História e Filosofia da Ciência: da Teoria para a Sala de Aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vannucchi, Andrea Infantosi
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-15062005-164939/
Resumo: Este trabalho discute a introdução de tópicos de História e Filosofia da Ciência no ensino de Física para o segundo grau. Procurou-se dar embasamento teórico para atividades com tal temática, tanto no que diz respeito a questões metodológicas, com a análise de resultados de pesquisas em Didática das Ciências, como, também, quanto aos conteúdos histórico e filosófico. Tomando-se como tema o episódio de aperfeiçoamento da luneta no século XVII, foram elaboradas duas atividades de ensino que têm como finalidades a discussão das relações entre Ciência e Tecnologia e o papel dos referentes teóricos dos cientistas na observação e interpretação de dados. As atividades foram introduzidas em sala de aula e analisadas através de seu registro em vídeo.
id USP_1252f4a6e8fa80cc335bd5c9b1783968
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15062005-164939
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling História e Filosofia da Ciência: da Teoria para a Sala de AulaHistory and Philosophy of Science: from theory to classroom activitiesatividade de ensinoCiência e Tecnologiaclassroom activitiesEnsino de FísicaHistória da ÓticaHistória e Filosofia da CiênciaHistory and Philosophy of ScienceHistory of OpticsScience and TechnologyScience EducationEste trabalho discute a introdução de tópicos de História e Filosofia da Ciência no ensino de Física para o segundo grau. Procurou-se dar embasamento teórico para atividades com tal temática, tanto no que diz respeito a questões metodológicas, com a análise de resultados de pesquisas em Didática das Ciências, como, também, quanto aos conteúdos histórico e filosófico. Tomando-se como tema o episódio de aperfeiçoamento da luneta no século XVII, foram elaboradas duas atividades de ensino que têm como finalidades a discussão das relações entre Ciência e Tecnologia e o papel dos referentes teóricos dos cientistas na observação e interpretação de dados. As atividades foram introduzidas em sala de aula e analisadas através de seu registro em vídeo.The introduction of topics on history and philosophy of science in high school physics curriculum is discussed. Theoretical basis for the design of activities is presented concerning both methodological aspects, with the analysis of research on the teaching of science as, also, historical and philosophical content. Within the episode of the improvement of the telescope in the 17th century, two activities were developed, having the discussion of the relationship between science and technology and the influence of theoretical references of scientists on data observation and interpretation as themes. The activities were tried out in classroom and analysed through videotape records.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarvalho, Anna Maria Pessoa deVannucchi, Andrea Infantosi1997-01-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-15062005-164939/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:49Zoai:teses.usp.br:tde-15062005-164939Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv História e Filosofia da Ciência: da Teoria para a Sala de Aula
History and Philosophy of Science: from theory to classroom activities
title História e Filosofia da Ciência: da Teoria para a Sala de Aula
spellingShingle História e Filosofia da Ciência: da Teoria para a Sala de Aula
Vannucchi, Andrea Infantosi
atividade de ensino
Ciência e Tecnologia
classroom activities
Ensino de Física
História da Ótica
História e Filosofia da Ciência
History and Philosophy of Science
History of Optics
Science and Technology
Science Education
title_short História e Filosofia da Ciência: da Teoria para a Sala de Aula
title_full História e Filosofia da Ciência: da Teoria para a Sala de Aula
title_fullStr História e Filosofia da Ciência: da Teoria para a Sala de Aula
title_full_unstemmed História e Filosofia da Ciência: da Teoria para a Sala de Aula
title_sort História e Filosofia da Ciência: da Teoria para a Sala de Aula
author Vannucchi, Andrea Infantosi
author_facet Vannucchi, Andrea Infantosi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Anna Maria Pessoa de
dc.contributor.author.fl_str_mv Vannucchi, Andrea Infantosi
dc.subject.por.fl_str_mv atividade de ensino
Ciência e Tecnologia
classroom activities
Ensino de Física
História da Ótica
História e Filosofia da Ciência
History and Philosophy of Science
History of Optics
Science and Technology
Science Education
topic atividade de ensino
Ciência e Tecnologia
classroom activities
Ensino de Física
História da Ótica
História e Filosofia da Ciência
History and Philosophy of Science
History of Optics
Science and Technology
Science Education
description Este trabalho discute a introdução de tópicos de História e Filosofia da Ciência no ensino de Física para o segundo grau. Procurou-se dar embasamento teórico para atividades com tal temática, tanto no que diz respeito a questões metodológicas, com a análise de resultados de pesquisas em Didática das Ciências, como, também, quanto aos conteúdos histórico e filosófico. Tomando-se como tema o episódio de aperfeiçoamento da luneta no século XVII, foram elaboradas duas atividades de ensino que têm como finalidades a discussão das relações entre Ciência e Tecnologia e o papel dos referentes teóricos dos cientistas na observação e interpretação de dados. As atividades foram introduzidas em sala de aula e analisadas através de seu registro em vídeo.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-01-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-15062005-164939/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-15062005-164939/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090742459564032