Construção e validação de material educativo digital para redução do risco cardiovascular em pessoas vivendo com HIV
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-23102019-142537/ |
Resumo: | O aumento da sobrevida transformou a realidade das pessoas que vivem com HIV, permitindo que elas vivam mais e melhor. Porém, atrelado a essa nova condição, novos paradigmas estão sendo enfrentados. Dentre os quais, destaca-se que as pessoas que vivem com HIV apresentam duas vezes mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares, quando comparado com a população em geral. Neste sentido, esta tese teve o objetivo de construir e validar um material educativo, em formato digital, com orientações sobre a redução do risco cardiovascular em pessoas que vivem com HIV. Para isso, foi realizado um estudo metodológico baseado na teoria de pesquisa de avaliação, do tipo análise de resultados, que envolve produção tecnológica, tendo esta ocorrido em quatro fases. O roteiro foi organizado na análise e planejamento, sendo, posteriormente, levantado o conteúdo. Na modelagem o material foi construído e, após essa etapa, foi realizada a edição, o layout e a edição de imagens e vídeos. Na implementação foi realizada a construção final do e-book e o mesmo foi disponibilizado para download. Em seguida, na última fase, o produto final foi avaliado por especialistas da área. Para isso, 36 especialistas das áreas da saúde e da tecnologia da informação foram selecionados, após uma busca sistematizada na plataforma Lattes. Compuseram a amostra final aqueles que demonstraram interesse em participar, concluíram a análise em tempo hábil e atingiram a pontuação mínima de quatro pontos nos critérios de Fehring. Por fim, foi aplicado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) por item e global para avaliar a concordância entre os especialistas. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. A amostra final foi composta por 21 especialistas, com escore de Fehring médio de 12,76 pontos. Destes, 52,4% eram do sexo feminino, com média de idade de 36,1 anos, e 81% eram mestres ou doutores. De acordo com a análise do IVC global, observou-se uma concordância de 80,5%. E, na análise por item, os especialistas da área da saúde alcançaram 86,6% na impressão geral, 96,8% no objetivo, 92,0% no conteúdo, 90,4% na relevância, 88,7% na linguagem verbal e 92,3% na inclusão de tópicos. Com relação a análise realizada pelos especialistas em tecnologia da informação, identificou-se uma concordância de 95,0% com relação a qualidade da interface e de 86,0% com relação a estética e audiovisual. De modo a atender as críticas e/ou sugestões dos especialistas, trabalhouse na criação de novas imagens, atualização das Diretrizes de Hipertensão e de Dislipidemia, gravação de novos vídeos e utilização de novas cores no layout. De acordo com a avaliação da concordância, entre os especialistas da área da saúde e da tecnologia da informação, o material mostrou-se válido para ser utilizado por pessoas que vivem com HIV, com o objetivo de conhecer o seu risco cardiovascular e de conhecer as estratégias que podem auxiliar na adoção de hábitos de vida que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, o material encontra-se disponível gratuitamente para download na Apple books® e na Google play® podendo atingir amplamente as pessoas que vivem com HIV de todo o Brasil |
id |
USP_2da2147e5826cbed0a24eb6986ac9094 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-23102019-142537 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Construção e validação de material educativo digital para redução do risco cardiovascular em pessoas vivendo com HIVConstruction and validation of digital educational material to reduce cardiovascular risk in people living with HIVCardiovascular DiseasesDoenças CardiovascularesEducação em SaúdeEducational TechnologyEnfermagemHealth EducationHIV InfectionsInfecções por HIVNursingTecnologia EducacionalO aumento da sobrevida transformou a realidade das pessoas que vivem com HIV, permitindo que elas vivam mais e melhor. Porém, atrelado a essa nova condição, novos paradigmas estão sendo enfrentados. Dentre os quais, destaca-se que as pessoas que vivem com HIV apresentam duas vezes mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares, quando comparado com a população em geral. Neste sentido, esta tese teve o objetivo de construir e validar um material educativo, em formato digital, com orientações sobre a redução do risco cardiovascular em pessoas que vivem com HIV. Para isso, foi realizado um estudo metodológico baseado na teoria de pesquisa de avaliação, do tipo análise de resultados, que envolve produção tecnológica, tendo esta ocorrido em quatro fases. O roteiro foi organizado na análise e planejamento, sendo, posteriormente, levantado o conteúdo. Na modelagem o material foi construído e, após essa etapa, foi realizada a edição, o layout e a edição de imagens e vídeos. Na implementação foi realizada a construção final do e-book e o mesmo foi disponibilizado para download. Em seguida, na última fase, o produto final foi avaliado por especialistas da área. Para isso, 36 especialistas das áreas da saúde e da tecnologia da informação foram selecionados, após uma busca sistematizada na plataforma Lattes. Compuseram a amostra final aqueles que demonstraram interesse em participar, concluíram a análise em tempo hábil e atingiram a pontuação mínima de quatro pontos nos critérios de Fehring. Por fim, foi aplicado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) por item e global para avaliar a concordância entre os especialistas. