Educação em serviço por meio de videoconferência: aplicação de injetáveis via intramuscular na região ventroglútea.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Simone de Godoy
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-21022003-175109/
Resumo: Realizou-se um treinamento sobre o conteúdo de administração de injetáveis pela via intramuscular na região ventroglútea entre auxiliares de enfermagem de um hospital escola do interior do estado de São Paulo, com o propósito de incentivar a utilização da região citada. Utilizou-se tecnologia de videoconferência, interligando o laboratório de ensino de uma escola de enfermagem estadual com o hospital, para ministrar aulas sobre o conteúdo e realizar treinamento em situação simulada. Os 30 auxiliares de enfermagem foram avaliados quanto a aquisição de habilidade intelectual e motora, bem como avaliaram a utilização da videoconferência como ferramenta para o ensino em serviço. A maioria dos auxiliares de enfermagem obtiveram bom desempenho na realização do procedimento em situação simulada e apontaram a videoconferência como um bom meio para a realização de educação em serviço.
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