Poéticas de co-existência: flashes de memória em cena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-14112023-153147/ |
Resumo: | A presente pesquisa pretende refletir sobre poéticas da dança na contemporaneidade, sobretudo aquelas que se valem de obras e artistas do passado de forma clara e manifesta, extraindo alguns ou muitos dos elementos que os caracterizam e os tornando ingredientes fundamentais de sua dramaturgia. Dentro destas obras que manifestam estas poéticas, os elementos das obras do passado são manuseados para produzir reflexões no nosso tempo presente. Para construir a ideia destas poéticas, apoiamos nossa explanação em duas ações artísticas de coreógrafos brasileiros: a primeira, a obra ECCE (H)OMO, de Pol Pi (1982), e a segunda, a obra Caminhos lecture performance de Sayonara Pereira (1960) e Luiza Banov (1985). Ambas as peças se iniciaram a partir do desejo de trazer à cena uma obra pregressa, e ganharam outros contornos e questões durante o processo de criação. Elas carregam em seus processos semelhanças e diferenças, e podem nos dar uma ideia das muitas poéticas de co-existência. Nesta pesquisa, trataremos então do que consideramos ser um dos aspectos da contemporaneidade na dança, reunindo elementos para entender melhor o desejo de muitos coreógrafos de fazer claras referências a outros artistas da dança em suas obras, ou ainda atualizando suas obras originais. Assim, além de conversar com os artistas já mencionados, dialogamos também com as ideias de Andreas Huyssen (1992), André Lepecki (2011), Isabelle Launay (2019) e Laurence Louppe (2012), entre outros, para buscar circunscrever o que chamamos aqui de poéticas de co-existência. |
id |
USP_12ebc447cf039f16e9ec3305a1f93eb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-14112023-153147 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Poéticas de co-existência: flashes de memória em cenaPoetics of co-existence: flashes of memory on stageContemporaneidadeContemporaneityContemporary danceDança contemporâneaPol PiPol PiReenactmentsReencenaçõesSayonara PereiraSayonara PereiraA presente pesquisa pretende refletir sobre poéticas da dança na contemporaneidade, sobretudo aquelas que se valem de obras e artistas do passado de forma clara e manifesta, extraindo alguns ou muitos dos elementos que os caracterizam e os tornando ingredientes fundamentais de sua dramaturgia. Dentro destas obras que manifestam estas poéticas, os elementos das obras do passado são manuseados para produzir reflexões no nosso tempo presente. Para construir a ideia destas poéticas, apoiamos nossa explanação em duas ações artísticas de coreógrafos brasileiros: a primeira, a obra ECCE (H)OMO, de Pol Pi (1982), e a segunda, a obra Caminhos lecture performance de Sayonara Pereira (1960) e Luiza Banov (1985). Ambas as peças se iniciaram a partir do desejo de trazer à cena uma obra pregressa, e ganharam outros contornos e questões durante o processo de criação. Elas carregam em seus processos semelhanças e diferenças, e podem nos dar uma ideia das muitas poéticas de co-existência. Nesta pesquisa, trataremos então do que consideramos ser um dos aspectos da contemporaneidade na dança, reunindo elementos para entender melhor o desejo de muitos coreógrafos de fazer claras referências a outros artistas da dança em suas obras, ou ainda atualizando suas obras originais. Assim, além de conversar com os artistas já mencionados, dialogamos também com as ideias de Andreas Huyssen (1992), André Lepecki (2011), Isabelle Launay (2019) e Laurence Louppe (2012), entre outros, para buscar circunscrever o que chamamos aqui de poéticas de co-existência.This research aims to address contemporary dance poetics, especially those that draw clearly and manifestly on works and artists from the past, extracting some or many of the elements that characterize them and making them fundamental ingredients of their dramaturgy. Within these works that manifest these poetics, the elements of the pieces of the past are handled to construct thoughts in our present time. To build the idea of these poetics, we support our explanation in two artistic actions of Brazilian choreographers: the first, the work ECCE (H)OMO, by Pol Pi (1982), and the second, the work Caminhos lecture performance, by Sayonara Pereira (1960) and Luiza Banov (1985). Both pieces