Utilização e compreensão do computador: Um olhar no dia-a-dia do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tofoli, Marcos Rogerio
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-22092011-140027/
Resumo: A presença dos microcomputadores no ensino, os objetivos e as propostas para o seu uso têm sido objeto de diversas discussões e encaminhamentos, nos mais diferentes níveis de intervenções como o Ministério de Educação e Cultura (MEC) através de convênios com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, e também, nas instituições formadoras de professores como as universidades e centros de pesquisas. Uma breve análise, sobre trabalhos publicados nos últimos dez anos pela comunidade da área de Ensino de Física (Simpósios Nacionais de Ensino de Física, Revista Brasileira de Ensino de Física e Caderno Catarinense de Ensino de Física), identifica as diferentes contribuições que a tecnologia da informação aplicada à Educação pode proporcionar ao ensino da física, e aponta a existência de uma grande preocupação em produção e utilização de softwares/simuladores. Percebe-se a raridade em trabalhos relacionados diretamente com o professor diante a utilização do computador. O conhecimento das relações que os professores estabelecem com esse equipamento, seria o ponto de partida para o desenvolvimento de estratégias para sua utilização na educação. Assim, esse trabalho procura investigar as idéias dos professores de Física com relação à presença e ao uso de microcomputadores em seu cotidiano, incluindo seu cotidiano escolar. A pesquisa foi feita, por meio de questionários, com professores do ensino médio da rede pública. Os resultados indicam que os professores reconhecem o espaço dos microcomputadores no ensino, mas, mesmo reconhecendo sua importância e potencialidade, como a de facilitar e agilizar trabalho de preparação das aulas, de motivar as aulas ou de possibilitar realização de simulações experimentais, ainda não utilizam efetivamente esse instrumento em suas atividades pedagógicas. Também deixam de compreender que a partir do computador novas formas de transformar a prática pedagógica devem ser concebidas, o que indica a necessidade de uma atenção maior às possíveis relações que se deseja promover no processo educacional.
id USP_1f9980cedc2ad401f8fd6daff58657c3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22092011-140027
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Utilização e compreensão do computador: Um olhar no dia-a-dia do professorComputer use and understanding: a look at the day-to-day teacherComputadorComputerFormação de professores de FísicaPhysics teacher's educationUse and understandUtilização e compreensãoA presença dos microcomputadores no ensino, os objetivos e as propostas para o seu uso têm sido objeto de diversas discussões e encaminhamentos, nos mais diferentes níveis de intervenções como o Ministério de Educação e Cultura (MEC) através de convênios com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, e também, nas instituições formadoras de professores como as universidades e centros de pesquisas. Uma breve análise, sobre trabalhos publicados nos últimos dez anos pela comunidade da área de Ensino de Física (Simpósios Nacionais de Ensino de Física, Revista Brasileira de Ensino de Física e Caderno Catarinense de Ensino de Física), identifica as diferentes contribuições que a tecnologia da informação aplicada à Educação pode proporcionar ao ensino da física, e aponta a existência de uma grande preocupação em produção e utilização de softwares/simuladores. Percebe-se a raridade em trabalhos relacionados diretamente com o professor diante a utilização do computador. O conhecimento das relações que os professores estabelecem com esse equipamento, seria o ponto de partida para o desenvolvimento de estratégias para sua utilização na educação. Assim, esse trabalho procura investigar as idéias dos professores de Física com relação à presença e ao uso de microcomputadores em seu cotidiano, incluindo seu cotidiano escolar. A pesquisa foi feita, por meio de questionários, com professores do ensino médio da rede pública. Os resultados indicam que os professores reconhecem o espaço dos microcomputadores no ensino, mas, mesmo reconhecendo sua importância e potencialidade, como a de facilitar e agilizar trabalho de preparação das aulas, de motivar as aulas ou de possibilitar realização de simulações experimentais, ainda não utilizam efetivamente esse instrumento em suas atividades pedagógicas. Também deixam de compreender que a partir do computador novas formas de transformar a prática pedagógica devem ser concebidas, o que indica a necessidade de uma atenção maior às possíveis relações que se deseja promover no processo educacional.The presence of microcomputers in teaching, the goals and the proposals for its use have been the object of several discussions and referring, in the most different levels of intervention as the Ministry of Education and Culture (MEC) through partnerships with State and Municipal Secretary Office of Education, and also with institutions that prepare teachers such as universities and research centers. An analysis about published work in the last ten years by the community of Physics Teaching Area (National Presentations of Teaching Physics Teaching, Revista Brasileira de Ensino de Física and Caderno