Entre pontos e nós: os impactos de um projeto pedagógico não tradicional para jovens de diferentes camadas sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Juliana Oliveira de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-31082021-145920/
Resumo: Esta pesquisa busca compreender como jovens com diferentes origens e trajetórias sociais foram impactados por um mesmo projeto político pedagógico, o projeto da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alípio Moraes, localizada no bairro Butantã, Zona Oeste da cidade de São Paulo. Por ser reconhecida nacionalmente em função de sua proposta pedagógica não tradicional e bastante diferenciada em relação a outras unidades escolares da mesma rede de ensino, a escola atrai alunos e famílias com perfis muito diversos - famílias pertencentes às classes médias, com elevados níveis de escolarização, e famílias de classes populares, com níveis mais baixos de escolaridade. Esse aspecto constrói um cenário bastante heterogêneo em relação às características socioeconômicas e culturais dos alunos atendidos, promovendo encontros improváveis de pessoas com experiências de vida muito diversas o que permite que se compare os efeitos e impactos desse projeto educativo sobre as trajetórias de alunos de diferentes camadas sociais. A partir de uma abordagem qualitativa, envolvendo entrevistas semiestruturadas e análise de trajetórias individuais e familiares, corrobora-se a ideia, amplamente difundida na literatura acadêmica, de que as escolhas, investimentos e esforços relativos à educação por parte das famílias são marcados pela sua posição social e pela posse (ou não) de determinados capitais econômico, social, cultural e escolar. Nesse sentido, as trajetórias dos jovens entrevistados salientam o quanto as posições sociais marcam e delimitam as relações estabelecidas com a escola. No entanto, também foi possível perceber que de diferentes modos, para todos os jovens entrevistados, a passagem pela escola Alípio Moraes teve um peso muito significativo. Enquanto os jovens de classe média construíram percursos quase que naturais e esperados, os jovens de classes populares parecem ter sido impactados mais fortemente pelo projeto educativo da escola, tendo seus destinos mais alterados e construindo trajetos menos óbvios. A atmosfera positiva criada pela escola a partir de relações horizontais, incentivo à participação e à autonomia dos estudantes influenciou positivamente as relações estabelecidas com a escola, ampliando os horizontes de possibilidades dos jovens, sobretudo para os jovens de camadas populares.
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Por ser reconhecida nacionalmente em função de sua proposta pedagógica não tradicional e bastante diferenciada em relação a outras unidades escolares da mesma rede de ensino, a escola atrai alunos e famílias com perfis muito diversos - famílias pertencentes às classes médias, com elevados níveis de escolarização, e famílias de classes populares, com níveis mais baixos de escolaridade. Esse aspecto constrói um cenário bastante heterogêneo em relação às características socioeconômicas e culturais dos alunos atendidos, promovendo encontros improváveis de pessoas com experiências de vida muito diversas o que permite que se compare os efeitos e impactos desse projeto educativo sobre as trajetórias de alunos de diferentes camadas sociais. A partir de uma abordagem qualitativa, envolvendo entrevistas semiestruturadas e análise de trajetórias individuais e familiares, corrobora-se a ideia, amplamente difundida na literatura acadêmica, de que as escolhas, investimentos e esforços relativos à educação por parte das famílias são marcados pela sua posição social e pela posse (ou não) de determinados capitais econômico, social, cultural e escolar. Nesse sentido, as trajetórias dos jovens entrevistados salientam o quanto as posições sociais marcam e delimitam as relações estabelecidas com a escola. No entanto, também foi possível perceber que de diferentes modos, para todos os jovens entrevistados, a passagem pela escola Alípio Moraes teve um peso muito significativo. Enquanto os jovens de classe média construíram percursos quase que naturais e esperados, os jovens de classes populares parecem ter sido impactados mais fortemente pelo projeto educativo da escola, tendo seus destinos mais alterados e construindo trajetos menos óbvios. A atmosfera positiva criada pela escola a partir de relações horizontais, incentivo à participação e à autonomia dos estudantes influenciou positivamente as relações estabelecidas com a escola, ampliando os horizontes de possibilidades dos jovens, sobretudo para os jovens de camadas populares.This study aims to understand how young people from different origins and social trajectories were impacted by the same pedagogical political project, the project of the Municipal School of Elementary Education Alípio Moraes, located in the Butantã neighborhood, in the west zone of São Paulo. As a result of its national recognition due to its non-traditional pedagogical proposal and for being quite differentiated in relation to other school units of the same educational network, this school attracts students and families with very diverse profiles families belonging to the middle classes, with high levels of schooling, and families of the popular classes, with lower levels of schooling. This aspect engenders a very heterogeneous scenario regarding the socioeconomic and cultural characteristics of the enrolled students, promoting unlikely encounters of people with very diverse life experiences which allows to compare the effects and impacts of this educational project on the trajectories of students from various social strata. From a qualitative approach, involving semi-structured interviews and analysis of individual and family trajectories, the idea, widely spread in the academic literature, that the choices, investments and efforts related to education by families are marked by their social position and the possession (or not) of certain economic, social, cultural and school capital is corroborated. In this sense, the trajectories of the young interviewees emphasize how social positions mark and delimit the relationships established with the school. Nonetheless, it was also possible to perceive that in different ways, for all the young people interviewed, their passage through the Alípio Moraes school had a very significant weight. While the middle-class youth have built almost natural and expected paths, the popular-class youth seem to have been more strongly impacted by the school\'s educational project, having their destinies more significantly altered and building less obvious paths. The positive atmosphere the school created by developing horizontal relationships, encouraging participation and student autonomy, have positively influenced the relations these young people established with the school, expanding their horizons of possibilities, especially for those from lower classes.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTomizaki, Kimi AparecidaAndrade, Juliana Oliveira de2021-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-31082021-145920/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-09-01T11:55:02Zoai:teses.usp.br:tde-31082021-145920Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-09-01T11:55:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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