Apresentação e recepção crítica das peças de Tennessee Williams na Renovação do Teatro Paulistano (1948 a 1964)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, David Medeiros
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-07042022-143916/
Resumo: O número de produções acadêmicas, em torno da obra do dramaturgo estadunidense Tennessee Williams (1911-1983) tem aumentado: no âmbito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH e da Escola de Comunicações e Artes ECA, da Universidade de São Paulo, há o registro de oito trabalhos a respeito de sua obra teatral, sendo cinco dissertações de Mestrado e três teses de Doutoramento. Contudo, ainda não havia sido realizada uma produção acadêmica voltada exclusivamente para a recepção crítica das peças de Williams no teatro paulistano, e é essa lacuna que Apresentação e Recepção Crítica das Peças de Tennessee Williams na Renovação do Teatro Paulistano (1948 a 1964) tenta preencher. A praça teatral paulistana vê no escopo temporal proposto o forjar de uma nova sistematização do fazer profissional teatral, com a criação de grandes marcos do Teatro Brasileiro, e é exatamente nesse contexto pujante que as peças de Williams começam a ser montadas no Brasil. Da primeira montagem, em 1948, À Margem da Vida [The Glass Menagerie], dirigida e apresentada por Alfredo Mesquita, no Theatro Municipal de São Paulo, até A Noite do Iguana [The Night of the Iguana], em 1964, produzida e protagonizada por Cacilda Becker, pelo Teatro Cacilda Becker, apresentam-se ao público brasileiro um número expressivo de peças do autor estadunidense. É objetivo deste trabalho demonstrar como essas peças serviram à renovação pretendida pelos novos teatros da capital paulista, na formação dos amadores, a partir da EAD, bem como à crítica teatral brasileira, que igualmente se profissionaliza a partir da iniciativa de renovadores como Décio de Almeida Prado. No projeto estimava-se coletar textos críticos sobre as montagens de dez peças de Williams, veiculados no Correio Paulistano, O Estado de São Paulo e nas Folhas da Manhã e Folha da Noite [atual Folha de São Paulo]. De lá para cá, contudo, sem horizontes de reabertura de equipamentos como o Arquivo do Estado e a Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade viu-se atravancar a coleta e então também o desenvolvimento da pesquisa, mas com a urgência da defesa fez-se necessário reanalisar o material já compilado e a partir dele desenvolver hipóteses sobre a recepção da obra de Williams nesse primeiro contato de sua dramaturgia com o teatro paulistano. Em muitos casos, estreias nacionais.
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Contudo, ainda não havia sido realizada uma produção acadêmica voltada exclusivamente para a recepção crítica das peças de Williams no teatro paulistano, e é essa lacuna que Apresentação e Recepção Crítica das Peças de Tennessee Williams na Renovação do Teatro Paulistano (1948 a 1964) tenta preencher. A praça teatral paulistana vê no escopo temporal proposto o forjar de uma nova sistematização do fazer profissional teatral, com a criação de grandes marcos do Teatro Brasileiro, e é exatamente nesse contexto pujante que as peças de Williams começam a ser montadas no Brasil. Da primeira montagem, em 1948, À Margem da Vida [The Glass Menagerie], dirigida e apresentada por Alfredo Mesquita, no Theatro Municipal de São Paulo, até A Noite do Iguana [The Night of the Iguana], em 1964, produzida e protagonizada por Cacilda Becker, pelo Teatro Cacilda Becker, apresentam-se ao público brasileiro um número expressivo de peças do autor estadunidense. É objetivo deste trabalho demonstrar como essas peças serviram à renovação pretendida pelos novos teatros da capital paulista, na formação dos amadores, a partir da EAD, bem como à crítica teatral brasileira, que igualmente se profissionaliza a partir da iniciativa de renovadores como Décio de Almeida Prado. No projeto estimava-se coletar textos críticos sobre as montagens de dez peças de Williams, veiculados no Correio Paulistano, O Estado de São Paulo e nas Folhas da Manhã e Folha da Noite [atual Folha de São Paulo]. De lá para cá, contudo, sem horizontes de reabertura de equipamentos como o Arquivo do Estado e a Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade viu-se atravancar a coleta e então também o desenvolvimento da pesquisa, mas com a urgência da defesa fez-se necessário reanalisar o material já compilado e a partir dele desenvolver hipóteses sobre a recepção da obra de Williams nesse primeiro contato de sua dramaturgia com o teatro paulistano. Em muitos casos, estreias nacionais.The number of academic productions about the work of the American playwright Tennessee Williams (1911-1983) has increased: within the scope of the Faculdade de Filosofia, Letras e Ciencias Humanas FFLCH and the Escola de Comunicacoes e Artes ECA, of the University of Sao Paulo, there is a record of eight works regarding his theatrical work, five of which are Master\'s theses and three Doctoral theses. However, there was still no academic production focused exclusively on the critical reception of Williams plays in the São Paulo theater, and it is this gap that the Presentation and critical reception of Tennessee Williams plays in the Renovation of the Sao Paulo theaters (1948 a 1964) tries to fulfill. The Sao Paulo theaters see in the proposed temporal scope the forging of a new systematization of professional theatrical work, with the creation of great milestones of the Brazilian Theater, and it is exactly in this thriving context that Williams\'s plays begin to be staged in Brazil. From the first stage production, in 1948, À Margem da Vida [The Glass Menagerie], directed and staged by Alfredo Mesquita, at the Theatro Municipal de Sao Paulo, until A Noite do Iguana [The Night of the Iguana], in 1964, produced and starring by Cacilda Becker, by Teatro Cacilda Becker, an expressive number of plays by the American author have been presented to the Brazilian public. The objective of this work is to demonstrate how these plays served the renewal intended by the new theaters in the capital of São Paulo, in the training of amateurs, starting from EAD [School of Dramatic Art], as well as to the Brazilian theater critics, who also became professional through the initiative of renovators such as Decio de Almeida Prado. In the project it was estimated to collect critical texts about ten Williams stage productions, published in Correio Paulistano, O Estado de Sao Paulo and Folha da Manha e Folha da Noite [now Folha de Sao Paulo]. Since then, however, with no scope for reopening equipment such as the Arquivo do Estado [Sao Paulo State Archive] and the Biblioteca Mario de Andrade [Mario de Andrade Public Library], the collection and then the development of research have been cluttered, but considering the oral defense deadline it seemed that the most appropriate action would be reanalyze the material already compiled and from it develop hypotheses about the reception of Williams\' dramaturgy in this first contact of his work with the Sao Paulo theaters. In many cases the premiere of such plays in Brazil.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMartins, Ferdinando CrepaldeNeves, David Medeiros2021-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-07042022-143916/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-04-08T14:00:02Zoai:teses.usp.br:tde-07042022-143916Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-04-08T14:00:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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