Catarinense de Ensino de Física), identified different contributions that information technology applied to Education may have to Physics Teaching, pointing the existence of a great awareness with the production and use of softwares simulators. However, rare are the works that investigate the relationship established by teachers with the computer. Knowing the different postures of the teacher toward this equipment, would be starting point to the development of strategies for its use in education. Therefore, this work looks for investigating how Physics teachers take and understand the presence and the use of microcomputers in their daily routine, including their school daily lives. The research was made, through questionnaires, with teachers of secondary schools of the public teaching board. The results show that the teachers know the space of microcomputers in teaching, but, even knowing its importance and power, as, for example, facilitating and speeding up the preparation of classes or making experimental simulations, yet they don\'t use effectively this instrument in their pedagogical activities. Even more, they still don\'t comprehend that the use of the computer in the classroom demands the conceptions of new pedagogical practices, which show the necessity of a greater attention in projects using computers preparing and graduating teachers.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHosoume, YassukoTofoli, Marcos Rogerio2003-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-22092011-140027/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-22092011-140027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização e compreensão do computador: Um olhar no dia-a-dia do professor
Computer use and understanding: a look at the day-to-day teacher
title Utilização e compreensão do computador: Um olhar no dia-a-dia do professor
spellingShingle Utilização e compreensão do computador: Um olhar no dia-a-dia do professor
Tofoli, Marcos Rogerio
Computador
Computer
Formação de professores de Física
Physics teacher's education
Use and understand
Utilização e compreensão
title_short Utilização e compreensão do computador: Um olhar no dia-a-dia do professor
title_full Utilização e compreensão do computador: Um olhar no dia-a-dia do professor
title_fullStr Utilização e compreensão do computador: Um olhar no dia-a-dia do professor
title_full_unstemmed Utilização e compreensão do computador: Um olhar no dia-a-dia do professor
title_sort Utilização e compreensão do computador: Um olhar no dia-a-dia do professor
author Tofoli, Marcos Rogerio
author_facet Tofoli, Marcos Rogerio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hosoume, Yassuko
dc.contributor.author.fl_str_mv Tofoli, Marcos Rogerio
dc.subject.por.fl_str_mv Computador
Computer
Formação de professores de Física
Physics teacher's education
Use and understand
Utilização e compreensão
topic Computador
Computer
Formação de professores de Física
Physics teacher's education
Use and understand
Utilização e compreensão
description A presença dos microcomputadores no ensino, os objetivos e as propostas para o seu uso têm sido objeto de diversas discussões e encaminhamentos, nos mais diferentes níveis de intervenções como o Ministério de Educação e Cultura (MEC) através de convênios com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, e também, nas instituições formadoras de professores como as universidades e centros de pesquisas. Uma breve análise, sobre trabalhos publicados nos últimos dez anos pela comunidade da área de Ensino de Física (Simpósios Nacionais de Ensino de Física, Revista Brasileira de Ensino de Física e Caderno Catarinense de Ensino de Física), identifica as diferentes contribuições que a tecnologia da informação aplicada à Educação pode proporcionar ao ensino da física, e aponta a existência de uma grande preocupação em produção e utilização de softwares/simuladores. Percebe-se a raridade em trabalhos relacionados diretamente com o professor diante a utilização do computador. O conhecimento das relações que os professores estabelecem com esse equipamento, seria o ponto de partida para o desenvolvimento de estratégias para sua utilização na educação. Assim, esse trabalho procura investigar as idéias dos professores de Física com relação à presença e ao uso de microcomputadores em seu cotidiano, incluindo seu cotidiano escolar. A pesquisa foi feita, por meio de questionários, com professores do ensino médio da rede pública. Os resultados indicam que os professores reconhecem o espaço dos microcomputadores no ensino, mas, mesmo reconhecendo sua importância e potencialidade, como a de facilitar e agilizar trabalho de preparação das aulas, de motivar as aulas ou de possibilitar realização de simulações experimentais, ainda não utilizam efetivamente esse instrumento em suas atividades pedagógicas. Também deixam de compreender que a partir do computador novas formas de transformar a prática pedagógica devem ser concebidas, o que indica a necessidade de uma atenção maior às possíveis relações que se deseja promover no processo educacional.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-09-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-22092011-140027/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-22092011-140027/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256529822023680