Vulnerabilidade em saúde na região de fronteira e habilidades sociais de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Rafael Soares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-08032023-165450/
Resumo: Introdução: A vulnerabilidade em saúde de adolescentes em região de fronteira tem recebido destaque em pesquisas na área de educação e saúde pública, auxiliando na identificação e influências na alteração de comportamentos e relacionamentos nessa faixa etária, campo que as habilidades sociais tem demonstrado evidências no enfrentamento dessa problemática. O estudo buscou analisar a associação da vulnerabilidade em saúde na região de fronteira e as habilidades sociais de adolescentes, a fim de fundamentar futuras estratégias de prevenção e promoção de saúde. Métodos: Contempla um estudo de revisão sistemática e quatro estudos quantitativos. Resultados: No estudo de revisão sistemática identificou-se a eficácia de programas de habilidades sociais com a estratégia de encontros e atividades semanais e sistema eletrônico para acompanhamento de adolescentes. Nos estudos quantitativos apresentou-se a associação entre fatores de risco em saúde e as habilidades sociais de adolescentes, sendo relevantes: 1) O consumo de álcool, sentimento de solidão e envolvimento em brigas com o auto-controle; 2) Indicadores mais amplos de saúde sexual com as habilidades sociais; 3) O bullying, regulação parental com a empatia, e por fim 4) A atividade física, regulação parental com a desenvoltura social. Conclusões e Recomendações: O estudo demonstra a associação entre o repertório de habilidades sociais e a vulnerabilidade em saúde de adolescentes em região de fronteira, apontando evidências de programas para instrumentalizar futuras pesquisas, sendo assim o estudo indica: (i) Considerar a caracterização da vulnerabilidade em saúde apresentada neste estudo na região de fronteira entre Brasil, Paraguay e Argentina e a influência no repertório de habilidades sociais de adolescentes; (ii) Conduzir futuras pesquisas e intervenções em habilidades sociais considerando as intervenções e tecnologias que apresentam melhor evidência científica.
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spelling Vulnerabilidade em saúde na região de fronteira e habilidades sociais de adolescentesHealth vulnerability in the border region and social skills of adolescentsAdolescenceAdolescênciaBorder regionFatores de riscoHabilidades sociaisRegião de fronteiraRisk factorsSocial skillsVulnerabilidadeVulnerabilityIntrodução: A vulnerabilidade em saúde de adolescentes em região de fronteira tem recebido destaque em pesquisas na área de educação e saúde pública, auxiliando na identificação e influências na alteração de comportamentos e relacionamentos nessa faixa etária, campo que as habilidades sociais tem demonstrado evidências no enfrentamento dessa problemática. O estudo buscou analisar a associação da vulnerabilidade em saúde na região de fronteira e as habilidades sociais de adolescentes, a fim de fundamentar futuras estratégias de prevenção e promoção de saúde. Métodos: Contempla um estudo de revisão sistemática e quatro estudos quantitativos. Resultados: No estudo de revisão sistemática identificou-se a eficácia de programas de habilidades sociais com a estratégia de encontros e atividades semanais e sistema eletrônico para acompanhamento de adolescentes. Nos estudos quantitativos apresentou-se a associação entre fatores de risco em saúde e as habilidades sociais de adolescentes, sendo relevantes: 1) O consumo de álcool, sentimento de solidão e envolvimento em brigas com o auto-controle; 2) Indicadores mais amplos de saúde sexual com as habilidades sociais; 3) O bullying, regulação parental com a empatia, e por fim 4) A atividade física, regulação parental com a desenvoltura social. Conclusões e Recomendações: O estudo demonstra a associação entre o repertório de habilidades sociais e a vulnerabilidade em saúde de adolescentes em região de fronteira, apontando evidências de programas para instrumentalizar futuras pesquisas, sendo assim o estudo indica: (i) Considerar a caracterização da vulnerabilidade em saúde apresentada neste estudo na região de fronteira entre Brasil, Paraguay e Argentina e a influência no repertório de habilidades sociais de adolescentes; (ii) Conduzir futuras pesquisas e intervenções em habilidades sociais considerando as intervenções e tecnologias que apresentam melhor evidência científica.Introduction: The health vulnerability of adolescents in the border region has been highlighted in research in education and public health, helping to identify and influence the change in behaviour and relationships in this age, a field in which social skills have shown evidence in coping of this problem. The study sought to analyse the association between health vulnerability in the border region and the social skills of adolescents, to support future prevention and health promotion strategies. Methods: It includes a systematic review study and four quantitative studies. Results: In the systematic review study, the effectiveness of social skills programs was identified with the strategy of weekly meetings and activities and an electronic system for monitoring adolescents. In quantitative studies, the association between health risk factors and the social skills of adolescents was presented, being relevant: 1) Alcohol consumption, feeling of loneliness and involvement in fights with self-control; 2) Broader indicators of sexual health with social skills; 3) Bullying, parental regulation with empathy, and finally 4) Physical activity, parental regulation with social resourcefulness. Conclusions and Recommendations: The study demonstrates the association between the repertoire of social skills and the vulnerability in health of adolescents in the border region, pointing out evidence of programs to instrumentalize future research, so the study indicates: (i) Consider the characterization of vulnerability in health presented in this study in the border region between Brazil, Paraguay and Argentina and the influence on the repertoire of social skills of adolescents; (ii) Conduct future research and interventions in social skills considering interventions and technologies that present the best scientific evidence.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlmeida, Ana Maria deCorrêa, Rafael Soares2022-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-08032023-165450/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-03-14T19:28:37Zoai:teses.usp.br:tde-08032023-165450Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-03-14T19:28:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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