A linguagem de vídeos e a natureza da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonetti, Marcelo de Carvalho
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-13042015-153733/
Resumo: Este trabalho pretende identificar elementos presentes em vídeos educativos que contribuem para o aprendizado de conceitos científicos. Alunos da rede privada e alunos da rede pública de ensino no 1º ano do Ensino Médio de São Paulo assistiram aos episódios de dois seriados veiculados em TV aberta, um com formato televisivo e o outro mais parecido com a aula tradicional. Para cada um dos seriados foram selecionados dois episódios, um sobre as alavancas e outro sobre o princípio de vôo do avião. Os resultados indicam que, individualmente, os episódios contribuem para o aprendizado de conteúdos científicos, e com desempenho bastante semelhante. Há pequenas diferenças ligadas ao fato de os alunos responderem com melhor desempenho a perguntas que tenham a mesma forma com que o tema foi desenvolvido no vídeo. Já os mesmos episódios contribuem de forma cooperativa, quando são exibidos para um mesmo grupo de alunos, obtendo-se, assim, melhoras significativas no aprendizado dos conceitos científicos em grupos. A linguagem dos vídeos promove forma de aprendizagem de natureza distinta e complementar. Dessa forma, encontramos indícios de que os vídeos prazerosos devem ser mais valorizados no ensino, pois são tão educativos quanto vídeos monótonos. Também identificamos que realizadores de audiovisuais educativos devem ter consciência da cooperação que ocorre quando se mesclam momentos de sistematização e momentos de prazer num audiovisual, o que pode ser contemplado por professores que utilizem vídeos de naturezas distintas.
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