Montagem e utilização de ambientes virtuais agrícolas em um sistema de multiprojeção imersivo a partir de cenas naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Claiton de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18145/tde-13032018-104707/
Resumo: A geração de ambientes virtuais de áreas urbanas ou cenas naturais coloca um grande número de problemas no âmbito da Computação Gráfica, dado que a quantidade de informação necessária para a criação de modelos realistas é dependente da dimensão e complexidade da área a modelar. A construção de um grande número de modelos de objetos naturais de forma detalhada é extremamente trabalhosa. Enquanto os modelos de estruturas artificiais, tais como máquinas ou edifícios podem ser obtidos a partir de fontes CAD, o mesmo não ocorre as plantas e outros fenômenos naturais. Embora muitos ambientes virtuais sejam criados por modelagem manual e individual de cada um dos seus componentes, os processos automáticos e semi-automáticos de reconstrução de ambientes naturais 3D provaram que podem ser muito mais eficientes, reduzindo a duração, o custo e a alocação de recursos humanos. A integração entre diferentes tecnologias e ferramentas que possibilitem a identificação de elementos em um cenário agrícola, modelagem de objetos 3D e a posterior apresentação e utilização do ambiente virtual em um sistema do tipo CAVE não é uma tarefa trivial. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é desenvolver uma metodologia de montagem automática de ambientes virtuais agrícolas baseada na extração de objetos de cenas naturais reais a partir de imagens de vídeo para utilização no sistema de multiprojeção imersivo do Laboratório Multiusuário de Visualização 3D Imersiva de São Carlos (LMVI). A partir de um modelo de dados 3D projetado em um sistema que oferece um alto grau de imersão e interação como o LMVI, pode-se fazer comparações com outros modelos de dados ou com o mesmo modelo em épocas diferentes. Através da comparação entre modelos é possível identificar alterações que ocorreram no ambiente ao longo do tempo (tanto naturais como causadas pelo homem) auxiliando na tomada de decisão em processos agrícolas.
id USP_3d9c8ab35d44912b645cb8e0cf83707c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13032018-104707
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Montagem e utilização de ambientes virtuais agrícolas em um sistema de multiprojeção imersivo a partir de cenas naturaisGeneration and use of virtual agricultural environments in an immersive multiprojection system from natural scenesAmbientes virtuaisImage segmentationNatural scene recognitionReconhecimento de cenas naturaisSistema de multiprojeção imersivoVirtual environmentsA geração de ambientes virtuais de áreas urbanas ou cenas naturais coloca um grande número de problemas no âmbito da Computação Gráfica, dado que a quantidade de informação necessária para a criação de modelos realistas é dependente da dimensão e complexidade da área a modelar. A construção de um grande número de modelos de objetos naturais de forma detalhada é extremamente trabalhosa. Enquanto os modelos de estruturas artificiais, tais como máquinas ou edifícios podem ser obtidos a partir de fontes CAD, o mesmo não ocorre as plantas e outros fenômenos naturais. Embora muitos ambientes virtuais sejam criados por modelagem manual e individual de cada um dos seus componentes, os processos automáticos e semi-automáticos de reconstrução de ambientes naturais 3D provaram que podem ser muito mais eficientes, reduzindo a duração, o custo e a alocação de recursos humanos. A integração entre diferentes tecnologias e ferramentas que possibilitem a identificação de elementos em um cenário agrícola, modelagem de objetos 3D e a posterior apresentação e utilização do ambiente virtual em um sistema do tipo CAVE não é uma tarefa trivial. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é desenvolver uma metodologia de montagem automática de ambientes virtuais agrícolas baseada na extração de objetos de cenas naturais reais a partir de imagens de vídeo para utilização no sistema de multiprojeção imersivo do Laboratório Multiusuário de Visualização 3D Imersiva de São Carlos (LMVI). A partir de um modelo de dados 3D projetado em um sistema que oferece um alto grau de imersão e interação como o LMVI, pode-se fazer comparações com outros modelos de dados ou com o mesmo modelo em épocas diferentes. Através da comparação entre modelos é possível identificar alterações que ocorreram no ambiente ao longo do tempo (tanto naturais como causadas pelo homem) auxiliando na tomada de decisão em processos agrícolas.The generation of virtual environments for urban or natural scenes poses a number of problems within the Computer Graphics, since the amount of information needed to create realistic models is dependent on the size and complexity of the area to be modeled.The construction of a large number of natural object models in detail is extremely laborious. While the models of artificial structures, such as machines or buildings can be obtained from CAD sources, the same is not true plants and other natural phenomena. Although many virtual environments are created by individual and manual modeling of each of their components, the processes of automatic and semi-automatic 3D reconstruction of natural environments have proved to be much more efficient, reducing