Chiaroscuro: a luz na sombra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Flamínio Jallageas de Lima
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-20092016-152353/
Resumo: Este ensaio objetiva refletir sobre minha série fotográfica Chiaroscuro, na qual trabalho constrastes entre luz e sombra e as consequentes representações de vazio e memória. Para tanto, elejo os teóricos da antropologia da imagem Jacques Rancière, Georges Didi-Huberman, Victor Stoichita e Hans Belting como meus interlocutores. Uma vez que um dos propósitos deste trabalho abrange observar possíveis inter-relações entre a série e alguns artistas contemporâneos, estabeleço reflexões acerca da produção fotográfica de Candida Höfer, Abelardo Morell e Hiroshi Sugimoto. O percurso em Chiaroscuro, bem como o estudo de elementos de composição da imagem, como o referente, o duplo, a luz e o tempo, auxiliaram-me a uma melhor compreensão do papel da fotografia em minha produção artística. Além disso, a representação da memória a partir do vazio, presente nas imagens da série, atesta a importância de se pensar a linguagem fotográfica em paralelo à pintura, à cultura, à mitologia e a outras linguagens que configuram a arte contemporânea.
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