A formação da identidade profissional em estudantes de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Gabrielle Leite
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5169/tde-21032024-145841/
Resumo: A formação da identidade profissional envolve a aquisição e o desenvolvimento de diferentes habilidades, competências e atitudes. Estratégias de ensino e avaliação da formação da identidade profissional ainda são objeto de debate. Há uma demanda social pelo aperfeiçoamento dos profissionais da área de saúde, no que se refere aos valores e às virtudes da profissão. Estudantes de medicina têm apresentado uma desapropriação de suas identidades profissionais, gerando sofrimento emocional e vulnerabilidade frente aos modelos negativos. O objetivo deste estudo foi ampliar nosso conhecimento sobre a formação da identidade profissional em estudantes de medicina brasileiro e traduzir e adaptar transculturalmente o Professional Identity Essay (PIE). O instrumento foi traduzido e adaptado em consonância com boas práticas descritas na literatura. Na análise quantitativa, foi utilizada estatística descritiva para a caracterização sociodemográfica da população estudada e para determinação dos escores dos instrumentos utilizados. Os dados qualitativos foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Foram coletadas evidências de validade do instrumento PIE-Br. Foram analisados 322 instrumentos e coletadas 118 respostas sobre o impacto do Feedback Narrativo PIE-Br. Os participantes apresentavam idade média de 27 anos e com predomínio do sexo feminino. Embora esses alunos apresentassem baixa consciência do processo de formação de suas identidades profissionais, o PIE-Br foi capaz de favorecer uma maior conscientização desse processo, levando os alunos a se sentirem mais reflexivos e acolhidos. Os estudantes foram surpreendidos com as características do método e a profundidade das reflexões geradas por ele. Surpreenderam-se também com a congruência entre os Feedbacks Narrativos PIE-Br e suas percepções e com a capacidade do método de ampliar suas reflexões. Os alunos se sentiram acolhidos instrumentalizados para refletir sobre aspectos relacionados a formação das identidades pessoal e profissional
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O objetivo deste estudo foi ampliar nosso conhecimento sobre a formação da identidade profissional em estudantes de medicina brasileiro e traduzir e adaptar transculturalmente o Professional Identity Essay (PIE). O instrumento foi traduzido e adaptado em consonância com boas práticas descritas na literatura. Na análise quantitativa, foi utilizada estatística descritiva para a caracterização sociodemográfica da população estudada e para determinação dos escores dos instrumentos utilizados. Os dados qualitativos foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Foram coletadas evidências de validade do instrumento PIE-Br. Foram analisados 322 instrumentos e coletadas 118 respostas sobre o impacto do Feedback Narrativo PIE-Br. Os participantes apresentavam idade média de 27 anos e com predomínio do sexo feminino. Embora esses alunos apresentassem baixa consciência do processo de formação de suas identidades profissionais, o PIE-Br foi capaz de favorecer uma maior conscientização desse processo, levando os alunos a se sentirem mais reflexivos e acolhidos. Os estudantes foram surpreendidos com as características do método e a profundidade das reflexões geradas por ele. Surpreenderam-se também com a congruência entre os Feedbacks Narrativos PIE-Br e suas percepções e com a capacidade do método de ampliar suas reflexões. Os alunos se sentiram acolhidos instrumentalizados para refletir sobre aspectos relacionados a formação das identidades pessoal e profissionalProfessional identity formation involves the acquisition and development of different skills, competencies, and attitudes. It is a continuous adaptive process of development that occurs simultaneously at individual and collective levels through socialization into the roles and norms of a community of practice. Strategies for teaching and assessing the formation of professional identity are still subject to debate. There is a social demand for the improvement of health professionals regarding the values and virtues of the profession. Medical students have presented an expropriation of their professional identities, generating emotional distress and vulnerability to negative role models. The aim of this study is to expand our knowledge of professional identity formation in Brazilian medical students and to translate and cross-culturally adapt an instrument for assessing professional identity in medical students, the Professional Identity Essay (PIE). The instrument was translated and adapted aligned with good practices described in the literature. In the quantitative analysis, descriptive statistics were used for the sociodemographic characterization of the study population and for determining the scores of the instruments used. Qualitative data were analyzed using Bardin\'s content analysis. Validity evidence was collected for the PIE-Br instrument. A total of 322 instruments were analyzed and 118 responses on the impact of the PIE-Br Narrative Feedback were collected. The average age of the participants was 27, with a predominance of approximately 70% females. Although these students presented low awareness of the formation process of their professional identities, the PIE-Br was able to favor a greater awareness of this process, leading the students to feel more reflective and welcomed. The students were surprised by the characteristics of the method and the depth of the reflections generated by it. They were also surprised by the congruence between the PIE-Br Narrative Feedbacks and their perceptions and by the method\'s ability to broaden their reflections. The students felt welcomed and equipped to reflect on aspects related to the formation of personal and professional identitiesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTempski, Patricia ZenSilveira, Gabrielle Leite2023-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5169/tde-21032024-145841/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-03-26T17:09:02Zoai:teses.usp.br:tde-21032024-145841Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-03-26T17:09:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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