O Ludo Ambiental como recurso didático para o ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frankin, Joana Beatriz Bellas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-28032022-105820/
Resumo: O uso de jogos didáticos pode ser uma alternativa para abordar os conhecimentos de forma dinâmica e divertida para os estudantes em sala de aula, uma vez que eles são um recurso didático que pode facilitar a aprendizagem dos estudantes. Tendo isso em vista, o presente trabalho estudou o processo de desenvolvimento e avaliação de um jogo didático que tem como público-alvo alunos de Ensino Fundamental II e 5º Ano do Fundamental I e visa trabalhar conteúdos conceituais, atitudinais, procedimentais e factuais sobre o meio ambiente fundamentados no referencial teórico de Antoni Zabala. Atualmente, o currículo escolar é norteado, no Brasil, pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim esta se torna imprescindível para a orientação e elaboração de atividades pelos professores, o recurso elaborado a utilizou como ponto de partida para a elaboração de seu aspecto didático. O jogo construído com base nos estudos e levantamentos da presente pesquisa utilizou como base o formato \"Ludo\", para isto foi realizada a adaptação do tabuleiro, bem como, da forma de jogar realizando a inclusão das tipologias de conhecimentos através de casas e cartas especiais que trouxeram perguntas e situações condicionando o avanço no tabuleiro. Foram elaboradas duas versões do jogo, uma física e outra virtual confeccionada através do uso de uma apresentação de slides. Os materiais foram disponibilizados ao público através de um site elaborado exclusivamente para este propósito. A avaliação do jogo foi realizada utilizando a versão virtual e ocorreu com licenciandos de Ciências Agrárias e um mestrando em Ensino de Ciências Ambientais em uma reunião feita à distância. A coleta de dados foi realizada através de observação participante e da aplicação de questionário. Pode-se observar que os avaliadores conseguiram identificar elementos da proposta educativa do jogo e que ele é funcional, também, favorece ao trabalho em equipe e aborda adequadamente a temática ambiental para a faixa etária a que se propôs, enquanto coloca o professor em uma posição de condutor da atividade. Concluiu-se, então, que os objetivos da pesquisa foram atingidos e recomenda-se a avaliação do jogo, em outros estudos, em contextos reais de ensino.
id USP_1e9663758cce572d392951a37ace5847
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28032022-105820
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O Ludo Ambiental como recurso didático para o ensino de CiênciasLudo Ambiental as a didactic resource for Science teachingBoard gamesEducational gamesEnvironmentJogo de tabuleiroJogos didáticosMeio ambienteO uso de jogos didáticos pode ser uma alternativa para abordar os conhecimentos de forma dinâmica e divertida para os estudantes em sala de aula, uma vez que eles são um recurso didático que pode facilitar a aprendizagem dos estudantes. Tendo isso em vista, o presente trabalho estudou o processo de desenvolvimento e avaliação de um jogo didático que tem como público-alvo alunos de Ensino Fundamental II e 5º Ano do Fundamental I e visa trabalhar conteúdos conceituais, atitudinais, procedimentais e factuais sobre o meio ambiente fundamentados no referencial teórico de Antoni Zabala. Atualmente, o currículo escolar é norteado, no Brasil, pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim esta se torna imprescindível para a orientação e elaboração de atividades pelos professores, o recurso elaborado a utilizou como ponto de partida para a elaboração de seu aspecto didático. O jogo construído com base nos estudos e levantamentos da presente pesquisa utilizou como base o formato \"Ludo\", para isto foi realizada a adaptação do tabuleiro, bem como, da forma de jogar realizando a inclusão das tipologias de conhecimentos através de casas e cartas especiais que trouxeram perguntas e situações condicionando o avanço no tabuleiro. Foram elaboradas duas versões do jogo, uma física e outra virtual confeccionada através do uso de uma apresentação de slides. Os materiais foram disponibilizados ao público através de um site elaborado exclusivamente para este propósito. A avaliação do jogo foi realizada utilizando a versão virtual e ocorreu com licenciandos de Ciências Agrárias e um mestrando em Ensino de Ciências Ambientais em uma reunião feita à distância. A coleta de dados foi realizada através de observação participante e da aplicação de questionário. Pode-se observar que os avaliadores conseguiram identificar elementos da proposta educativa do jogo e que ele é funcional, também, favorece ao trabalho em equipe e aborda adequadamente a temática ambiental para a faixa etária a que se propôs, enquanto coloca o professor em uma posição de condutor da atividade. Concluiu-se, então, que os objetivos da pesquisa foram atingidos e recomenda-se a avaliação do jogo, em outros estudos, em contextos reais de ensino.The use of educational games can be an alternative to approach knowledge in a dynamic and fun way for students in the classroom, since they are a didactic resource that can facilitate student learning. Therefore, This research studied the development process and evaluation of an educational game that has Elementary School students as its target audience and aims to work on concepts, procedures, attitudes and facts about the environment