Fatores de risco psicossocial, estresse e saúde em agentes de limpeza terceirizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mandarini, Marina Bernardo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-28112018-132524/
Resumo: A terceirização é uma forma flexível de emprego que tem sido largamente utilizada no contexto internacional e nacional, sendo que no Brasil essa prática passou a ser comum a partir de 1990. Segundo dados da literatura, a terceirização é responsável por gerar impactos negativos para os trabalhadores, principalmente em relação à sua saúde, e o estresse tem sido citado como o impacto mais recorrente. O estresse contribui para a manifestação de problemas físicos e psicológicos, para o empobrecimento da saúde e para o aumento do absenteísmo e diminuição da produtividade nas organizações, e pode ser causado por fatores do contexto de trabalho, chamados fatores de risco psicossocial. Mediante revisão de literatura, nota-se a escassez de pesquisas brasileiras que visam identificar os fatores de risco psicossocial no contexto da terceirização. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi identificar os fatores de risco psicossocial que podem interferir no estresse e na saúde de agentes de limpeza terceirizados e as estratégias que podem ser adotadas para a melhoria do trabalho terceirizado. Esta pesquisa consistiu em um estudo de caso de caráter exploratório, com utilização do método misto. Os dados foram coletados individualmente e os aspectos éticos envolvidos foram respeitados. Com os agentes de limpeza, foi realizada uma entrevista e aplicado o COPSOQ II e um questionário de dados sociodemográficos. Com os gestores da empresa terceirizada, foi realizada uma entrevista. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e de correlação, os dados qualitativos foram analisados por meio da análise temática e os resultados de ambas as análises foram integrados e sintetizados. Os fatores de risco psicossocial identificados foram agrupados nos seguintes temas: Organização do trabalho e conteúdo das tarefas, Relações sociais e liderança, Exigências no trabalho e Interface família-indivíduo. As sugestões de estratégias para melhoria do trabalho, fornecida pelos participantes, consistiram em estratégias primárias de nível organizacional e grupal. Foi possível estabelecer relações entre as características da terceirização, as características do serviço de limpeza, questões de gênero e os fatores de risco psicossocial. Entre as características da terceirização que podem levar à exposição a fatores de risco psicossocial, destacou-se a existência de dupla hierarquia e as singularidades do contrato de trabalho. Tais resultados indicam a relevância das particularidades do trabalho terceirizado para a exposição dos trabalhadores aos fatores de risco psicossocial. Mais estudos são necessários a fim de verificar e sistematizar a existência de relações entre as variáveis estudadas, e estruturar e testar programas de intervenção para a redução do estresse no ambiente de trabalho.
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spelling Fatores de risco psicossocial, estresse e saúde em agentes de limpeza terceirizadosPsychosocial risk factors, stress and health in outsourced cleaning agentsEstresse ocupacional ; Fatores de risco ; Saúde do trabalhador ; Serviços terceirizadosOccupational Health ; Occupational stress ; Outsourced services ; Risk factorsA terceirização é uma forma flexível de emprego que tem sido largamente utilizada no contexto internacional e nacional, sendo que no Brasil essa prática passou a ser comum a partir de 1990. Segundo dados da literatura, a terceirização é responsável por gerar impactos negativos para os trabalhadores, principalmente em relação à sua saúde, e o estresse tem sido citado como o impacto mais recorrente. O estresse contribui para a manifestação de problemas físicos e psicológicos, para o empobrecimento da saúde e para o aumento do absenteísmo e diminuição da produtividade nas organizações, e pode ser causado por fatores do contexto de trabalho, chamados fatores de risco psicossocial. Mediante revisão de literatura, nota-se a escassez de pesquisas brasileiras que visam identificar os fatores de risco psicossocial no contexto da terceirização. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi identificar os fatores de risco psicossocial que podem interferir no estresse e na saúde de agentes de limpeza terceirizados e as estratégias que podem ser adotadas para a melhoria do trabalho terceirizado. Esta pesquisa consistiu em um estudo de caso de caráter exploratório, com utilização do método misto. Os dados foram coletados individualmente e os aspectos éticos envolvidos foram respeitados. Com os agentes de limpeza, foi realizada uma entrevista e aplicado o COPSOQ II e um questionário de dados sociodemográficos. Com os gestores da empresa terceirizada, foi realizada uma entrevista. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e de correlação, os dados qualitativos foram analisados por meio da análise temática e os resultados de ambas as análises foram integrados e sintetizados. Os fatores de risco psicossocial identificados foram agrupados nos seguintes temas: Organização do trabalho e conteúdo das tarefas, Relações sociais e liderança, Exigências no trabalho e Interface família-indivíduo. As sugestões de estratégias para melhoria do trabalho, fornecida pelos participantes, consistiram em estratégias primárias de nível organizacional e grupal. Foi possível estabelecer relações entre as características da terceirização, as características do serviço de limpeza, questões de gênero e os fatores de risco psicossocial. Entre as características da terceirização que podem levar à exposição a fatores de risco psicossocial, destacou-se a existência de dupla hierarquia e as singularidades do contrato de trabalho. Tais resultados indicam a relevância das particularidades do trabalho terceirizado para a exposição dos trabalhadores aos