Formação do professor de Matemática: entre a competência técnica e a dimensão ética.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Jussara Mendes Moreira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21112007-104934/
Resumo: A partir de inquietações pessoais sobre a profissão e a orientação pedagógica do professor realizada em uma escola, estabelece-se a problemática da formação dos professores de matemática sob uma perspectiva múltipla, em que a qualificação técnica não se separa dos aspectos sócio-culturais e éticos. Elementos de uma história pessoal, envolvendo a escolha da carreira, a formação acadêmica e o exercício docente em uma escola de educação básica dão o contexto à formulação dessas questões. A metodologia de trabalho é variada, envolvendo desde a análise de textos oficiais, documentos legais e instrumentos normativos, até a apresentação de propostas institucionais e a discussão de textos acadêmicos e outras publicações de interesse educacional. O relato dos princípios que regem o trabalho em uma instituição confessional de ensino ilustra o âmbito em que surgiu e se desenvolveu boa parte do interesse da presente dissertação. Um breve histórico da formação inicial dos professores de matemática no Brasil abre um questionamento sobre a necessidade e as dificuldades, vividas em diversos períodos de nossa história recente, de se compor uma formação conceitual em matemática, com as qualificações gerais demandadas pela função docente. São, em seguida, analisadas diversas proposições relativas ao trabalho do professor em geral e do de matemática em particular, no sentido de compatibilizar conhecimento disciplinar, capacitação pedagógica, valores humanos e visão de mundo. Concepções amplas sobre educação e conhecimento, em que a idéia de ordenamento seqüencial linear é superada por uma estrutura de rede, dão margem a se pensar a matemática mais interconectada transversalmente com outros saberes e domínios do conhecimento. O tipo de aprendizado em contexto, assim propiciado, encontra eco em diversas propostas envolvendo a educação de base e a correspondente formação docente; em uma e outra a idéia de projeto se mostra um recurso essencial. Revela-se de que forma a reformulação das bases da educação nacional situa, na última década, novos desafios também para a formação docente, convergindo com os pressupostos humanistas aqui defendidos, em que as disciplinas, como a matemática, são ensinadas tendo como centro as necessidades, competências e interesses dos alunos, no contexto social e produtivo contemporâneo. Mostra-se então que a entre as qualificações essenciais desejadas do professor de matemática, além do bom domínio conceitual em sua área, estão um compromisso ético e afetivo com a promoção do aluno, nas suas circunstâncias, uma identificação construída em torno de objetivos comuns com a instituição em que atua e uma compreensão do sentido social, político e filosófico de sua função, não somente, mas também consubstanciada nas diretrizes educacionais que presidem seu trabalho.
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A metodologia de trabalho é variada, envolvendo desde a análise de textos oficiais, documentos legais e instrumentos normativos, até a apresentação de propostas institucionais e a discussão de textos acadêmicos e outras publicações de interesse educacional. O relato dos princípios que regem o trabalho em uma instituição confessional de ensino ilustra o âmbito em que surgiu e se desenvolveu boa parte do interesse da presente dissertação. Um breve histórico da formação inicial dos professores de matemática no Brasil abre um questionamento sobre a necessidade e as dificuldades, vividas em diversos períodos de nossa história recente, de se compor uma formação conceitual em matemática, com as qualificações gerais demandadas pela função docente. São, em seguida, analisadas diversas proposições relativas ao trabalho do professor em geral e do de matemática em particular, no sentido de compatibilizar conhecimento disciplinar, capacitação pedagógica, valores humanos e visão de mundo. Concepções amplas sobre educação e conhecimento, em que a idéia de ordenamento seqüencial linear é superada por uma estrutura de rede, dão margem a se pensar a matemática mais interconectada transversalmente com outros saberes e domínios do conhecimento. O tipo de aprendizado em contexto, assim propiciado, encontra eco em diversas propostas envolvendo a educação de base e a correspondente formação docente; em uma e outra a idéia de projeto se mostra um recurso essencial. Revela-se de que forma a reformulação das bases da educação nacional situa, na última década, novos desafios também para a formação docente, convergindo com os pressupostos humanistas aqui defendidos, em que as disciplinas, como a matemática, são ensinadas tendo como centro as necessidades, competências e interesses dos alunos, no contexto social e produtivo contemporâneo. Mostra-se então que a entre as qualificações essenciais desejadas do professor de matemática, além do bom domínio conceitual em sua área, estão um compromisso ético e afetivo com a promoção do aluno, nas suas circunstâncias, uma identificação construída em torno de objetivos comuns com a instituição em que atua e uma compreensão do sentido social, político e filosófico de sua função, não somente, mas também consubstanciada nas diretrizes educacionais que presidem seu trabalho.Personal doubts concerning the profession of being a teacher and the work as a teacher advisor at a school elicited different general questions about the formation of mathematics teacher. This questioning is made within a multiple approach, in which technical skills are not considered apart of the social, cultural and ethical qualifications. The effective choice of the carreer, the academic formation and the work as a school teacher give context to these questions. The methodology of the work includes since the analysis of official texts, legal documents and instructions norms to the presentation of institutional proposals and the discussion of academic papers besides other educational publications. The description of the principles that rule the work in a religious educational institution shows the environment in which most of the interest of the present work has started and developed. A short historical review of the initial formation of mathematics teachers in Brazil presents the necessities and difficulties felt in different periods of our recent history to conceive a formation in mathematics, with the general qualifications required to teach. Different propositions are then considered, concerning the work of the teachers in general and of mathematics teacher in particular, trying to combine knowledge of the subject, pedagogical skills, human values and world vision. Broad conceptions on education and knowledge, in which linear sequences are exchanged by network structures, allow an approach to mathematical knowledge transversely interconnected with other fields. Learning in context is the common feature of several proposals, that envolves fundamental education and the corresponding formation of teachers, and which makes use of project approach. It is then shnow how the reform of the basis of Brazilian education in the last ten years places new challenges also for teachers formation, that is convergent with humanistic milestones that guide this work. School subjects as mathematics are thaught in terms of needs, skills and interests of the students, in the context of contemporany society and productive system. As a conclusion, it is revealed that, besides a good conceptual understanding of this area, it is essential for the mathematics teacher construct an identification with the institutional goals of the school where he/she teaches, as well as a perception of his/her social, political and philosophical role.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMenezes, Luis Carlos deGoulart, Jussara Mendes Moreira2007-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21112007-104934/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:54Zoai:teses.usp.br:tde-21112007-104934Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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