O legado e a influência de Villa-Lobos em Tom Jobim e na origem da Bossa Nova
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-20092022-151412/ |
Resumo: | Este trabalho pretende analisar e demonstrar a influência e o legado de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) em compositores de música popular brasileira, especialmente Antonio Carlos Jobim (1927-1994) (considerado um dos inventores do movimento da Bossa Nova). A relação entre obras dos dois compositores é algo já bastante comentado, tornando-se praticamente um senso-comum. Apesar disso não encontramos, ainda, trabalhos de análise voltados de forma aprofundada para esta comparação. Desta forma, através das análises, abordaremos alguns diferentes aspectos a respeito das relações entre os dois compositores, bem como seus desdobramentos na Bossa Nova e na canção popular de câmara brasileira, através também de outros compositores. Assim, serão relacionadas semelhanças auditivas de superfície com procedimentos técnico-musicais mais aprofundados, empregando ferramentas analíticas utilizadas para o repertório da música tonal e também para música pós-tonal, como a harmonia tradicional e também a teoria dos conjuntos. Deseja-se que esse trabalho possa enriquecer as pesquisas acerca da música brasileira e também a compreensão dos processos composicionais dos compositores aqui analisados, tão importantes na invenção e representação da brasilidade em suas obras. |
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O legado e a influência de Villa-Lobos em Tom Jobim e na origem da Bossa Nova The legacy and influence of Villa-Lobos on Tom Jobim and on the origin of Bossa Nova.Bossa novaBossa NovaBrazilian musicCanção popular de câmara brasileiraMúsica brasileiraPopular Brazilian chamber songTom JobimTom JobimVilla-LobosVilla-LobosEste trabalho pretende analisar e demonstrar a influência e o legado de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) em compositores de música popular brasileira, especialmente Antonio Carlos Jobim (1927-1994) (considerado um dos inventores do movimento da Bossa Nova). A relação entre obras dos dois compositores é algo já bastante comentado, tornando-se praticamente um senso-comum. Apesar disso não encontramos, ainda, trabalhos de análise voltados de forma aprofundada para esta comparação. Desta forma, através das análises, abordaremos alguns diferentes aspectos a respeito das relações entre os dois compositores, bem como seus desdobramentos na Bossa Nova e na canção popular de câmara brasileira, através também de outros compositores. Assim, serão relacionadas semelhanças auditivas de superfície com procedimentos técnico-musicais mais aprofundados, empregando ferramentas analíticas utilizadas para o repertório da música tonal e também para música pós-tonal, como a harmonia tradicional e também a teoria dos conjuntos. Deseja-se que esse trabalho possa enriquecer as pesquisas acerca da música brasileira e também a compreensão dos processos composicionais dos compositores aqui analisados, tão importantes na invenção e representação da brasilidade em suas obras.This work intends to analyze and demonstrate the influence anda legacy of Heitor Villa- Lobos (1887-1959) on Brazilian popular music composers, especially Antonio Carlos Jobim (1927-1994) (considered one of the inventors of the Bossa Nova movement). The correlation between the works of the two composers is something that has already been commented on, which is considered common sense. Nevertheless, we have not found yet analytical works focused deeply on this comparison. In this way, through the analysis, we will approach some different aspects regarding the relations between the two composers, as well as their unfolding in Bossa Nova and in the popular Brazilian chamber song through other composers as well. Therefore, surface auditory similarities will be related to more in-depth technical-musical procedures, by using analytical tools applied at the repertoire of tonal music and for post-tonal music, such as traditional harmony and set theory. It is expected that this work can enrich the research on Brazilian music and the understanding of the compositional processes of the composers analyzed here, which are considered so important in the invention and representation of Brazilianness in their works.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSalles, Paulo de Tarso Camargo CambraiaCosta, Juliana Ripke da2022-05-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-20092022-151412/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-09-20T18:49:56Zoai:teses.usp.br:tde-20092022-151412Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-09-20T18:49:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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