Uma história social do estrelato no Pop/Rock: David Bowie, Elton John e a segunda metamorfose da fama no século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Elton John da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-06102022-110524/
Resumo: Esta Tese investiga como os cantores britânicos David Bowie e Elton John e os álbuns The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars, de 1972, e Goodbye Yellow Brick Road, de 1973, possibilitam a escrita de uma História da Fama a partir dos debates sobre questões relativas ao sistema do estrelato, à cultura da personalidade e à performance midiática e à ideia de que na e a partir da década de 1970 foi possível pensar numa transformação histórica que gerou o que chamo de segunda metamorfose da fama no século XX. Defende-se que houve uma primeira, que se estendeu entre as décadas de 1910 e 1960, e que teve predominância cinematográfica na fabricação de sujeitos célebres na sociedade de massas; defende-se, ainda, que a partir dos anos 1970 até os anos finais do citado século houve uma ruptura com o predomínio cinematográfico, ocorrendo uma preponderância fonográfica de ascensão de sujeitos famosos, especialmente rockstars. Em um primeiro momento, analisa-se como a música pop/rock em geral, entre os anos de 1958 e 1976, lidou com essa transformação social. Numa segunda oportunidade, avalia-se a hiperexposição célebre na Década do Eu e o protagonismo do estilo musical glam/ glitter rock durante aquele período, além de momentos de hype nas carreiras de David Bowie e Elton John. Depois, percebe-se como o citado estilo é parte significante de uma transição dos anos 1960 para a década seguinte ao ter realizado uma ressignificação da contracultura com uma roupagem completamente distinta da que outros estilos de pop/ rock fizeram. Desde a oportunidade anterior que os álbuns musicais privilegiados pela pesquisa são vistos mais a fundo, o que se intensifica no quarto ensejo, onde se efetua um olhar mais direto sobre os conceitos de transgressão, alegoria, androginia e exagero Camp tendo tanto as artes de capas quanto os produtos fonográficos como base analítica. Numa última empreitada, debatem-se os contextos de criação de personas e alter-egos naquelas obras musicais e como a performance acaba sendo fundamento essencial para o estabelecimento da aqui chamada segunda metamorfose da fama no século XX
id USP_0de5d468f3dd5bff8dbd89ab21333f27
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06102022-110524
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma história social do estrelato no Pop/Rock: David Bowie, Elton John e a segunda metamorfose da fama no século XXA social history of the Pop/Rock Star-System: David Bowie, Elton John and the second metamorphosis of the fame in the 20th Century20th centuryDavid BowieDavid BowieElton JohnElton JohnFama e celebridadeFame and celebrityPop/RockPop/RockSéculo XXEsta Tese investiga como os cantores britânicos David Bowie e Elton John e os álbuns The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars, de 1972, e Goodbye Yellow Brick Road, de 1973, possibilitam a escrita de uma História da Fama a partir dos debates sobre questões relativas ao sistema do estrelato, à cultura da personalidade e à performance midiática e à ideia de que na e a partir da década de 1970 foi possível pensar numa transformação histórica que gerou o que chamo de segunda metamorfose da fama no século XX. Defende-se que houve uma primeira, que se estendeu entre as décadas de 1910 e 1960, e que teve predominância cinematográfica na fabricação de sujeitos célebres na sociedade de massas; defende-se, ainda, que a partir dos anos 1970 até os anos finais do citado século houve uma ruptura com o predomínio cinematográfico, ocorrendo uma preponderância fonográfica de ascensão de sujeitos famosos, especialmente rockstars. Em um primeiro momento, analisa-se como a música pop/rock em geral, entre os anos de 1958 e 1976, lidou com essa transformação social. Numa segunda oportunidade, avalia-se a hiperexposição célebre na Década do Eu e o protagonismo do estilo musical glam/ glitter rock durante aquele período, além de momentos de hype nas carreiras de David Bowie e Elton John. Depois, percebe-se como o citado estilo é parte significante de uma transição dos anos 1960 para a década seguinte ao ter realizado uma ressignificação da contracultura com uma roupagem completamente distinta da que outros estilos de pop/ rock fizeram. Desde a oportunidade anterior que os álbuns musicais privilegiados pela pesquisa são vistos mais a fundo, o que se intensifica no quarto ensejo, onde se efetua um olhar mais direto sobre os conceitos de transgressão, alegoria, androginia e exagero Camp tendo tanto as artes de capas quanto os produtos fonográficos como base analítica. Numa última empreitada, debatem-se os contextos de criação de personas e alter-egos naquelas obras musicais e como a performance acaba sendo fundamento essencial para o estabelecimento da aqui chamada segunda metamorfose da fama no século XXThis Thesis aims to investigate how the British singers David Bowie and Elton John and the albums The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars, from 1972, and Goodbye Yellow Brick Road, from 1973, make possible the writing of a History of Fame focused on debates on issues related to the star system, the culture of personality and the media performance plus the idea that in and from the 1970s onwards it was possible to think of a historical transformation that generated what I call the second metamorphosis of fame in the 20th century. It is argued that there was a first one, which lasted between the 1910s and the 1960s, and which had cinematographic predominance in the production of famous subjects in mass society; it is also argued that from the 1970s until the end of the aforementioned century there was a break with the cinematographic