Educação em serviço por meio de videoconferência: aplicação de injetáveis via intramuscular na região ventroglútea.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-21022003-175109/ |
Resumo: | Realizou-se um treinamento sobre o conteúdo de administração de injetáveis pela via intramuscular na região ventroglútea entre auxiliares de enfermagem de um hospital escola do interior do estado de São Paulo, com o propósito de incentivar a utilização da região citada. Utilizou-se tecnologia de videoconferência, interligando o laboratório de ensino de uma escola de enfermagem estadual com o hospital, para ministrar aulas sobre o conteúdo e realizar treinamento em situação simulada. Os 30 auxiliares de enfermagem foram avaliados quanto a aquisição de habilidade intelectual e motora, bem como avaliaram a utilização da videoconferência como ferramenta para o ensino em serviço. A maioria dos auxiliares de enfermagem obtiveram bom desempenho na realização do procedimento em situação simulada e apontaram a videoconferência como um bom meio para a realização de educação em serviço. |
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Educação em serviço por meio de videoconferência: aplicação de injetáveis via intramuscular na região ventroglútea.In-service education through videconferencing: intramuscular application of injectables in the ventrogluteal site.distance educationeducaçãoeducação a distânciaeducationenfermagemnursingregião ventroglúteaventrogluteal sitevideoconferênciavideoconferencingRealizou-se um treinamento sobre o conteúdo de administração de injetáveis pela via intramuscular na região ventroglútea entre auxiliares de enfermagem de um hospital escola do interior do estado de São Paulo, com o propósito de incentivar a utilização da região citada. Utilizou-se tecnologia de videoconferência, interligando o laboratório de ensino de uma escola de enfermagem estadual com o hospital, para ministrar aulas sobre o conteúdo e realizar treinamento em situação simulada. Os 30 auxiliares de enfermagem foram avaliados quanto a aquisição de habilidade intelectual e motora, bem como avaliaram a utilização da videoconferência como ferramenta para o ensino em serviço. A maioria dos auxiliares de enfermagem obtiveram bom desempenho na realização do procedimento em situação simulada e apontaram a videoconferência como um bom meio para a realização de educação em serviço.Training concerning the intramuscular administration of injectables in the ventrogluteal site was conducted among nursing auxiliaries in a university hospital in São Paulo state with the purpose to encourage the use of the aforementioned site. Videoconferencing technology was used in the connection of the teaching laboratory of a state nursing school to the hospital with the purpose to give lectures on that subject and provide training in a simulated situation. The 30 nursing auxiliaries were evaluated in relation to the acquisition of intellectual and motor skills. They also evaluated the use of videoconferencing as a tool for in-service teaching. Most of the nursing auxiliaries showed a good performance during the conduction of the procedure in a simulated situation and referred to videoconferencing as a good means for in-service education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNogueira, Maria SuelyCosta, Simone de Godoy2002-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-21022003-175109/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:08:16Zoai:teses.usp.br:tde-21022003-175109Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:08:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Realizou-se um treinamento sobre o conteúdo de administração de injetáveis pela via intramuscular na região ventroglútea entre auxiliares de enfermagem de um hospital escola do interior do estado de São Paulo, com o propósito de incentivar a utilização da região citada. Utilizou-se tecnologia de videoconferência, interligando o laboratório de ensino de uma escola de enfermagem estadual com o hospital, para ministrar aulas sobre o conteúdo e realizar treinamento em situação simulada. Os 30 auxiliares de enfermagem foram avaliados quanto a aquisição de habilidade intelectual e motora, bem como avaliaram a utilização da videoconferência como ferramenta para o ensino em serviço. A maioria dos auxiliares de enfermagem obtiveram bom desempenho na realização do procedimento em situação simulada e apontaram a videoconferência como um bom meio para a realização de educação em serviço. |
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