A equoterapia e sua importância na construção da imagem corporal de uma criança com autismo - um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Cecilia Leach
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-21122021-112848/
Resumo: A equoterapia realizada com crianças com autismo tem se mostrado eficaz, mas ainda há poucas publicações disponíveis. Uma das dificuldades das crianças com autismo é a formação da imagem do corpo, que é resultado das ações maternas sobre o corpo do bebê, de seus significados e marcas que fazem com que a criança consiga se reconhecer em uma imagem psíquica de seu corpo unificado. Após o entendimento dos limites desse corpo, a criança percebe o que é seu e o que é do outro, podendo construir seu eu e ter uma representação psíquica de si. A pergunta que norteia esta pesquisa é: como a equoterapia, enquanto método terapêutico, pode auxiliar na construção da imagem corporal, de uma criança com autismo? Foi utilizado o instrumento APEGI, Acompanhamento Psicanalítico em Escolas, Grupos e Instituições, que é um instrumento novo, de cunho teórico psicanalítico, cujo estudo de validação encontra-se em andamento. O objetivo foi entender o impacto da equoterapia na construção da imagem corporal de uma criança com autismo a partir do eixo O Corpo e sua Imagem do instrumento APEGI, que é um roteiro de leitura do desenvolvimento psíquico de uma criança a partir dos quatro anos de idade. Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, com estudo de caso de uma criança com autismo, sem síndromes genéticas ou doenças físicas incapacitantes, e trabalho de campo em que houve a atuação de observador-participante da pesquisadora. No início da pesquisa, em fevereiro de 2019, a criança estava inserida em uma escola regular e o protocolo do APEGI foi aplicado de maneira integral, incluindo as quatro entrevistas que o compõe. Após esta primeira aplicação, a criança praticou equoterapia uma vez por semana, em sessões individuais, nas quais a observação sistemática e participante foi registrada em um diário de campo. Ao final dos atendimentos, em dezembro de 2019, o APEGI foi aplicado novamente de maneira integral e o eixo O corpo e sua imagem das duas aplicações do APEGI foi analisado para verificar se houve alguma mudança. Nesta pesquisa, a equoterapia foi utilizada e analisada como estratégia para a possível promoção do desenvolvimento da imagem corporal em uma criança com diagnóstico de autismo. Os resultados mostram que ao final do estudo a criança se reconhece no espelho e tem maior autonomia no cuidado de sí. A equoterapia é um importante método que contribui para a construção da imagem do corpo de uma criança com autismo
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Foi utilizado o instrumento APEGI, Acompanhamento Psicanalítico em Escolas, Grupos e Instituições, que é um instrumento novo, de cunho teórico psicanalítico, cujo estudo de validação encontra-se em andamento. O objetivo foi entender o impacto da equoterapia na construção da imagem corporal de uma criança com autismo a partir do eixo O Corpo e sua Imagem do instrumento APEGI, que é um roteiro de leitura do desenvolvimento psíquico de uma criança a partir dos quatro anos de idade. Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, com estudo de caso de uma criança com autismo, sem síndromes genéticas ou doenças físicas incapacitantes, e trabalho de campo em que houve a atuação de observador-participante da pesquisadora. No início da pesquisa, em fevereiro de 2019, a criança estava inserida em uma escola regular e o protocolo do APEGI foi aplicado de maneira integral, incluindo as quatro entrevistas que o compõe. Após esta primeira aplicação, a criança praticou equoterapia uma vez por semana, em sessões individuais, nas quais a observação sistemática e participante foi registrada em um diário de campo. Ao final dos atendimentos, em dezembro de 2019, o APEGI foi aplicado novamente de maneira integral e o eixo O corpo e sua imagem das duas aplicações do APEGI foi analisado para verificar se houve alguma mudança. Nesta pesquisa, a equoterapia foi utilizada e analisada como estratégia para a possível promoção do desenvolvimento da imagem corporal em uma criança com diagnóstico de autismo. Os resultados mostram que ao final do estudo a criança se reconhece no espelho e tem maior autonomia no cuidado de sí. A equoterapia é um importante método que contribui para a construção da imagem do corpo de uma criança com autismoTherapeutic riding for children with autism is known to have positive results, unfortunately, few publications are available. A developmental difficulty in autism is in the formation of the child´s body image, in which the mother´s actions on the baby´s body and their meanings help the child recognize its body as its own. With these actions the child is able to understand what is his or hers and what pertains to others, being able to construct its Self and its body image. The research question is: how can therapeutic riding, as a therapeutic method, help in the construction of the body image of a child with autism? The APEGI instrument, Psychoanalytic monitoring of children in schools, groups and institutions, a new instrument, still undergoing validation, was used. The objective of this study was to understand the impact of therapeutic riding on the construction of an autistic child´s body image through the body image axis of APEGI, that is a guide of a child´s psychological growth from the age of four. This is a qualitative, descriptive research, including a case study of a child with autism and field work where there was observant participation of the researcher. The case study was of a three-year-old autistic child who didnt present genetic syndromes or severely incapacitating physical illness. During the beginning of 2019 the child of the case study was attending a regular school and was assessed with APEGI, where the whole instrument was used, including all four interviews. After the first assessment of APEGI the child attended individual therapeutic riding sessions once a week and the researcher made notes of the observant participation in a field diary. At the end of these sessions, in December 2019, the child was assessed with the APEGI instrument again and the Body Image axis was analyzed as to understand if any change had occurred from the first to the last assessment. In this study therapeutic riding was analyzed as a possible strategy for the promotion of the development of the body image of a child with autism. The results show that the child at the end of the study manages to recognize herself in the mirror and has more autonomy when taking care of herself. Therapeutic riding is an important method that contributes to the construction of the body image of a child with autismBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSekkel, Marie ClairePimentel, Cecilia Leach2021-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-21122021-112848/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-12-21T19:04:02Zoai:teses.usp.br:tde-21122021-112848Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-12-21T19:04:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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