Incorporação de bases externas de conhecimento - a gestão do conhecimento nas fusões e aquisições de empresas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orsi, Ademar
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-11032004-123628/
Resumo: A avaliação do conhecimento existente e a comparação com as necessidades futuras, constituem-se na gestão estratégica do conhecimento. A literatura aponta dois caminhos para a organização obter o conhecimento de que necessita: o do desenvolvimento interno e o da incorporação de bases externas. Tendo interesse em novos mercados, algumas corporações optam pela incorporação de bases externas de conhecimento, pela aquisição de outras empresas que já passaram pelo processo de aprendizado e dispõem de reconhecimento no mercado. A aparente rapidez da solução esconde, no entanto, problemas típicos de gestão da mudança em fusões e aquisições, ressaltados os aspectos culturais. O sucesso dessas operações é, normalmente, determinado pela perspectiva do mercado, sob a ótica da expectativa de retorno sobre o capital investido. Esta dissertação, ao contrário, identificou os resultados desses processos a partir da percepção dos gestores. Entende-se por resultado, qualquer efeito tangível ou não no ambiente organizacional e no posicionamento da empresa frente ao mercado. Foram conduzidos dois estudos de caso, envolvendo grandes empresas, uma nacional e uma multinacional, que utilizaram dessa estratégia para a sua inserção no mercado da tecnologia da informação. Algumas das principais contribuições deste estudo incluem: a identificação de um método balanceado em três dimensões para a análise dos resultados desses processos, a identificação de um conjunto de práticas para a incorporação de bases externas de conhecimento e a identificação e discussão dos fatores críticos desses processos.
id USP_0d349b63b6a1a5838c43d13a23df7bd6
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11032004-123628
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Incorporação de bases externas de conhecimento - a gestão do conhecimento nas fusões e aquisições de empresas. aquisiçõescultura organizacionalestratégia empresarialfusõesgestão do conhecimentoindicadoresA avaliação do conhecimento existente e a comparação com as necessidades futuras, constituem-se na gestão estratégica do conhecimento. A literatura aponta dois caminhos para a organização obter o conhecimento de que necessita: o do desenvolvimento interno e o da incorporação de bases externas. Tendo interesse em novos mercados, algumas corporações optam pela incorporação de bases externas de conhecimento, pela aquisição de outras empresas que já passaram pelo processo de aprendizado e dispõem de reconhecimento no mercado. A aparente rapidez da solução esconde, no entanto, problemas típicos de gestão da mudança em fusões e aquisições, ressaltados os aspectos culturais. O sucesso dessas operações é, normalmente, determinado pela perspectiva do mercado, sob a ótica da expectativa de retorno sobre o capital investido. Esta dissertação, ao contrário, identificou os resultados desses processos a partir da percepção dos gestores. Entende-se por resultado, qualquer efeito tangível ou não no ambiente organizacional e no posicionamento da empresa frente ao mercado. Foram conduzidos dois estudos de caso, envolvendo grandes empresas, uma nacional e uma multinacional, que utilizaram dessa estratégia para a sua inserção no mercado da tecnologia da informação. Algumas das principais contribuições deste estudo incluem: a identificação de um método balanceado em três dimensões para a análise dos resultados desses processos, a identificação de um conjunto de práticas para a incorporação de bases externas de conhecimento e a identificação e discussão dos fatores críticos desses processos. Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFischer, Rosa MariaOrsi, Ademar2003-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-11032004-123628/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:44Zoai:teses.usp.br:tde-11032004-123628Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Incorporação de bases externas de conhecimento - a gestão do conhecimento nas fusões e aquisições de empresas.
title Incorporação de bases externas de conhecimento - a gestão do conhecimento nas fusões e aquisições de empresas.
spellingShingle Incorporação de bases externas de conhecimento - a gestão do conhecimento nas fusões e aquisições de empresas.
Orsi, Ademar
aquisições
cultura organizacional
estratégia empresarial
fusões
gestão do conhecimento
indicadores
title_short Incorporação de bases externas de conhecimento - a gestão do conhecimento nas fusões e aquisições de empresas.
title_full Incorporação de bases externas de conhecimento - a gestão do conhecimento nas fusões e aquisições de empresas.
title_fullStr Incorporação de bases externas de conhecimento - a gestão do conhecimento nas fusões e aquisições de empresas.
title_full_unstemmed Incorporação de bases externas de conhecimento - a gestão do conhecimento nas fusões e aquisições de empresas.
title_sort Incorporação de bases externas de conhecimento - a gestão do conhecimento nas fusões e aquisições de empresas.
author Orsi, Ademar
author_facet Orsi, Ademar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fischer, Rosa Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Orsi, Ademar
dc.subject.por.fl_str_mv aquisições
cultura organizacional
estratégia empresarial
fusões
gestão do conhecimento
indicadores
topic aquisições
cultura organizacional
estratégia empresarial
fusões
gestão do conhecimento
indicadores
description A avaliação do conhecimento existente e a comparação com as necessidades futuras, constituem-se na gestão estratégica do conhecimento. A literatura aponta dois caminhos para a organização obter o conhecimento de que necessita: o do desenvolvimento interno e o da incorporação de bases externas. Tendo interesse em novos mercados, algumas corporações optam pela incorporação de bases externas de conhecimento, pela aquisição de outras empresas que já passaram pelo processo de aprendizado e dispõem de reconhecimento no mercado. A aparente rapidez da solução esconde, no entanto, problemas típicos de gestão da mudança em fusões e aquisições, ressaltados os aspectos culturais. O sucesso dessas operações é, normalmente, determinado pela perspectiva do mercado, sob a ótica da expectativa de retorno sobre o capital investido. Esta dissertação, ao contrário, identificou os resultados desses processos a partir da percepção dos gestores. Entende-se por resultado, qualquer efeito tangível ou não no ambiente organizacional e no posicionamento da empresa frente ao mercado. Foram conduzidos dois estudos de caso, envolvendo grandes empresas, uma nacional e uma multinacional, que utilizaram dessa estratégia para a sua inserção no mercado da tecnologia da informação. Algumas das principais contribuições deste estudo incluem: a identificação de um método balanceado em três dimensões para a análise dos resultados desses processos, a identificação de um conjunto de práticas para a incorporação de bases externas de conhecimento e a identificação e discussão dos fatores críticos desses processos.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-11032004-123628/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-11032004-123628/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090607051702272