability of horizontal pavement marking in road asphalt pavements.Demarcação horizontalGlass beadMicroesfera de vidroNighttime visibilityPavement markingRetroreflectivityRetrorrefletividadeRoad safetyRoadwaysSegurança rodoviáriaSegurança viáriaSinalização de tráfegoVisibilidade noturnaO desempenho da sinalização viária horizontal é um dos fatores que podem contribuir para uma via segura. Ela precisa apresentar uma boa visibilidade diurna (contraste) e noturna (retrorrefletividade). A redução na retrorreflexão compromete a segurança ao trafegar, tornando a percepção do condutor aos elementos da via precária e possibilita a maior ocorrência de acidentes. A perda de retrorreflexão está condicionada a diversos fatores como a qualidade dos materiais empregados, ao tipo de tráfego, aos fatores climáticos, à geometria da via, entre outros. Neste estudo, para a avaliação da durabilidade da sinalização horizontal viária, foi executado em campo um experimento utilizando dois fornecedores de tinta à base de água (Tinta 01 e Tinta 02), três fornecedores de microesferas de vidro (Microesfera Alfa , Beta , e Gama ) com granulometrias comumente empregadas (Granulometria Tipo II-A e Granulometria Tipo II- C), e duas diferentes taxas de aplicação (30% Tipo II-C e 70% Tipo II-A - 30/70; e 50% Tipo II-A, e 50% Tipo II-A - 50/50). A caracterização das microesferas de vidro foi realizada de forma inédita no Brasil com a utilização de um analisador de partículas dinâmico, que possibilitou o estudo da esfericidade e forma das microesferas, características essas importantes para a retrorrefletividade. O desempenho das sinalizações realizadas em pista consistiu na análise do desgaste ou perda de retrorrefletividade da pintura de sinalização horizontal (Rl) em função do Tráfego Acumulado solicitante ou em função do tempo decorrido. Para validação dos dados e compreensão dos resultados em campo, foi realizada uma análise estatística que evidenciou a interação das variáveis propostas. O estudo permitiu avaliar a durabilidade das diferentes combinações de tinta e microesferas que compõem a sinalização horizontal em função do tempo decorrido da execução do trecho experimental, da velocidade e da composição do tráfego, e da frenagem ou da aceleração dos veículos sob a demarcação viária.Horizontal pavement marking performance is one of the factors that can contribute to a safe road. It has to enable good daytime (contrast) and nighttime (retroreflectivity) visibility. The reduction in retroreflectivity compromises the road safety, making the driver\'s perception of the road elements precarious, and leads to a greater occurrence of accidents. Retroreflectivity loss is conditioned by several factors, such as quality of the materials used for markings, type of vehicles and traffic severity, weather conditions, road geometry, among others. In this study, an in-field experiment was carried out to assess the durability of horizontal road markings, using two waterborne traffic paint suppliers (Paint 01 and Paint 02), three suppliers of glass beads (Alfa, Beta , and Gamma ) with usual granulometry (using combinations of two size distributions: Type II-A and Type II-C), and two different application rates (30% Type II-C and 70% Type II-A - 30/70; and 50% Type II-A and 50% Type II-A -50/50). The characterization of the glass beads was performed in an unprecedented way in Brazil, using a dynamic particle analyzer, which enabled the study of bead sphericity and shape, important features for retroreflectivity. The performance of road markings consisted of the analysis of retroreflectivity wear or loss of the retroreflectivity (Rl) due to the demanded cumulative traffic or to the elapsed time. To validate the data and to understand the in-field results, a statistical analysis was performed, which showed the interaction of the proposed variables. The study enabled the evaluation of the durability of the different combinations of paint and glass beads that make up the horizontal marking in function of the time elapsed from the painting, traffic speed and composition, and vehicle braking or acceleration on the road markings.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBernucci, Liedi Légi BarianiMachado, Deise Dias do Nascimento2019-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-06012020-145240/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-06T21:15:02Zoai:teses.usp.br:tde-06012020-145240Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-06T21:15:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O desempenho da sinalização viária horizontal é um dos fatores que podem contribuir para uma via segura. Ela precisa apresentar uma boa visibilidade diurna (contraste) e noturna (retrorrefletividade). A redução na retrorreflexão compromete a segurança ao trafegar, tornando a percepção do condutor aos elementos da via precária e possibilita a maior ocorrência de acidentes. A perda de retrorreflexão está condicionada a diversos fatores como a qualidade dos materiais empregados, ao tipo de tráfego, aos fatores climáticos, à geometria da via, entre outros. Neste estudo, para a avaliação da durabilidade da sinalização horizontal viária, foi executado em campo um experimento utilizando dois fornecedores de tinta à base de água (Tinta 01 e Tinta 02), três fornecedores de microesferas de vidro (Microesfera Alfa , Beta , e Gama ) com granulometrias comumente empregadas (Granulometria Tipo II-A e Granulometria Tipo II- C), e duas diferentes taxas de aplicação (30% Tipo II-C e 70% Tipo II-A - 30/70; e 50% Tipo II-A, e 50% Tipo II-A - 50/50). A caracterização das microesferas de vidro foi realizada de forma inédita no Brasil com a utilização de um analisador de partículas dinâmico, que possibilitou o estudo da esfericidade e forma das microesferas, características essas importantes para a retrorrefletividade. O desempenho das sinalizações realizadas em pista consistiu na análise do desgaste ou perda de retrorrefletividade da pintura de sinalização horizontal (Rl) em função do Tráfego Acumulado solicitante ou em função do tempo decorrido. Para validação dos dados e compreensão dos resultados em campo, foi realizada uma análise estatística que evidenciou a interação das variáveis propostas. O estudo permitiu avaliar a durabilidade das diferentes combinações de tinta e microesferas que compõem a sinalização horizontal em função do tempo decorrido da execução do trecho experimental, da velocidade e da composição do tráfego, e da frenagem ou da aceleração dos veículos sob a demarcação viária. |
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