Influência da musicoterapia em usuários de implante coclear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Janaina Patrício de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5170/tde-29112017-104010/
Resumo: Introdução: O implante coclear (IC) é um dos adventos tecnológicos na área da saúde mais importantes dos últimos anos. Mesmo com todo avanço tecnológico, os pacientes ainda apresentam queixas quanto ao rendimento do IC. O treinamento auditivo é o procedimento que pode proporcionar a melhora do desempenho das habilidades auditivas do indivíduo. Uma das possibilidades de treinamento auditivo é a musicoterapia. Objetivos: Verificar a influência da musicoterapia na compreensão da linguagem oral em pacientes pós linguais usuários de implante coclear, além disso, verificar a influência do efeito placebo; o desempenho das habilidades de percepção musical; verificar o desempenho das habilidades auditivas temporais de resolução e ordenação pré e pós musicoterapia em pacientes pós linguais usuários de implante coclear; e descrever os hábitos musicais nesses pacientes. Método: Participaram do estudo 11 indivíduos (média idade: 47,64 anos), pós linguais implantados, que foram submetidos a 10 sessões de musicoterapia, sendo uma por semana. Para a avaliação auditiva foram utilizados o teste Gap in Noise (GIN), o Montreal Battery Evaluation of Amusia, o teste de padrão de frequência (TPF), o teste de compreensão de sentenças, e o questionário de Munich Music Questionnaire. Todos os participantes passaram por um momento placebo antes da musicoterapia, e foram avaliados em três momentos distintos. Resultados: Foi observado melhora significativa no teste de sentenças de compreensão de fala, bem como nas habilidades musicais de contorno e melodia após musicoterapia. Não foi observado efeito placebo e nem diferença do TPF após a musicoterapia. Foi observado um desempenho ruim entre os participantes no teste GIN. Além disso, foi observado a redução do hábito de escutar música após IC. Conclusões: A musicoterapia foi uma ferramenta útil para melhorar as habilidades auditivas e compreensão de fala em indivíduos adultos pós-linguais usuários de IC, além de melhorar a frequência de escuta musical entre os participantes
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