"Desenho e uso do espaço habitável do apartamento metropolitano na virada do século 21: um olhar sobre o tipo "dois-dormitórios" na cidade de São Paulo"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Érica Negreiros de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-23062003-104614/
Resumo: Partindo-se da hipótese da necessidade de haver uma relação entre o atual projeto de moradia e os hábitos domésticos contemporâneos, o objetivo deste trabalho é investigar o projeto de espaços habitáveis de apartamentos em São Paulo, avaliando-se a compatibilidade entre sua configuração tipológica e as transformações do uso da habitação, ocorridas nas últimas décadas do século 20 – aqui observadas a dinâmica e contínua alteração tipológica dos arranjos familiares e a invasão de novas tecnologias ao espaço doméstico. Constituindo-se uma tentativa de colaboração para o repensar do habitar metropolitano contemporâneo, esta dissertação está estruturada em quatro capítulos. O primeiro constitui-se de uma ambientação histórica do processo de modernização da indústria brasileira, englobando o início da cultura de habitar apartamentos na cidade de São Paulo, até a cristalização desse hábito, nas últimas décadas do século 20. Estabelece-se aí um paralelo entre a relação do usuário com sua moradia e a introdução de progressos tecnológicos no cotidiano doméstico. No segundo capítulo visitam-se as transformações dos modos de vida contemporâneos, dadas em função tanto das mudanças dos grupos domésticos, as quais passaram a alterar o conceito tradicional de família nuclear, quanto da invasão de novas tecnologias ao ambiente doméstico. O terceiro capítulo – etapa essencial deste trabalho – constitui-se do estudo de plantas de apartamentos de dois dormitórios lançados na Região Metroplitana de São Paulo nas décadas de 1980 e 1990 e do estudo de caso de apartamentos de dois dormitórios de um edifício situado na cidade de São Paulo, com a análise dos espaços habitados e dos diversos usos a eles atribuídos. Partindo-se do quarto capítulo, no qual se estabelecem reflexões sobre novas tendências de desenhos para o modelo do espaço habitável, este voltado à contemporaneidade urbana, estabelecem-se duas constatações básicas: Por um lado, diante das transformações dos grupos domésticos e do largo uso de novos aparatos tecnológicos no espaço da habitação, a produção de apartamentos do final do século 20 apresenta-se em descompasso com a diversidade dos novos modos de morar adquiridos, caracterizando-se por certa morosidade quanto ao surgimento de novas propostas que contemplem a variedade de perfis dos atuais grupos de usuários urbanos. Por outro lado, é definida como apenas relativa a contemporaneidade identificada no uso dos apartamentos, uma vez que antigas tradições ainda permanecem na produção do ambiente doméstico, não tendo sido totalmente substituídas pelos novos modos de viver contemporâneos.
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O primeiro constitui-se de uma ambientação histórica do processo de modernização da indústria brasileira, englobando o início da cultura de habitar apartamentos na cidade de São Paulo, até a cristalização desse hábito, nas últimas décadas do século 20. Estabelece-se aí um paralelo entre a relação do usuário com sua moradia e a introdução de progressos tecnológicos no cotidiano doméstico. No segundo capítulo visitam-se as transformações dos modos de vida contemporâneos, dadas em função tanto das mudanças dos grupos domésticos, as quais passaram a alterar o conceito tradicional de família nuclear, quanto da invasão de novas tecnologias ao ambiente doméstico. O terceiro capítulo – etapa essencial deste trabalho – constitui-se do estudo de plantas de apartamentos de dois dormitórios lançados na Região Metroplitana de São Paulo nas décadas de 1980 e 1990 e do estudo de caso de apartamentos de dois dormitórios de um edifício situado na cidade de São Paulo, com a análise dos espaços habitados e dos diversos usos a eles atribuídos. Partindo-se do quarto capítulo, no qual se estabelecem reflexões sobre novas tendências de desenhos para o modelo do espaço habitável, este voltado à contemporaneidade urbana, estabelecem-se duas constatações básicas: Por um lado, diante das transformações dos grupos domésticos e do largo uso de novos aparatos tecnológicos no espaço da habitação, a produção de apartamentos do final do século 20 apresenta-se em descompasso com a diversidade dos novos modos de morar adquiridos, caracterizando-se por certa morosidade quanto ao surgimento de novas propostas que contemplem a variedade de perfis dos atuais grupos de usuários urbanos. Por outro lado, é definida como apenas relativa a contemporaneidade identificada no uso dos apartamentos, uma vez que antigas tradições ainda permanecem na produção do ambiente doméstico, não tendo sido totalmente substituídas pelos novos modos de viver contemporâneos. Based on the hypothesis that there should be a close relation between today’s private-home design and the current habits of people living in those homes, this work sets out to investigate the design of the living space of apartments in São Paulo, Brazil. The objective is to analyze how well this design has kept up with changing lifestyles during the last decades of the 20th century, in especial shifting family arrangements and the permeation of new technologies in the home. This work intents to contribute towards a new assessment of contemporary metropolitan living and is divided into four chapters. The first presents a background of the modernization process of Brazilian industry, covering from the inception of apartment life in São Paulo to its widespread acceptance. This part also draws a parallel between this process and the user-home relationship, in light of the introduction of the first technological gadgets in everyday home living. The second chapter shows today’s changing ways of living, brought by both emerging demographic patterns, which have dramatically changed the conventional nuclear family, and the flood of new technologies in the domestic environment. The third chapter – an essential part of this work – analyzes floor plans of two-bedroom apartments launched in São Paulo during the 80s and 90s. It also includes a case study of two-bedroom apartments of a São Paulo building, with an examination of their living spaces and the use attributed thereto. The fourth chapter brings some reflections on current ideas on the reconfiguring domestic landscape and arrives at two basic conclusions. On the one hand, in light of shifting family patterns and the permeation of technological appliances in the domestic space, it can be said that there is a clear gap between apartments produced in the late 20th century and the new lifestyles incorporated by the users of such homes. Scarce new proposals have addressed the multiple facets of today’s metropolitan apartment dwellers. On the other hand, the use given to these apartments can be considered only relatively contemporary, since ingrained traditions are still quite present in the living space and have not been fully replaced by contemporary lifestyles. 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