Volume em miniatura: John Hejduk e Veneza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Marina Pedroso
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-13122018-094652/
Resumo: As transformações culturais dos anos 1960 marcaram definitivamente a arquitetura ocidental. A disciplina passa a incorporar diversas experiências que questionam seu campo de atuação, sua dimensão crítica e sua função social. Trata-se de um momento de inflexão em relação aos postulados que conduziram o Movimento Moderno na primeira metade do século 20. O objetivo desta tese é contribuir para a compreensão das práticas disciplinares não hegemônicas verificadas na arquitetura desenvolvida a partir dos anos 1960. Parte-se da hipótese de que a dimensão crítica de alguns projetos desenvolvidos nesse período revela estratégias projetuais e conceituais que poderiam ser consideradas alternativas ao pensamento do período pós-crítico, que marcou a arquitetura produzida nas últimas décadas do século 20. Como estudos de casos, foram selecionados os projetos \"The Thirteen Watchtowers of Cannaregio\" e \"House for the In habitant Who Refused to Participate\", ideados como um par entre os anos 1974 e 1979 pelo arquiteto americano John Hejduk na cidade de Veneza, na Itália. Esses projetos apresentam estratégias arquitetônicas e urbanas que se desviam do que pode ser entendido como \"pós-modernidade clássica\" e revelam metodologias de projeto que precedem grande parte do repertório projetual da arquitetura contemporânea. A partir do diálogo com discursos teóricos recentes, três conceitoschave serão utilizados como estrutura para a análise: geografia, identidade e simplicidade.
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