fatores de risco psicossocial. Mais estudos são necessários a fim de verificar e sistematizar a existência de relações entre as variáveis estudadas, e estruturar e testar programas de intervenção para a redução do estresse no ambiente de trabalho.Outsourcing is a flexible form of employment that has been widely used in the international and national context, and this practice has become common since 1990 in Brazil. According to the literature data, outsourcing is responsible for gerenating negative impacts on workers, especially in relation to their health, and stress has been cited as the most recurrent impact. Stress contributes to physical and psychological problems manifestation, to health impoverishment and to absenteeism increase and productivity decrease in organizations, and can be caused by work context factors, called psychosocial risk factors. A literature review shows few Brazilian research aimed to identify the psychosocial risk factos in the outsourcing context. Thus, the objective of the present study was to identify the psychosocial risk factors that may interfere in stress and health of outsourced cleaning agents and the strategies that can be adopted to improve outsourced work. This research consisted on a exploratory case study using the mixed method. Data were collected individually and the ethical aspects involved were respected. An interview was conducted and COPSOQ II and a sociodemographic data questionnaire were applied with the cleaning agents. An interview was conducted with the outsourced company managers. Statistical descriptive and correlation analysis were performed, the qualitative data were analyzed through the thematic analysis and the results of both analysis were integrated and synthesized. The psychosocial risk factors identified were grouped into the following themes: Work organization and task content, Social relations and leadership, Work requirements and Family-work interface. Work improvement suggested strategies, provided by the participants, consisted of primary strategies at organizational and group level. It was possible to establish relationships between outsourcing characteristics, cleaning service characteristics, gender related factors and psychosocial risk factors. Among the characteristics of outsourcing that can lead to exposure to psychosocial risk factors, it was highlighted the existence of a double hierarchy and the singularities of the work contract. These results indicate the relevance of outsourced work particulatiries for workers exposure to psychosocial risk factors. More studies are needed to verify and systematize the existence of relationships between the studied variables and to structure and test intervention programs for stress reduction in the work environment.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSticca, Marina GreghiMandarini, Marina Bernardo2018-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-28112018-132524/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-28112018-132524Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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description A terceirização é uma forma flexível de emprego que tem sido largamente utilizada no contexto internacional e nacional, sendo que no Brasil essa prática passou a ser comum a partir de 1990. Segundo dados da literatura, a terceirização é responsável por gerar impactos negativos para os trabalhadores, principalmente em relação à sua saúde, e o estresse tem sido citado como o impacto mais recorrente. O estresse contribui para a manifestação de problemas físicos e psicológicos, para o empobrecimento da saúde e para o aumento do absenteísmo e diminuição da produtividade nas organizações, e pode ser causado por fatores do contexto de trabalho, chamados fatores de risco psicossocial. Mediante revisão de literatura, nota-se a escassez de pesquisas brasileiras que visam identificar os fatores de risco psicossocial no contexto da terceirização. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi identificar os fatores de risco psicossocial que podem interferir no estresse e na saúde de agentes de limpeza terceirizados e as estratégias que podem ser adotadas para a melhoria do trabalho terceirizado. Esta pesquisa consistiu em um estudo de caso de caráter exploratório, com utilização do método misto. Os dados foram coletados individualmente e os aspectos éticos envolvidos foram respeitados. Com os agentes de limpeza, foi realizada uma entrevista e aplicado o COPSOQ II e um questionário de dados sociodemográficos. Com os gestores da empresa terceirizada, foi realizada uma entrevista. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e de correlação, os dados qualitativos foram analisados por meio da análise temática e os resultados de ambas as análises foram integrados e sintetizados. Os fatores de risco psicossocial identificados foram agrupados nos seguintes temas: Organização do trabalho e conteúdo das tarefas, Relações sociais e liderança, Exigências no trabalho e Interface família-indivíduo. As sugestões de estratégias para melhoria do trabalho, fornecida pelos participantes, consistiram em estratégias primárias de nível organizacional e grupal. Foi possível estabelecer relações entre as características da terceirização, as características do serviço de limpeza, questões de gênero e os fatores de risco psicossocial. Entre as características da terceirização que podem levar à exposição a fatores de risco psicossocial, destacou-se a existência de dupla hierarquia e as singularidades do contrato de trabalho. Tais resultados indicam a relevância das particularidades do trabalho terceirizado para a exposição dos trabalhadores aos fatores de risco psicossocial. Mais estudos são necessários a fim de verificar e sistematizar a existência de relações entre as variáveis estudadas, e estruturar e testar programas de intervenção para a redução do estresse no ambiente de trabalho.
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