duration, cost and allocation of human resources.The integration between different technologies and tools that enable the identication of elements in an agricultural setting, modeling of 3D objects and the subsequent presentation and use of virtual environment in a CAVE-like system is not a trivial task. Thus, the objective of this research is to develop a methodology for automatic mounting of agricultural virtual environments based on the extraction of objects of natural scenes from real video images for use in the immersive multiprojection system of the Multiuser Laboratory of 3D Immersive Visualization of Sao Carlos (MLIV). From a 3d data model projected in a system that offers a high degree of immersion and interaction as MLIV, one can make comparisons with other data models or with the same model at different periods. Through the comparison between models is possible to identify changes that occurred in the environment over time (both natural and manmade) assisting the decision making in agricultural processes.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPorto, Arthur José VieiraOliveira, Claiton de2012-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18145/tde-13032018-104707/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-13032018-104707Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Montagem e utilização de ambientes virtuais agrícolas em um sistema de multiprojeção imersivo a partir de cenas naturais
Generation and use of virtual agricultural environments in an immersive multiprojection system from natural scenes
title Montagem e utilização de ambientes virtuais agrícolas em um sistema de multiprojeção imersivo a partir de cenas naturais
spellingShingle Montagem e utilização de ambientes virtuais agrícolas em um sistema de multiprojeção imersivo a partir de cenas naturais
Oliveira, Claiton de
Ambientes virtuais
Image segmentation
Natural scene recognition
Reconhecimento de cenas naturais
Sistema de multiprojeção imersivo
Virtual environments
title_short Montagem e utilização de ambientes virtuais agrícolas em um sistema de multiprojeção imersivo a partir de cenas naturais
title_full Montagem e utilização de ambientes virtuais agrícolas em um sistema de multiprojeção imersivo a partir de cenas naturais
title_fullStr Montagem e utilização de ambientes virtuais agrícolas em um sistema de multiprojeção imersivo a partir de cenas naturais
title_full_unstemmed Montagem e utilização de ambientes virtuais agrícolas em um sistema de multiprojeção imersivo a partir de cenas naturais
title_sort Montagem e utilização de ambientes virtuais agrícolas em um sistema de multiprojeção imersivo a partir de cenas naturais
author Oliveira, Claiton de
author_facet Oliveira, Claiton de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Porto, Arthur José Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Claiton de
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes virtuais
Image segmentation
Natural scene recognition
Reconhecimento de cenas naturais
Sistema de multiprojeção imersivo
Virtual environments
topic Ambientes virtuais
Image segmentation
Natural scene recognition
Reconhecimento de cenas naturais
Sistema de multiprojeção imersivo
Virtual environments
description A geração de ambientes virtuais de áreas urbanas ou cenas naturais coloca um grande número de problemas no âmbito da Computação Gráfica, dado que a quantidade de informação necessária para a criação de modelos realistas é dependente da dimensão e complexidade da área a modelar. A construção de um grande número de modelos de objetos naturais de forma detalhada é extremamente trabalhosa. Enquanto os modelos de estruturas artificiais, tais como máquinas ou edifícios podem ser obtidos a partir de fontes CAD, o mesmo não ocorre as plantas e outros fenômenos naturais. Embora muitos ambientes virtuais sejam criados por modelagem manual e individual de cada um dos seus componentes, os processos automáticos e semi-automáticos de reconstrução de ambientes naturais 3D provaram que podem ser muito mais eficientes, reduzindo a duração, o custo e a alocação de recursos humanos. A integração entre diferentes tecnologias e ferramentas que possibilitem a identificação de elementos em um cenário agrícola, modelagem de objetos 3D e a posterior apresentação e utilização do ambiente virtual em um sistema do tipo CAVE não é uma tarefa trivial. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é desenvolver uma metodologia de montagem automática de ambientes virtuais agrícolas baseada na extração de objetos de cenas naturais reais a partir de imagens de vídeo para utilização no sistema de multiprojeção imersivo do Laboratório Multiusuário de Visualização 3D Imersiva de São Carlos (LMVI). A partir de um modelo de dados 3D projetado em um sistema que oferece um alto grau de imersão e interação como o LMVI, pode-se fazer comparações com outros modelos de dados ou com o mesmo modelo em épocas diferentes. Através da comparação entre modelos é possível identificar alterações que ocorreram no ambiente ao longo do tempo (tanto naturais como causadas pelo homem) auxiliando na tomada de decisão em processos agrícolas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18145/tde-13032018-104707/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18145/tde-13032018-104707/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090673295491072