based on the theoretical framework of Antoni Zabala. Currently in Brazil, the school curriculum is guided by the Common National Curriculum Base (BNCC). In order to adjust the game to the curriculum developed by the teachers, the game considered the BNCC study and it\'s alignment in order to elaborate the questions in the game. The game used the \'Ludo\' format as it\'s basis and adapted the board, as well as the way of playing, including the types of knowledge through board slots and special cards that impact on the advance of the match. Two versions of the game were created, one physical game and a virtual one, the elaborated material wereas also made available to the public through a website created exclusively for this purpose. The evaluation of the virtual game took place with undergraduate and graduate students in a remote meeting, the data was obtained through observation and a questionnaire. As for the results, it could be seen that the evaluators were able to identify elements of the educational proposal of the game and, that it is functional. It was also noted that it and favors teamwork between students and addresses the environmental theme for the age group proposed while putting the teacher as the conductor of the game. Thus it can be said that the research objectives were achieved and further evaluation of the game is recommended, in other studies, in real teaching contexts.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMassabni, Vânia GalindoFrankin, Joana Beatriz Bellas2022-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-28032022-105820/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-03-28T18:54:02Zoai:teses.usp.br:tde-28032022-105820Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-03-28T18:54:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ludo Ambiental como recurso didático para o ensino de Ciências
Ludo Ambiental as a didactic resource for Science teaching
title O Ludo Ambiental como recurso didático para o ensino de Ciências
spellingShingle O Ludo Ambiental como recurso didático para o ensino de Ciências
Frankin, Joana Beatriz Bellas
Board games
Educational games
Environment
Jogo de tabuleiro
Jogos didáticos
Meio ambiente
title_short O Ludo Ambiental como recurso didático para o ensino de Ciências
title_full O Ludo Ambiental como recurso didático para o ensino de Ciências
title_fullStr O Ludo Ambiental como recurso didático para o ensino de Ciências
title_full_unstemmed O Ludo Ambiental como recurso didático para o ensino de Ciências
title_sort O Ludo Ambiental como recurso didático para o ensino de Ciências
author Frankin, Joana Beatriz Bellas
author_facet Frankin, Joana Beatriz Bellas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Massabni, Vânia Galindo
dc.contributor.author.fl_str_mv Frankin, Joana Beatriz Bellas
dc.subject.por.fl_str_mv Board games
Educational games
Environment
Jogo de tabuleiro
Jogos didáticos
Meio ambiente
topic Board games
Educational games
Environment
Jogo de tabuleiro
Jogos didáticos
Meio ambiente
description O uso de jogos didáticos pode ser uma alternativa para abordar os conhecimentos de forma dinâmica e divertida para os estudantes em sala de aula, uma vez que eles são um recurso didático que pode facilitar a aprendizagem dos estudantes. Tendo isso em vista, o presente trabalho estudou o processo de desenvolvimento e avaliação de um jogo didático que tem como público-alvo alunos de Ensino Fundamental II e 5º Ano do Fundamental I e visa trabalhar conteúdos conceituais, atitudinais, procedimentais e factuais sobre o meio ambiente fundamentados no referencial teórico de Antoni Zabala. Atualmente, o currículo escolar é norteado, no Brasil, pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim esta se torna imprescindível para a orientação e elaboração de atividades pelos professores, o recurso elaborado a utilizou como ponto de partida para a elaboração de seu aspecto didático. O jogo construído com base nos estudos e levantamentos da presente pesquisa utilizou como base o formato \"Ludo\", para isto foi realizada a adaptação do tabuleiro, bem como, da forma de jogar realizando a inclusão das tipologias de conhecimentos através de casas e cartas especiais que trouxeram perguntas e situações condicionando o avanço no tabuleiro. Foram elaboradas duas versões do jogo, uma física e outra virtual confeccionada através do uso de uma apresentação de slides. Os materiais foram disponibilizados ao público através de um site elaborado exclusivamente para este propósito. A avaliação do jogo foi realizada utilizando a versão virtual e ocorreu com licenciandos de Ciências Agrárias e um mestrando em Ensino de Ciências Ambientais em uma reunião feita à distância. A coleta de dados foi realizada através de observação participante e da aplicação de questionário. Pode-se observar que os avaliadores conseguiram identificar elementos da proposta educativa do jogo e que ele é funcional, também, favorece ao trabalho em equipe e aborda adequadamente a temática ambiental para a faixa etária a que se propôs, enquanto coloca o professor em uma posição de condutor da atividade. Concluiu-se, então, que os objetivos da pesquisa foram atingidos e recomenda-se a avaliação do jogo, em outros estudos, em contextos reais de ensino.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-28032022-105820/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-28032022-105820/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091145350774784