Desenho e imaginação na criança: uma aproximação arte/educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucas Francisco Delfino Garcia da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-18042022-154406/
Resumo: Este trabalho é uma investigação sobre os vínculos entre o desenho, a imaginação e o imaginário de crianças e adolescentes, escrito do ponto de vista de um artista desenhista em sua trajetória de iniciação à docência do conteúdo Arte na escola pública municipal paulistana. Durante a pesquisa, o artista/educador estabelece um diálogo com a obra Imaginário e Pedagogia (1992) do autor francês Bruno Duborgel, dedicando-se à verificação das hipóteses trazidas por este autor sobre os riscos de abandono, colonização e subalternização da imaginação e do imaginário, impostas à criança pela escola, sob os ideais positivistas de progresso racional, técnico e científico que regem estas instituições. Ao ter reunido de forma remota, em meio à pandemia do coronavírus, um grupo de quinze crianças de 11 a 14 anos, estudantes do ensino fundamental da escola EMEF Prof. Queiroz Filho em uma iniciativa nomeada Grupo de Estudos Desenho Percepção & Imaginação, o artista/educador constituiu um acervo de desenhos feitos por elas sob os estímulos Árvore, Ar/Céu, Terra, Fogo, Água e Desenho Livre. Esta produção gráfica infantojuvenil fornece os dados de análise que sustentam esta dissertação, por meio da qual o artista/educador prospectou traços da consciência imaginante sobre a qual escreveu Duborgel em sua obra. Ao final do trabalho, o pesquisador também detalha a metodologia adotada por ele na condução de uma oficina ministrada em 2019 às crianças do Ateliê Nossa Casa da ECA/USP, esboçando, a partir do relato daquele percurso, possíveis valores favoráveis à imaginação e ao imaginário em experiências de aprendizagem com o desenho. Assim, esta investigação averiguou quais são as possíveis contribuições que experiências com o aprendizado artístico do desenho oferecem para a constituição de uma pedagogia do imaginário.
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