started from the desire to take previous work to the stage and have gained other shapes and issues during the creation process. they bear similarities and differences in their processes and can give us a flavour of the many poetics of co-existence. In this research, we will address what we consider to be one of the aspects of contemporaneity in dance, by gathering elements to better understand the desire of many choreographers to make clear references to other dance artists in their works, or even update their original works. Thus, in addition to talking to the artists already mentioned, we also dialogue with the ideas of Andreas Huyssen (1992), André Lepecki (2011), Isabelle Launay (2019), and Laurence Louppe (2012), among others, to seek to circumscribe what we call here the poetics of coexistence.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPereira, Sayonara SousaD\'Almeida, Nadya Moretto2023-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-14112023-153147/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-11-14T17:39:04Zoai:teses.usp.br:tde-14112023-153147Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-11-14T17:39:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Poéticas de co-existência: flashes de memória em cena Poetics of co-existence: flashes of memory on stage |
title |
Poéticas de co-existência: flashes de memória em cena |
spellingShingle |
Poéticas de co-existência: flashes de memória em cena D\'Almeida, Nadya Moretto Contemporaneidade Contemporaneity Contemporary dance Dança contemporânea Pol Pi Pol Pi Reenactments Reencenações Sayonara Pereira Sayonara Pereira |
title_short |
Poéticas de co-existência: flashes de memória em cena |
title_full |
Poéticas de co-existência: flashes de memória em cena |
title_fullStr |
Poéticas de co-existência: flashes de memória em cena |
title_full_unstemmed |
Poéticas de co-existência: flashes de memória em cena |
title_sort |
Poéticas de co-existência: flashes de memória em cena |
author |
D\'Almeida, Nadya Moretto |
author_facet |
D\'Almeida, Nadya Moretto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Sayonara Sousa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D\'Almeida, Nadya Moretto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contemporaneidade Contemporaneity Contemporary dance Dança contemporânea Pol Pi Pol Pi Reenactments Reencenações Sayonara Pereira Sayonara Pereira |
topic |
Contemporaneidade Contemporaneity Contemporary dance Dança contemporânea Pol Pi Pol Pi Reenactments Reencenações Sayonara Pereira Sayonara Pereira |
description |
A presente pesquisa pretende refletir sobre poéticas da dança na contemporaneidade, sobretudo aquelas que se valem de obras e artistas do passado de forma clara e manifesta, extraindo alguns ou muitos dos elementos que os caracterizam e os tornando ingredientes fundamentais de sua dramaturgia. Dentro destas obras que manifestam estas poéticas, os elementos das obras do passado são manuseados para produzir reflexões no nosso tempo presente. Para construir a ideia destas poéticas, apoiamos nossa explanação em duas ações artísticas de coreógrafos brasileiros: a primeira, a obra ECCE (H)OMO, de Pol Pi (1982), e a segunda, a obra Caminhos lecture performance de Sayonara Pereira (1960) e Luiza Banov (1985). Ambas as peças se iniciaram a partir do desejo de trazer à cena uma obra pregressa, e ganharam outros contornos e questões durante o processo de criação. Elas carregam em seus processos semelhanças e diferenças, e podem nos dar uma ideia das muitas poéticas de co-existência. Nesta pesquisa, trataremos então do que consideramos ser um dos aspectos da contemporaneidade na dança, reunindo elementos para entender melhor o desejo de muitos coreógrafos de fazer claras referências a outros artistas da dança em suas obras, ou ainda atualizando suas obras originais. Assim, além de conversar com os artistas já mencionados, dialogamos também com as ideias de Andreas Huyssen (1992), André Lepecki (2011), Isabelle Launay (2019) e Laurence Louppe (2012), entre outros, para buscar circunscrever o que chamamos aqui de poéticas de co-existência. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-14112023-153147/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-14112023-153147/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090725373018112 |