Geração de viagens de passageiros urbanos: modelo individual com a inclusão da influência das características do domicílio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-02022018-151715/ |
Resumo: | Um dos enfoques mais utilizados na modelagem de geração de viagens de passageiros urbanos é a desagregação em nível de domicílios. Esta tese oferece razões lógicas e fortes evidências estatísticas para substituir modelos baseados em domicílios, introduzindo modelos desagregados em nível de indivíduos incorporando a influência das características e da estrutura do domicílio. Estes modelos provêm um considerável avanço sobre as práticas tradicionais. Um estudo de caso foi conduzido na região metropolitana de São Paulo - SP. Utilizou-se informação em nível individual, através de algumas variáveis disponíveis na pesquisa origem/destino de 1987 da Cia. do Metropolitano de São Paulo. Foi possível verificar várias vantagens em relação aos modelos tradicionais, bem como responder várias críticas aos modelos atuais. Analisou-se também os erros obtidos com o modelo individual com e sem a influência das características e estrutura domiciliares. |
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Geração de viagens de passageiros urbanos: modelo individual com a inclusão da influência das características do domicílioUrban passenger trip generation: individual model incorporating the influence of household characteristicsDemanda por transportesDemanda por viagensDisaggregate modelsGeração de viagensIndividual modelsModelos desagregadosModelos individuaisPerson trip ratesProdução de viagensTaxas de viagens individuaisTransportation demandTravel demandTrip generationTrip productionUm dos enfoques mais utilizados na modelagem de geração de viagens de passageiros urbanos é a desagregação em nível de domicílios. Esta tese oferece razões lógicas e fortes evidências estatísticas para substituir modelos baseados em domicílios, introduzindo modelos desagregados em nível de indivíduos incorporando a influência das características e da estrutura do domicílio. Estes modelos provêm um considerável avanço sobre as práticas tradicionais. Um estudo de caso foi conduzido na região metropolitana de São Paulo - SP. Utilizou-se informação em nível individual, através de algumas variáveis disponíveis na pesquisa origem/destino de 1987 da Cia. do Metropolitano de São Paulo. Foi possível verificar várias vantagens em relação aos modelos tradicionais, bem como responder várias críticas aos modelos atuais. Analisou-se também os erros obtidos com o modelo individual com e sem a influência das características e estrutura domiciliares.One approach that is widely used to conduct the urban passenger trip generation modelling is the disaggregate household based model. This thesis offers logical reasons and strong statistical evidences to replace household based models, indroducing individual disaggregate models, incorporating the influence of household characteristics and structure. These models represent a significant improvement over tradicional practice. A case study was conducted using data from metropolitan region of Sao Paulo City, Sao Paulo State. Information at individual levei was used, tluough some variables available in the Sao Paulo Metropolitan Company, 1987 origin/destination research. It was possible to verify several advantages in relation to traditional models as well as to answer several criticisms to the current models. It was also analysed errors obtained in the individual models with and without the influence of household characteristics and structure.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKawamoto, EijiTandel, Maria da Conceição Farias Freitas1997-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-02022018-151715/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-02022018-151715Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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