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. A amostra final foi composta por 21 especialistas, com escore de Fehring médio de 12,76 pontos. Destes, 52,4% eram do sexo feminino, com média de idade de 36,1 anos, e 81% eram mestres ou doutores. De acordo com a análise do IVC global, observou-se uma concordância de 80,5%. E, na análise por item, os especialistas da área da saúde alcançaram 86,6% na impressão geral, 96,8% no objetivo, 92,0% no conteúdo, 90,4% na relevância, 88,7% na linguagem verbal e 92,3% na inclusão de tópicos. Com relação a análise realizada pelos especialistas em tecnologia da informação, identificou-se uma concordância de 95,0% com relação a qualidade da interface e de 86,0% com relação a estética e audiovisual. De modo a atender as críticas e/ou sugestões dos especialistas, trabalhouse na criação de novas imagens, atualização das Diretrizes de Hipertensão e de Dislipidemia, gravação de novos vídeos e utilização de novas cores no layout. De acordo com a avaliação da concordância, entre os especialistas da área da saúde e da tecnologia da informação, o material mostrou-se válido para ser utilizado por pessoas que vivem com HIV, com o objetivo de conhecer o seu risco cardiovascular e de conhecer as estratégias que podem auxiliar na adoção de hábitos de vida que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, o material encontra-se disponível gratuitamente para download na Apple books® e na Google play® podendo atingir amplamente as pessoas que vivem com HIV de todo o BrasilIncreased survival has transformed the reality of people living with HIV, allowing them to live longer and better. However, with this new condition, new paradigms are being faced. Among them, it should be noted that people living with HIV are twice as likely to develop cardiovascular disease when compared to the general population. In this sense, this thesis had the objective of construct and validate an educational material, in digital format, with guidelines on the reduction of cardiovascular risk in people living with HIV. For this, a methodological study was carried out based on the theory of evaluation research, of the type of analysis of results, which involves technological production, having occurred in four phases. The script was organized in the analysis and planning, and later the content was raised. In the modeling the material was constructed and, after this stage, the editing, the layout and the edition of images and videos were carried out. In the implementation was made the final construction of the e-book and the same was made available for download. Then, in the last phase, the final product was evaluated by experts. To this end, 36 experts from the health and information technology areas were selected after a systematized search on the Lattes platform. The final sample was composed by those who showed interest in participating, completed the analysis in a timely manner and reached the minimum score of four points in the Fehring criteria. Finally, the Content Validity Index (IVC) was applied by item and global to evaluate the agreement between the specialists. The project was approved by the Ethics and Research Committee of the Nursing School of Ribeirão Preto. The final sample consisted of 21 specialists, with a mean Fehring score of 12.76 points. Of these, 52.4% were female, with a mean age of 36.1 years, and 81% were masters or doctors. According to the global IVC analysis, a concordance of 80.5% was observed. And in the item analysis, health specialists reached 86.6% in the overall impression, 96.8% in the objective, 92.0% in content, 90.4% in relevance, 88.7% in verbal language and 92.3% in the inclusion of topics. Regarding the analysis performed by the specialists in information technology, a concordance of 95.0% with respect to the quality of the interface and of 86.0% with respect to aesthetics and audiovisual was identified. In order to meet the criticisms and / or suggestions of the specialists, we worked on creating new images, updating the Guidelines for Hypertension and Dyslipidemia, recording new videos and using new colors in the layout. According to the assessment of agreement among health and information technology specialists, the material proved to be valid for use by people living with HIV, in order to know their cardiovascular risk and to know the strategies that may help in the adoption of life habits that help in the prevention of cardiovascular diseases. In addition, the material is available for free download on Apple books® and Google play® and can reach widely people living with HIV in BrazilBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPReis, Renata KarinaMelo, Elizabete Santos2019-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-23102019-142537/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-12-02T18:00:02Zoai:teses.usp.br:tde-23102019-142537Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-12-02T18:00:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e validação de material educativo digital para redução do risco cardiovascular em pessoas vivendo com HIV Construction and validation of digital educational material to reduce cardiovascular risk in people living with HIV |
