Comportamentos interativos maternos associados ao senso de competência parental e histórico de adversidades na infância das mães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ongilio, Fernanda Leite
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17148/tde-29062023-111157/
Resumo: O objetivo do presente estudo foi examinar comportamentos interativos maternos com seus/suas filhos/filhas associados ao histórico de adversidade na infância das mães e ao senso de competência parental. A amostra foi composta por 47 mães e seus/suas filhos/filhas de dois a cinco anos de idade, recrutadas em escolas públicas municipais e Núcleos de Saúde da Família em Ribeirão Preto (SP). A coleta de dados envolveu uma sessão para observação e gravação da interação mãe-criança em situação lúdica livre e estruturada, e uma sessão para aplicação dos questionários. O histórico de adversidades na infância materna foi avaliado pelo ACE - The Adverse Childhood Experience e o senso de competência parental pelo PSOC - Parenting Sense of Competence Scale. O nível socioeconômico foi avaliado pelo Critério Brasil de 2018, da Associação brasileira de empresas de pesquisa. O comportamento interativo materno foi analisado pelo PICCOLO - Parenting Interactions with Children: Checklist of Observations Linked to Outcomes, utilizando-se as videogravações da interação mãe-criança. Foi realizado o teste de Kolmogorov-Smirnov e, constatado que as variáveis do estudo não apresentavam distribuição normal, adotou-se estatística não-paramétrica. A amostra foi dividida em dois grupos com base nas medianas dos escores do PICCOLO, a saber: grupo com escore igual ou acima da mediana (Grupo &ge; Med) e grupo com escore abaixo da mediana (Grupo < Med). Essa divisão foi realizada tanto para o escore total, quanto para os escores dos quatro domínios (Afeto, Responsividade, Encorajamento e Ensino), nas situações livre e estruturada. Na análise de associação das variáveis foi feita a comparação entre os grupos por meio do teste de Mann-Whitney, para as variáveis contínuas, e do teste Qui-quadrado, para as variáveis categóricas. As análises foram processadas pelo Statistical Package for Social Sciences (versão 25.0; p &le; 0,05). Os resultados mostraram que os escores medianos do PSOC e ACE foram semelhantes nos dois grupos (PICCOLO - Total, situação estruturada: Grupo &ge; Med, PSOC = 50 [45-60] e ACE = 3 [0-8]; Grupo < Med, PSOC = 49 [43-65] e ACE = 2 [0-10]; PICCOLO - Total, situação livre: Grupo &ge; Med, PSOC = 50 [43-65] e ACE = 3 [0-8]; Grupo < Med, PSOC = 49 [44-60] e ACE = 2 [0-10]; não houve diferenças entre os grupos). Os resultados do ACE e PSOC nos grupos, considerando-se as quatro dimensões do PICCOLO, seguiram o padrão do PICCOLO - Total. Destaca-se que, no ACE, a porcentagem de mães com quatro ou mais adversidades na infância (indicador de alto nível) foi em torno de um terço em ambos os grupos (Grupo &ge; Med = 32%; Grupo < Med = 36%). Os achados do presente estudo mostraram que as mães de ambos os grupos apresentaram padrões de comportamentos positivos de afetividade, responsividade, engajamento e ensino ao interagir com seus/suas filhos/filhas e senso de competência parental elevado, independentemente das experiências adversas prévias enfrentadas na sua infância. O estudo contribuiu com a área de interação mãe-criança ao utilizar o instrumento PICCOLO, ainda pouco usado no Brasil, e ao examinar o histórico de adversidades na infância materna.
