Modelagem de dados para planejamento e gestão operacional de transportes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giacaglia, Marcelo Eduardo
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-03062008-090151/
Resumo: A integração das atividades da gestão de sistemas de transportes urbanos, em todos os níveis, é altamente desejável no âmbito de uma entidade. A integração interinstitucional é também importante quando existe sobreposição de planos ou de áreas de atuação, situação típica de grandes aglomerados urbanos. Para que os planos dessas entidades sejam consistentes entre si, há necessidade do uso compartilhado de informações. Esse compartilhamento é melhor obtido pela integração dos respectivos bancos de dados. Tal integração, entretanto, tem sido inviabilizada por fatores de natureza técnica e até política ligadas à necessária autonomia de cada uma. Nesta Tese, após a análise de diversas tentativas de solução para o problema, são identificados os aspectos críticos para a modelagem e a construção de Sistemas de Bancos de Dados, como elementos de suporte à Integração do Planejamento e da Gestão Operacional de Transportes, tanto no âmbito intra-institucional como interinstitucional. Para cada um deles, são indicadas as deficiências de sistemas existentes e propostas soluções ou diretrizes. Os aspectos críticos identificados e tratados são: a capacidade de suporte à integração das diferentes atividades da gestão operacional: planejamento, programação e acompanhamento, em uma mesma entidade; a capacidade de suporte à integração dos diferentes níveis decisórios em uma mesma entidade; o conteúdo, a estrutura e a estabilidade temporal de bancos de dados utilizados em planejamento estratégico e/ou tático, regional e/ou local; a capacidade de prover a comunicação interinstitucional; a estabilidade face a mudanças institucionais.
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