predominance, with a phonographic preponderance on the rise of famous subjects, and especially rockstars. At first, we analyze how pop/rock music in general, between 1958 and 1976, dealt with this social transformation. In a second opportunity, we analyze the hyperexposure of the famed in the Me Decade and the protagonism of the glam/glitter rock musical style during that period is evaluated, as well as moments of hype for the careers of David Bowie and Elton John. Afterwards, it can be seen how the aforementio-ned style is a significant part of a transition from the 1960s to the following decade, having carried out a resignification of the counterculture with a completely different guise from other pop/rock styles. Since the previous opportunity, the musical albums privileged by the research are seen more deeply, something which is intensified in the fourth oppor-tunity, where a more direct look at the concepts of transgression, allegory and Camp exaggeration is carried out having both cover arts and phonographic products as basis of analyses. In a final endeavor, the contexts of creation of personas and alter-egos in those musical opuses are debated and how the performance concept ends up being an essential foundation for the establishment of the so called second metamorphosis of fame in the 20th centuryBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPEugênio, Marcos Francisco Napolitano deFarias, Elton John da Silva2022-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-06102022-110524/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-06T14:08:43Zoai:teses.usp.br:tde-06102022-110524Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-06T14:08:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma história social do estrelato no Pop/Rock: David Bowie, Elton John e a segunda metamorfose da fama no século XX
A social history of the Pop/Rock Star-System: David Bowie, Elton John and the second metamorphosis of the fame in the 20th Century
title Uma história social do estrelato no Pop/Rock: David Bowie, Elton John e a segunda metamorfose da fama no século XX
spellingShingle Uma história social do estrelato no Pop/Rock: David Bowie, Elton John e a segunda metamorfose da fama no século XX
Farias, Elton John da Silva
20th century
David Bowie
David Bowie
Elton John
Elton John
Fama e celebridade
Fame and celebrity
Pop/Rock
Pop/Rock
Século XX
title_short Uma história social do estrelato no Pop/Rock: David Bowie, Elton John e a segunda metamorfose da fama no século XX
title_full Uma história social do estrelato no Pop/Rock: David Bowie, Elton John e a segunda metamorfose da fama no século XX
title_fullStr Uma história social do estrelato no Pop/Rock: David Bowie, Elton John e a segunda metamorfose da fama no século XX
title_full_unstemmed Uma história social do estrelato no Pop/Rock: David Bowie, Elton John e a segunda metamorfose da fama no século XX
title_sort Uma história social do estrelato no Pop/Rock: David Bowie, Elton John e a segunda metamorfose da fama no século XX
author Farias, Elton John da Silva
author_facet Farias, Elton John da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Eugênio, Marcos Francisco Napolitano de
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Elton John da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv 20th century
David Bowie
David Bowie
Elton John
Elton John
Fama e celebridade
Fame and celebrity
Pop/Rock
Pop/Rock
Século XX
topic 20th century
David Bowie
David Bowie
Elton John
Elton John
Fama e celebridade
Fame and celebrity
Pop/Rock
Pop/Rock
Século XX
description Esta Tese investiga como os cantores britânicos David Bowie e Elton John e os álbuns The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars, de 1972, e Goodbye Yellow Brick Road, de 1973, possibilitam a escrita de uma História da Fama a partir dos debates sobre questões relativas ao sistema do estrelato, à cultura da personalidade e à performance midiática e à ideia de que na e a partir da década de 1970 foi possível pensar numa transformação histórica que gerou o que chamo de segunda metamorfose da fama no século XX. Defende-se que houve uma primeira, que se estendeu entre as décadas de 1910 e 1960, e que teve predominância cinematográfica na fabricação de sujeitos célebres na sociedade de massas; defende-se, ainda, que a partir dos anos 1970 até os anos finais do citado século houve uma ruptura com o predomínio cinematográfico, ocorrendo uma preponderância fonográfica de ascensão de sujeitos famosos, especialmente rockstars. Em um primeiro momento, analisa-se como a música pop/rock em geral, entre os anos de 1958 e 1976, lidou com essa transformação social. Numa segunda oportunidade, avalia-se a hiperexposição célebre na Década do Eu e o protagonismo do estilo musical glam/ glitter rock durante aquele período, além de momentos de hype nas carreiras de David Bowie e Elton John. Depois, percebe-se como o citado estilo é parte significante de uma transição dos anos 1960 para a década seguinte ao ter realizado uma ressignificação da contracultura com uma roupagem completamente distinta da que outros estilos de pop/ rock fizeram. Desde a oportunidade anterior que os álbuns musicais privilegiados pela pesquisa são vistos mais a fundo, o que se intensifica no quarto ensejo, onde se efetua um olhar mais direto sobre os conceitos de transgressão, alegoria, androginia e exagero Camp tendo tanto as artes de capas quanto os produtos fonográficos como base analítica. Numa última empreitada, debatem-se os contextos de criação de personas e alter-egos naquelas obras musicais e como a performance acaba sendo fundamento essencial para o estabelecimento da aqui chamada segunda metamorfose da fama no século XX
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-06102022-110524/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-06102022-110524/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090457952583680