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O histórico de adversidades na infância materna foi avaliado pelo ACE - The Adverse Childhood Experience e o senso de competência parental pelo PSOC - Parenting Sense of Competence Scale. O nível socioeconômico foi avaliado pelo Critério Brasil de 2018, da Associação brasileira de empresas de pesquisa. O comportamento interativo materno foi analisado pelo PICCOLO - Parenting Interactions with Children: Checklist of Observations Linked to Outcomes, utilizando-se as videogravações da interação mãe-criança. Foi realizado o teste de Kolmogorov-Smirnov e, constatado que as variáveis do estudo não apresentavam distribuição normal, adotou-se estatística não-paramétrica. A amostra foi dividida em dois grupos com base nas medianas dos escores do PICCOLO, a saber: grupo com escore igual ou acima da mediana (Grupo &ge; Med) e grupo com escore abaixo da mediana (Grupo < Med). Essa divisão foi realizada tanto para o escore total, quanto para os escores dos quatro domínios (Afeto, Responsividade, Encorajamento e Ensino), nas situações livre e estruturada. Na análise de associação das variáveis foi feita a comparação entre os grupos por meio do teste de Mann-Whitney, para as variáveis contínuas, e do teste Qui-quadrado, para as variáveis categóricas. As análises foram processadas pelo Statistical Package for Social Sciences (versão 25.0; p &le; 0,05). Os resultados mostraram que os escores medianos do PSOC e ACE foram semelhantes nos dois grupos (PICCOLO - Total, situação estruturada: Grupo &ge; Med, PSOC = 50 [45-60] e ACE = 3 [0-8]; Grupo < Med, PSOC = 49 [43-65] e ACE = 2 [0-10]; PICCOLO - Total, situação livre: Grupo &ge; Med, PSOC = 50 [43-65] e ACE = 3 [0-8]; Grupo < Med, PSOC = 49 [44-60] e ACE = 2 [0-10]; não houve diferenças entre os grupos). Os resultados do ACE e PSOC nos grupos, considerando-se as quatro dimensões do PICCOLO, seguiram o padrão do PICCOLO - Total. Destaca-se que, no ACE, a porcentagem de mães com quatro ou mais adversidades na infância (indicador de alto nível) foi em torno de um terço em ambos os grupos (Grupo &ge; Med = 32%; Grupo < Med = 36%). Os achados do presente estudo mostraram que as mães de ambos os grupos apresentaram padrões de comportamentos positivos de afetividade, responsividade, engajamento e ensino ao interagir com seus/suas filhos/filhas e senso de competência parental elevado, independentemente das experiências adversas prévias enfrentadas na sua infância. O estudo contribuiu com a área de interação mãe-criança ao utilizar o instrumento PICCOLO, ainda pouco usado no Brasil, e ao examinar o histórico de adversidades na infância materna.This study aimed to examine maternal interactive behaviors with their children associated with the mothers\' history of adverse childhood experiences and parenting sense of competence. The sample was made up of 47 mothers and their children, aged 2 to 5 years old, recruited in public schools and family health centers in Ribeirão Preto (SP). Data collection included one session for observation and recording of the mother-child interaction in free- and structured-play situations and one session for the application of the questionnaires and scales. Maternal history of childhood adversities was assessed with the ACE - The Adverse Childhood Experience questionnaire, and parenting sense of competence was assessed using the PSOC - Parenting Sense of Competence Scale. Socioeconomic level was assessed using 2018\'s Critério Brasil, from Associação brasileira de empresas de pesquisa. Maternal interactive behavior was assessed with the PICCOLO - Parenting Interactions with Children: Checklist of Observations Linked to Outcomes, using the recorded mother-child interactions. The Kolmogorov-Smirnov test was carried out and, once it was verified that the study\'s main variables did not present a normal distribution, the choice for non-parametric statistics was made. The sample was divided into two groups based on the mothers\' PICCOLO scores\' medians, as follows: a group of mothers with scores equal to or above the sample\'s median (group &ge; Med) and a group of mothers with scores below the sample\'s median (group < Med). This division was performed for PICCOLO\'s total score and the instrument\'s four domains (Affection, Responsivity, Encouragement, and Teaching), for both free- and structured-play situations. For the comparison analysis between the groups, the Mann-Whitney test was used for continuous variables and the Chi-Square test was used for categorical variables. All analyses were processed using the Statistical Package for Social Sciences - SPSS (version 25.0; p &le; 0,05). Results showed that there were no statistical differences between the groups with higher and lower scores regarding the total sample\'s PICCOLO score median. As such, the groups were similar in terms of ACE and PSOC score patterns (PICCOLO - Total, structured-play: Group &ge; Med, PSOC = 50 [45-60] and ACE = 3 [0-8]; Group < Med, PSOC = 49 [43-65] and ACE = 2 [0-10]; PICCOLO - Total, free-play: Group &ge; Med, PSOC = 50 [43-65] and ACE = 3 [0-8]; Group < Med, PSOC = 49 [44-60] and ACE = 2 [0-10]). The percentage of mothers with four childhood adversities or more (an indicator of a high level of ACE) was similar in both groups, standing between 32% and 36%. ACE and PSOC results in the groups, considering PICCOLO\'s four domains, respectively, followed PICCOLO - Total\'s pattern. This study\'s findings show that mothers from both groups showed positive behavioral patterns of affection, responsivity, encouragement, and teaching when interacting with their children, and a high parenting sense of competence, regardless of previous childhood adverse experiences. The study contributes to the mother-child interaction field by using the PICCOLO, still scarcely used in Brazil, and by examining the maternal history of childhood adversities.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGaspardo, Cláudia MariaLinhares, Maria Beatriz MartinsOngilio, Fernanda Leite2023-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17148/tde-29062023-111157/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPReter o conteúdo por motivos de patente, publicação e/ou direitos autoriais.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-20T16:22:02Zoai:teses.usp.br:tde-29062023-111157Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-20T16:22:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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