Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-28062019-175122/ |
Resumo: | A história do livro didático brasileiro é recuperada neste trabalho no período correspondente à instalação do Estado Nacional, juntamente com a criação das escolas públicas elementares e secundárias, até a primeira década do século atual, com as propostas de ampliação da rede escolar do regime republicano. Nesta trajetória, acompanhamos a construção do saber escolar organizado pelo poder educacional, dividido entre o Estado civil e a Igreja Católica. Em meio às disputas entre os dois setores, o livro escolar desempenhava um papel fundamental na concretização dos projetos educacionais de ambas as tendências. O livro didático foi se transformando em uma importante mercadoria das empresas editoriais que se aliaram ao Estado na divulgação dessa produção cultural que tendia a se ampliar. O saber escolar contido no livro didático é analisado pelas disciplinas História Geral e do Brasil, desvendando o processo de transposição do saber erudito para o saber a ser ensinado. Dentro dessa problemática, situamos o papel dos autores dos livros didáticos de História e o \"lugar\" de sua produção. A partir da confecção do livro didático, na qual pudemos identificar os inúmeros agentes que interferiam em sua composição, buscamos identificar como este objeto cultural era usado por professores e alunos nos diferentes espaços escolares, detectando as questões que envolveram o processo de ensino e aprendizagem do período. |
id |
USP_3ff3a849edae0d093275de3e30a5199d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-28062019-175122 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolarTextbooks and historical knowledge: a history of school cultureAprendizagemCompêndiosCurriculumDisciplina escolarEditoraEnsino de HistóriaHistóriaHistória da civilizaçãoHistória do BrasilHistory of EducationHistory of School cultureHistory textbookLearningLivro de leituraLivro didáticoSaber escolarSagradaScholarly editionsSchool disciplinesSchool knowledgeTeacher trainingTextbookTransposição didáticaA história do livro didático brasileiro é recuperada neste trabalho no período correspondente à instalação do Estado Nacional, juntamente com a criação das escolas públicas elementares e secundárias, até a primeira década do século atual, com as propostas de ampliação da rede escolar do regime republicano. Nesta trajetória, acompanhamos a construção do saber escolar organizado pelo poder educacional, dividido entre o Estado civil e a Igreja Católica. Em meio às disputas entre os dois setores, o livro escolar desempenhava um papel fundamental na concretização dos projetos educacionais de ambas as tendências. O livro didático foi se transformando em uma importante mercadoria das empresas editoriais que se aliaram ao Estado na divulgação dessa produção cultural que tendia a se ampliar. O saber escolar contido no livro didático é analisado pelas disciplinas História Geral e do Brasil, desvendando o processo de transposição do saber erudito para o saber a ser ensinado. Dentro dessa problemática, situamos o papel dos autores dos livros didáticos de História e o \"lugar\" de sua produção. A partir da confecção do livro didático, na qual pudemos identificar os inúmeros agentes que interferiam em sua composição, buscamos identificar como este objeto cultural era usado por professores e alunos nos diferentes espaços escolares, detectando as questões que envolveram o processo de ensino e aprendizagem do período.The history of the Brazilian textbook, in this research, is presented from the constitution of the National State, with the creation of public schools until the first decade of the twentieth century, with the expansion of schools under the republican regime. In this trajectory, we follow the construction of school knowledge organized by the educational power, divided between the civil state and the Catholic Church. The textbook, amid the disputes between the civil and religious powers, came to occupy a fundamental place in the realization of the educational projects of both tendencies. The research then presents the growth of the production of the school book and its transformation into an important commodity for the publishing companies that allied themselves with the policies of the State in the spreading of a cultural production that tended to expand. The textbook, in a second part of the research, is analyzed by the construction of school discipline. It selects, as a case study, the books of History of Brazil and of Universal History in the process of articulation carried out by the authors between historical and erudite religious knowledge in the production of historical school content. From the process of making the textbook and its different agents, the third part of the research presents how this cultural object was used by teachers and students in different school spaces, identifying the problems that involved the teaching and learning process of this period.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGlezer, RaquelBittencourt, Circe Maria Fernandes1993-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-28062019-175122/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-07-04T17:55:14Zoai:teses.usp.br:tde-28062019-175122Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-07-04T17:55:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar Textbooks and historical knowledge: a history of school culture |
title |
Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar |
spellingShingle |
Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar Bittencourt, Circe Maria Fernandes Aprendizagem Compêndios Curriculum Disciplina escolar Editora Ensino de História História História da civilização História do Brasil History of Education History of School culture History textbook Learning Livro de leitura Livro didático Saber escolar Sagrada Scholarly editions School disciplines School knowledge Teacher training Textbook Transposição didática |
title_short |
Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar |
title_full |
Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar |
title_fullStr |
Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar |
title_full_unstemmed |
Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar |
title_sort |
Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar |
author |
Bittencourt, Circe Maria Fernandes |
author_facet |
Bittencourt, Circe Maria Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Glezer, Raquel |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bittencourt, Circe Maria Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Compêndios Curriculum Disciplina escolar Editora Ensino de História História História da civilização História do Brasil History of Education History of School culture History textbook Learning Livro de leitura Livro didático Saber escolar Sagrada Scholarly editions School disciplines School knowledge Teacher training Textbook Transposição didática |
topic |
Aprendizagem Compêndios Curriculum Disciplina escolar Editora Ensino de História História História da civilização História do Brasil History of Education History of School culture History textbook Learning Livro de leitura Livro didático Saber escolar Sagrada Scholarly editions School disciplines School knowledge Teacher training Textbook Transposição didática |
description |
A história do livro didático brasileiro é recuperada neste trabalho no período correspondente à instalação do Estado Nacional, juntamente com a criação das escolas públicas elementares e secundárias, até a primeira década do século atual, com as propostas de ampliação da rede escolar do regime republicano. Nesta trajetória, acompanhamos a construção do saber escolar organizado pelo poder educacional, dividido entre o Estado civil e a Igreja Católica. Em meio às disputas entre os dois setores, o livro escolar desempenhava um papel fundamental na concretização dos projetos educacionais de ambas as tendências. O livro didático foi se transformando em uma importante mercadoria das empresas editoriais que se aliaram ao Estado na divulgação dessa produção cultural que tendia a se ampliar. O saber escolar contido no livro didático é analisado pelas disciplinas História Geral e do Brasil, desvendando o processo de transposição do saber erudito para o saber a ser ensinado. Dentro dessa problemática, situamos o papel dos autores dos livros didáticos de História e o \"lugar\" de sua produção. A partir da confecção do livro didático, na qual pudemos identificar os inúmeros agentes que interferiam em sua composição, buscamos identificar como este objeto cultural era usado por professores e alunos nos diferentes espaços escolares, detectando as questões que envolveram o processo de ensino e aprendizagem do período. |
publishDate |
1993 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1993-06-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-28062019-175122/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-28062019-175122/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809091152525131776 |