O construtivismo russo na cenografia do teatro de vanguarda: uma análise do espetáculo \'O cornudo magnífico\'

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cappellari, Moara Feola
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8155/tde-09032017-114652/
Resumo: Esta dissertação de mestrado é o produto de uma reflexão sobre o construtivismo russo e sobre as inovações estéticas introduzidas por esse movimento artístico de vanguarda, aplicadas especificamente à cenografia no teatro. O trabalho é composto por três capítulos. O primeiro reúne o material teórico compilado referente às características desse movimento artístico que surgiu na Rússia no início do século XX, denominado construtivismo. O segundo capítulo trata da época construtivista do encenador Vsévolod Meyerhold. O trabalho desenvolvido por Meyerhold na década de 1920 foi pioneiro na utilização da estética construtivista em suas montagens. Por essa razão, foi escolhido para análise o espetáculo O cornudo magnífico, escrita por Fernand Crommelynck, encenada por Meyerhold em 1922. O terceiro capítulo apresenta análise desse espetáculo. O processo de análise permitiu a identificação de diversas das teorias expostas no primeiro capítulo. A partir da introdução da estética construtivista no teatro, uma significante mudança ocorreu em relação à questão da concepção do espaço cênico. As criações cenográficas de Meyerhold foram consideradas as primeiras manifestações do construtivismo no teatro. Para o entendimento dessa nova forma teatral, também foram utilizadas as pesquisas de Meyerhold relativas à biomecânica e ao grotesco. Esses estudos são essenciais para a compreensão das inovações estéticas presentes na montagem de O cornudo magnífico. À luz da teoria de Viktor Chklóvlski e das características da estética construtivista observadas no espetáculo analisado, este estudo procurou explicar de maneira didática como se estruturavam essas revolucionárias montagens construtivistas. Na análise do espetáculo escolhido, as dimensões estruturais e funcionais do cenário, figurino e movimentação dos atores foram também observadas. Desse modo, pudemos destacar características do construtivismo na encenação de O cornudo magnífico.
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