O ator do drama musical: a importância do trabalho de corpo e atuação para o cantor de ópera

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Norma Gabriel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-13022019-142505/
Resumo: A ópera combina diferentes artes numa só: canto, teatro e música, o que exige, dos cantores que dela participam, um domínio técnico de sua voz, mas, para além disto, também sua corporeidade. Deste modo, o objetivo do presente trabalho é demonstrar a dificuldade do cantor/ator em expressar-se, corporalmente, no momento de sua encenação, ocasionando, neste atuante, uma desconexão entre o que ele expressa vocalmente e sua gestualidade, o que gera uma defasagem na comunicação cênica deste artista; e também, apresentar como as técnicas corporais puderam despertar estes corpos, tornando-os mais presentes cenicamente. Para tanto, apresentamos de que maneira práticas corporais como yoga, meditação, bioenergética, jogos teatrais e técnica de atuação para a formação artística do cantor/ator possibilitam torná-lo consciente acerca do estado de sua presença corporal em cena. Assim, nos valeremos do uso de técnicas de Marta Graham, o qual a respiração é um dos princípios em sua dança (o release inspiração/expiração), bem como os exercícios de jogos de improvisação e triangulação da Commedia dell\'arte e o Método das Ações Físicas de Stanislavski como atuação para o cantor de ópera. Como resultado, verificamos que estas práticas propiciaram aos atuantes envolvidos no processo um corpo mais vivo, menos estatuário, mais verossímil, e que estes fatores influenciaram na construção corporal da personagem operística.
id USP_3ee79f105dfbc1e1244eaf7f9dce3d34
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13022019-142505
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O ator do drama musical: a importância do trabalho de corpo e atuação para o cantor de ópera-ActionAtuaçãoBodyCantoCorpoOperaÓperaSingerA ópera combina diferentes artes numa só: canto, teatro e música, o que exige, dos cantores que dela participam, um domínio técnico de sua voz, mas, para além disto, também sua corporeidade. Deste modo, o objetivo do presente trabalho é demonstrar a dificuldade do cantor/ator em expressar-se, corporalmente, no momento de sua encenação, ocasionando, neste atuante, uma desconexão entre o que ele expressa vocalmente e sua gestualidade, o que gera uma defasagem na comunicação cênica deste artista; e também, apresentar como as técnicas corporais puderam despertar estes corpos, tornando-os mais presentes cenicamente. Para tanto, apresentamos de que maneira práticas corporais como yoga, meditação, bioenergética, jogos teatrais e técnica de atuação para a formação artística do cantor/ator possibilitam torná-lo consciente acerca do estado de sua presença corporal em cena. Assim, nos valeremos do uso de técnicas de Marta Graham, o qual a respiração é um dos princípios em sua dança (o release inspiração/expiração), bem como os exercícios de jogos de improvisação e triangulação da Commedia dell\'arte e o Método das Ações Físicas de Stanislavski como atuação para o cantor de ópera. Como resultado, verificamos que estas práticas propiciaram aos atuantes envolvidos no processo um corpo mais vivo, menos estatuário, mais verossímil, e que estes fatores influenciaram na construção corporal da personagem operística.The opera combines different arts in one: singing, theater and music, which requires, from the singers who participate, a technical domain of his voice, but also his corporeality. In this way, the objective of the present work is to demonstrate the difficulty of the singer / actor in expressing themselves, at the time of their staging, causing, in this actor, a disconnection between what he expresses vocally and his gesture, which generates a lag in the scenic communication of this artist; and also to present how body techniques could awaken these bodies, making them more present in a cenic. In order to do so, we present how corporal practices such as yoga, meditation, bioenergetics, theater plays and acting techniques for the artistic formation of the singer / actor become possible to make him aware about the state of his bodily presence on the scene. Thus, we will use the techniques of Martha Graham, whose breathing is one of the principles in her dance (the release inspiration / expiration), as well as the exercises of improvisation and triangulation games of the Commedia dell\'arte and the Method of Physical Actions of Stanislavski as acting for the opera singer. As a result, we verified that these practices gave the actors involved in the process a more living body, less statuary, more believable, and that these factors influenced the body construction of the operatic character.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCintra, Fabio Cardozo de MelloBrito, Norma Gabriel2018-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-13022019-142505/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-13022019-142505Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ator do drama musical: a importância do trabalho de corpo e atuação para o cantor de ópera
-
title O ator do drama musical: a importância do trabalho de corpo e atuação para o cantor de ópera
spellingShingle O ator do drama musical: a importância do trabalho de corpo e atuação para o cantor de ópera
Brito, Norma Gabriel
Action
Atuação
Body
Canto
Corpo
Opera
Ópera
Singer
title_short O ator do drama musical: a importância do trabalho de corpo e atuação para o cantor de ópera
title_full O ator do drama musical: a importância do trabalho de corpo e atuação para o cantor de ópera
title_fullStr O ator do drama musical: a importância do trabalho de corpo e atuação para o cantor de ópera
title_full_unstemmed O ator do drama musical: a importância do trabalho de corpo e atuação para o cantor de ópera
title_sort O ator do drama musical: a importância do trabalho de corpo e atuação para o cantor de ópera
author Brito, Norma Gabriel
author_facet Brito, Norma Gabriel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cintra, Fabio Cardozo de Mello
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Norma Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv Action
Atuação
Body
Canto
Corpo
Opera
Ópera
Singer
topic Action
Atuação
Body
Canto
Corpo
Opera
Ópera
Singer
description A ópera combina diferentes artes numa só: canto, teatro e música, o que exige, dos cantores que dela participam, um domínio técnico de sua voz, mas, para além disto, também sua corporeidade. Deste modo, o objetivo do presente trabalho é demonstrar a dificuldade do cantor/ator em expressar-se, corporalmente, no momento de sua encenação, ocasionando, neste atuante, uma desconexão entre o que ele expressa vocalmente e sua gestualidade, o que gera uma defasagem na comunicação cênica deste artista; e também, apresentar como as técnicas corporais puderam despertar estes corpos, tornando-os mais presentes cenicamente. Para tanto, apresentamos de que maneira práticas corporais como yoga, meditação, bioenergética, jogos teatrais e técnica de atuação para a formação artística do cantor/ator possibilitam torná-lo consciente acerca do estado de sua presença corporal em cena. Assim, nos valeremos do uso de técnicas de Marta Graham, o qual a respiração é um dos princípios em sua dança (o release inspiração/expiração), bem como os exercícios de jogos de improvisação e triangulação da Commedia dell\'arte e o Método das Ações Físicas de Stanislavski como atuação para o cantor de ópera. Como resultado, verificamos que estas práticas propiciaram aos atuantes envolvidos no processo um corpo mais vivo, menos estatuário, mais verossímil, e que estes fatores influenciaram na construção corporal da personagem operística.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-13022019-142505/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-13022019-142505/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090670605893632