A fabricação de uma história da verdade em Michel Foucault
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-19092024-174334/ |
Resumo: | Na primeira conferência de A verdade e as formas jurídicas, Michel Foucault afirma ter como um de seus objetivos mostrar que as condições políticas e econômicas não constituem um obstáculo para o sujeito de conhecimento, mas aquilo através do que ele é formado, e, portanto, a condição para a produção da verdade. Para Foucault, nesse momento, todo saber é produzido a partir das relações de poder, e não apesar delas. O objetivo principal dessa pesquisa é abordar o delineamento foucaultiano de uma \"história da verdade\", destacando tratar-se de um tipo de análise histórica que se distancia da busca pela origem, ao partir da concepção do conhecimento como invenção, tomada dos textos de Nietzsche. Procuro, na primeira parte desse trabalho, mostrar como Foucault se afastou, munido de uma certa leitura de Nietzsche, de um tipo de pensamento referido em dado momento como \"marxismo acadêmico\", uma tendência que conceberia o poder enquanto fator que obscurece as relações do sujeito com a verdade. Na segunda parte, procuro mostrar em que aspecto a história da verdade de Foucault nos anos 80 - pensada agora como uma história das relações entre subjetividade e verdade - pode ser pensada com Heidegger e contra Heidegger. A partir desses pontos, o objetivo principal é demarcar a singularidade das pesquisas genealógicas de Foucault, lidas como pesquisas que incluem, em análises históricas sobre a verdade, o âmbito da não-verdade |
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A fabricação de uma história da verdade em Michel FoucaultThe fabrication of a history of truth in Michel FoucaultConhecimentoGenealogiaGenealogyKnowledgePensamentoPoderPowerThoughtTruthVerdadeNa primeira conferência de A verdade e as formas jurídicas, Michel Foucault afirma ter como um de seus objetivos mostrar que as condições políticas e econômicas não constituem um obstáculo para o sujeito de conhecimento, mas aquilo através do que ele é formado, e, portanto, a condição para a produção da verdade. Para Foucault, nesse momento, todo saber é produzido a partir das relações de poder, e não apesar delas. O objetivo principal dessa pesquisa é abordar o delineamento foucaultiano de uma \"história da verdade\", destacando tratar-se de um tipo de análise histórica que se distancia da busca pela origem, ao partir da concepção do conhecimento como invenção, tomada dos textos de Nietzsche. Procuro, na primeira parte desse trabalho, mostrar como Foucault se afastou, munido de uma certa leitura de Nietzsche, de um tipo de pensamento referido em dado momento como \"marxismo acadêmico\", uma tendência que conceberia o poder enquanto fator que obscurece as relações do sujeito com a verdade. Na segunda parte, procuro mostrar em que aspecto a história da verdade de Foucault nos anos 80 - pensada agora como uma história das relações entre subjetividade e verdade - pode ser pensada com Heidegger e contra Heidegger. A partir desses pontos, o objetivo principal é demarcar a singularidade das pesquisas genealógicas de Foucault, lidas como pesquisas que incluem, em análises históricas sobre a verdade, o âmbito da não-verdadeIn the first lecture of Truth and Juridical Forms, Michel Foucault states that one of his aims is to show that political and economic conditions are not an obstacle to the subject of knowledge, but rather what it is formed by, and therefore the condition for the production of truth. For Foucault, at this point, all knowledge is produced from power relations, and not in spite of them. The main objective of this research is to address the Foucauldian outline of a \"history of truth\", highlighting that it is a type of historical analysis that distances itself from the search for an origin, based on the conception of knowledge as an invention, taken from Nietzsche\'s texts. In the first part of this work, I try to show how Foucault, armed with a certain reading of Nietzsche, distanced himself from a type of thinking referred to at one point as \"academic Marxism\", a tendency that conceives of power as a factor that obscures the subject\'s relationship with truth. In the second part, I try to show in what respect Foucault\'s history of truth in the 1980s - now thought of as a history of the relations between subjectivity and truth - can be thought of with Heidegger and against Heidegger. From these points, the main objective is to demarcate the singularity of Foucault\'s genealogical research, read as studies that include the realm of nontruth in historical analyses of truthBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPimenta, Pedro Paulo GarridoFigueiredo, Rodrigo de Oliveira2024-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-19092024-174334/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-09-19T21:59:02Zoai:teses.usp.br:tde-19092024-174334Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-09-19T21:59:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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