Por que é preciso conhecer os bebês e as crianças bem pequenas para ser uma boa educadora da primeira infância?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-26112021-115601/ |
Resumo: | A presente pesquisa dedica-se à investigação da premissa de que é necessário conhecer quem são as crianças de zero a três anos para ser uma boa educadora desta faixa etária. Nesse percurso, buscam-se referências para definir a especificidade desse papel e ainda se levanta a discussão de existir uma pedagogia própria para a educadora de crianças pequenas. O estudo ainda intenta avaliar a atuação da educadora, particularmente no que ela pode favorecer ou dificultar o protagonismo das crianças. De maneira especial, a pesquisa enfatiza a reflexão sobre como as formas de interação e os modos de cuidar e educar interferem na construção da autonomia da criança. Para tanto, o exercício parte de um exame sobre as concepções de ensino de crianças e sobre quem é a criança bem pequena, ao mesmo tempo em que estabelece um diálogo com referências práticas da autora no trabalho cotidiano com os bebês e as crianças bem pequenas. Assim sendo, apontam-se possíveis caminhos para a especificidade do papel da profissional de educação de primeira infância. |
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Por que é preciso conhecer os bebês e as crianças bem pequenas para ser uma boa educadora da primeira infância?Why do you need to know babies and very young children to be a good early childhood educator?AutonomiaAutonomyBrincarChildrenCriançasEarly childhood educationEarly childhood educator (ECE)Educação da primeira infânciaEducadorasEducatorsInteraçãoInteractionPlayA presente pesquisa dedica-se à investigação da premissa de que é necessário conhecer quem são as crianças de zero a três anos para ser uma boa educadora desta faixa etária. Nesse percurso, buscam-se referências para definir a especificidade desse papel e ainda se levanta a discussão de existir uma pedagogia própria para a educadora de crianças pequenas. O estudo ainda intenta avaliar a atuação da educadora, particularmente no que ela pode favorecer ou dificultar o protagonismo das crianças. De maneira especial, a pesquisa enfatiza a reflexão sobre como as formas de interação e os modos de cuidar e educar interferem na construção da autonomia da criança. Para tanto, o exercício parte de um exame sobre as concepções de ensino de crianças e sobre quem é a criança bem pequena, ao mesmo tempo em que estabelece um diálogo com referências práticas da autora no trabalho cotidiano com os bebês e as crianças bem pequenas. Assim sendo, apontam-se possíveis caminhos para a especificidade do papel da profissional de educação de primeira infância.This research is dedicated to the investigation of the premise that it is necessary to know who children from zero to three years are old to be a good educator in this age group. Along this path, references are sought to define the specificity of this role and the discussion of the existence of a pedagogy for young children\'s educators is still raised. The study also intends to assess the role of the educator, particularly in terms of what she can favor or hinder the role of children. In a special way, the research emphasizes the reflection on how the forms of interaction and the ways of caring and educating interfere in the construction of the child\'s autonomy. Therefore, the exercise starts from an examination of the conceptions of teaching children and about who the young child is, while establishing a dialogue with the author\'s practical references in daily work with babies and young children. Therefore, possible paths for the specific role of the early childhood education professional are pointed out.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPIavelberg, RosaYazbek, Ana Paula2021-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-26112021-115601/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-12-09T20:53:49Zoai:teses.usp.br:tde-26112021-115601Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-12-09T20:53:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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