História e Filosofia da Ciência: da Teoria para a Sala de Aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-15062005-164939/ |
Resumo: | Este trabalho discute a introdução de tópicos de História e Filosofia da Ciência no ensino de Física para o segundo grau. Procurou-se dar embasamento teórico para atividades com tal temática, tanto no que diz respeito a questões metodológicas, com a análise de resultados de pesquisas em Didática das Ciências, como, também, quanto aos conteúdos histórico e filosófico. Tomando-se como tema o episódio de aperfeiçoamento da luneta no século XVII, foram elaboradas duas atividades de ensino que têm como finalidades a discussão das relações entre Ciência e Tecnologia e o papel dos referentes teóricos dos cientistas na observação e interpretação de dados. As atividades foram introduzidas em sala de aula e analisadas através de seu registro em vídeo. |
id |
USP_1252f4a6e8fa80cc335bd5c9b1783968 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-15062005-164939 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
História e Filosofia da Ciência: da Teoria para a Sala de AulaHistory and Philosophy of Science: from theory to classroom activitiesatividade de ensinoCiência e Tecnologiaclassroom activitiesEnsino de FísicaHistória da ÓticaHistória e Filosofia da CiênciaHistory and Philosophy of ScienceHistory of OpticsScience and TechnologyScience EducationEste trabalho discute a introdução de tópicos de História e Filosofia da Ciência no ensino de Física para o segundo grau. Procurou-se dar embasamento teórico para atividades com tal temática, tanto no que diz respeito a questões metodológicas, com a análise de resultados de pesquisas em Didática das Ciências, como, também, quanto aos conteúdos histórico e filosófico. Tomando-se como tema o episódio de aperfeiçoamento da luneta no século XVII, foram elaboradas duas atividades de ensino que têm como finalidades a discussão das relações entre Ciência e Tecnologia e o papel dos referentes teóricos dos cientistas na observação e interpretação de dados. As atividades foram introduzidas em sala de aula e analisadas através de seu registro em vídeo.The introduction of topics on history and philosophy of science in high school physics curriculum is discussed. Theoretical basis for the design of activities is presented concerning both methodological aspects, with the analysis of research on the teaching of science as, also, historical and philosophical content. Within the episode of the improvement of the telescope in the 17th century, two activities were developed, having the discussion of the relationship between science and technology and the influence of theoretical references of scientists on data observation and interpretation as themes. The activities were tried out in classroom and analysed through videotape records.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarvalho, Anna Maria Pessoa deVannucchi, Andrea Infantosi1997-01-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-15062005-164939/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:49Zoai:teses.usp.br:tde-15062005-164939Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História e Filosofia da Ciência: da Teoria para a Sala de Aula History and Philosophy of Science: from theory to classroom activities |
title |
História e Filosofia da Ciência: da Teoria para a Sala de Aula |
spellingShingle |
História e Filosofia da Ciência: da Teoria para a Sala de Aula Vannucchi, Andrea Infantosi atividade de ensino Ciência e Tecnologia classroom activities Ensino de Física História da Ótica História e Filosofia da Ciência History and Philosophy of Science History of Optics Science and Technology Science Education |
title_short |
História e Filosofia da Ciência: da Teoria para a Sala de Aula |
title_full |
História e Filosofia da Ciência: da Teoria para a Sala de Aula |
title_fullStr |
História e Filosofia da Ciência: da Teoria para a Sala de Aula |
title_full_unstemmed |
História e Filosofia da Ciência: da Teoria para a Sala de Aula |
title_sort |
História e Filosofia da Ciência: da Teoria para a Sala de Aula |
author |
Vannucchi, Andrea Infantosi |
author_facet |
Vannucchi, Andrea Infantosi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Anna Maria Pessoa de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vannucchi, Andrea Infantosi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
atividade de ensino Ciência e Tecnologia classroom activities Ensino de Física História da Ótica História e Filosofia da Ciência History and Philosophy of Science History of Optics Science and Technology Science Education |
topic |
atividade de ensino Ciência e Tecnologia classroom activities Ensino de Física História da Ótica História e Filosofia da Ciência History and Philosophy of Science History of Optics Science and Technology Science Education |
description |
Este trabalho discute a introdução de tópicos de História e Filosofia da Ciência no ensino de Física para o segundo grau. Procurou-se dar embasamento teórico para atividades com tal temática, tanto no que diz respeito a questões metodológicas, com a análise de resultados de pesquisas em Didática das Ciências, como, também, quanto aos conteúdos histórico e filosófico. Tomando-se como tema o episódio de aperfeiçoamento da luneta no século XVII, foram elaboradas duas atividades de ensino que têm como finalidades a discussão das relações entre Ciência e Tecnologia e o papel dos referentes teóricos dos cientistas na observação e interpretação de dados. As atividades foram introduzidas em sala de aula e analisadas através de seu registro em vídeo. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-01-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-15062005-164939/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-15062005-164939/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090742459564032 |