title |
Construção e validação de material educativo digital para redução do risco cardiovascular em pessoas vivendo com HIV |
spellingShingle |
Construção e validação de material educativo digital para redução do risco cardiovascular em pessoas vivendo com HIV Melo, Elizabete Santos Cardiovascular Diseases Doenças Cardiovasculares Educação em Saúde Educational Technology Enfermagem Health Education HIV Infections Infecções por HIV Nursing Tecnologia Educacional |
title_short |
Construção e validação de material educativo digital para redução do risco cardiovascular em pessoas vivendo com HIV |
title_full |
Construção e validação de material educativo digital para redução do risco cardiovascular em pessoas vivendo com HIV |
title_fullStr |
Construção e validação de material educativo digital para redução do risco cardiovascular em pessoas vivendo com HIV |
title_full_unstemmed |
Construção e validação de material educativo digital para redução do risco cardiovascular em pessoas vivendo com HIV |
title_sort |
Construção e validação de material educativo digital para redução do risco cardiovascular em pessoas vivendo com HIV |
author |
Melo, Elizabete Santos |
author_facet |
Melo, Elizabete Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reis, Renata Karina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Elizabete Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cardiovascular Diseases Doenças Cardiovasculares Educação em Saúde Educational Technology Enfermagem Health Education HIV Infections Infecções por HIV Nursing Tecnologia Educacional |
topic |
Cardiovascular Diseases Doenças Cardiovasculares Educação em Saúde Educational Technology Enfermagem Health Education HIV Infections Infecções por HIV Nursing Tecnologia Educacional |
description |
O aumento da sobrevida transformou a realidade das pessoas que vivem com HIV, permitindo que elas vivam mais e melhor. Porém, atrelado a essa nova condição, novos paradigmas estão sendo enfrentados. Dentre os quais, destaca-se que as pessoas que vivem com HIV apresentam duas vezes mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares, quando comparado com a população em geral. Neste sentido, esta tese teve o objetivo de construir e validar um material educativo, em formato digital, com orientações sobre a redução do risco cardiovascular em pessoas que vivem com HIV. Para isso, foi realizado um estudo metodológico baseado na teoria de pesquisa de avaliação, do tipo análise de resultados, que envolve produção tecnológica, tendo esta ocorrido em quatro fases. O roteiro foi organizado na análise e planejamento, sendo, posteriormente, levantado o conteúdo. Na modelagem o material foi construído e, após essa etapa, foi realizada a edição, o layout e a edição de imagens e vídeos. Na implementação foi realizada a construção final do e-book e o mesmo foi disponibilizado para download. Em seguida, na última fase, o produto final foi avaliado por especialistas da área. Para isso, 36 especialistas das áreas da saúde e da tecnologia da informação foram selecionados, após uma busca sistematizada na plataforma Lattes. Compuseram a amostra final aqueles que demonstraram interesse em participar, concluíram a análise em tempo hábil e atingiram a pontuação mínima de quatro pontos nos critérios de Fehring. Por fim, foi aplicado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) por item e global para avaliar a concordância entre os especialistas. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. A amostra final foi composta por 21 especialistas, com escore de Fehring médio de 12,76 pontos. Destes, 52,4% eram do sexo feminino, com média de idade de 36,1 anos, e 81% eram mestres ou doutores. De acordo com a análise do IVC global, observou-se uma concordância de 80,5%. E, na análise por item, os especialistas da área da saúde alcançaram 86,6% na impressão geral, 96,8% no objetivo, 92,0% no conteúdo, 90,4% na relevância, 88,7% na linguagem verbal e 92,3% na inclusão de tópicos. Com relação a análise realizada pelos especialistas em tecnologia da informação, identificou-se uma concordância de 95,0% com relação a qualidade da interface e de 86,0% com relação a estética e audiovisual. De modo a atender as críticas e/ou sugestões dos especialistas, trabalhouse na criação de novas imagens, atualização das Diretrizes de Hipertensão e de Dislipidemia, gravação de novos vídeos e utilização de novas cores no layout. De acordo com a avaliação da concordância, entre os especialistas da área da saúde e da tecnologia da informação, o material mostrou-se válido para ser utilizado por pessoas que vivem com HIV, com o objetivo de conhecer o seu risco cardiovascular e de conhecer as estratégias que podem auxiliar na adoção de hábitos de vida que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, o material encontra-se disponível gratuitamente para download na Apple books® e na Google play® podendo atingir amplamente as pessoas que vivem com HIV de todo o Brasil |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-23102019-142537/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-23102019-142537/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257376289193984 |