Investigações matemáticas como metodologia de ensino para uma aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Breno Puertas de Freitas e
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-04052022-101401/
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de fornecer algumas bases para que os alunos do Ensino Básico tenham mais facilidade para entender Matemática, trabalhando alguns temas essenciais para o nível fundamental, que muitas vezes são negligenciados, ou pouco desenvolvidos, nessa fase da formação escolar. Para isto, criou-se uma sequência de ensino sobre cálculo mental e outra sobre áreas e perímetros. A metodologia de ensino- aprendizagem proposta é a investigação matemática, associada a atividades exploratórias, e é embasada nas teorias de desenvolvimento de Vygotsky. Espera-se que tal sequência promova um aprimoramento nos modos de raciocínio dos alunos, para resolver as atividades matemáticas com mais velocidade e precisão, além de maior autonomia intelectual para escolher o melhor modo de chegar aos resultados.
id USP_41caadcfd5eed01515a442ab687eefc5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04052022-101401
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Investigações matemáticas como metodologia de ensino para uma aprendizagem significativaMathematical investigation as a teaching methodology for meaningful learningAreas and perimetersÁreas e perímetrosCálculo mentalInvestigação matemáticaMathematical investigationMental calculusVygotskyVygotskyEste trabalho tem o objetivo de fornecer algumas bases para que os alunos do Ensino Básico tenham mais facilidade para entender Matemática, trabalhando alguns temas essenciais para o nível fundamental, que muitas vezes são negligenciados, ou pouco desenvolvidos, nessa fase da formação escolar. Para isto, criou-se uma sequência de ensino sobre cálculo mental e outra sobre áreas e perímetros. A metodologia de ensino- aprendizagem proposta é a investigação matemática, associada a atividades exploratórias, e é embasada nas teorias de desenvolvimento de Vygotsky. Espera-se que tal sequência promova um aprimoramento nos modos de raciocínio dos alunos, para resolver as atividades matemáticas com mais velocidade e precisão, além de maior autonomia intelectual para escolher o melhor modo de chegar aos resultados.This work aims to provide some support to students better understanding of Mathematics for Basic Education, working on essential themes for midle school, which are often neglected or poorly developed at this stage of education. For this, a teaching sequence on mental calculus, and another on areas and perimeters were created. The proposed teaching-learning methodology is mathematical investigation, associated with exploratory activities, and it is based on Vygotsky\'s theories of development. It is expected that such a sequence promotes an improvement in the students\' ways of reasoning, to solve mathematical activities with more speed and precision, as well as greater intellectual autonomy to choose the best way to reach the results.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPZuffi, Edna MauraSilva, Breno Puertas de Freitas e2022-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-04052022-101401/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-09T20:30:02Zoai:teses.usp.br:tde-04052022-101401Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-09T20:30:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigações matemáticas como metodologia de ensino para uma aprendizagem significativa
Mathematical investigation as a teaching methodology for meaningful learning
title Investigações matemáticas como metodologia de ensino para uma aprendizagem significativa
spellingShingle Investigações matemáticas como metodologia de ensino para uma aprendizagem significativa
Silva, Breno Puertas de Freitas e
Areas and perimeters
Áreas e perímetros
Cálculo mental
Investigação matemática
Mathematical investigation
Mental calculus
Vygotsky
Vygotsky
title_short Investigações matemáticas como metodologia de ensino para uma aprendizagem significativa
title_full Investigações matemáticas como metodologia de ensino para uma aprendizagem significativa
title_fullStr Investigações matemáticas como metodologia de ensino para uma aprendizagem significativa
title_full_unstemmed Investigações matemáticas como metodologia de ensino para uma aprendizagem significativa
title_sort Investigações matemáticas como metodologia de ensino para uma aprendizagem significativa
author Silva, Breno Puertas de Freitas e
author_facet Silva, Breno Puertas de Freitas e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zuffi, Edna Maura
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Breno Puertas de Freitas e
dc.subject.por.fl_str_mv Areas and perimeters
Áreas e perímetros
Cálculo mental
Investigação matemática
Mathematical investigation
Mental calculus
Vygotsky
Vygotsky
topic Areas and perimeters
Áreas e perímetros
Cálculo mental
Investigação matemática
Mathematical investigation
Mental calculus
Vygotsky
Vygotsky
description Este trabalho tem o objetivo de fornecer algumas bases para que os alunos do Ensino Básico tenham mais facilidade para entender Matemática, trabalhando alguns temas essenciais para o nível fundamental, que muitas vezes são negligenciados, ou pouco desenvolvidos, nessa fase da formação escolar. Para isto, criou-se uma sequência de ensino sobre cálculo mental e outra sobre áreas e perímetros. A metodologia de ensino- aprendizagem proposta é a investigação matemática, associada a atividades exploratórias, e é embasada nas teorias de desenvolvimento de Vygotsky. Espera-se que tal sequência promova um aprimoramento nos modos de raciocínio dos alunos, para resolver as atividades matemáticas com mais velocidade e precisão, além de maior autonomia intelectual para escolher o melhor modo de chegar aos resultados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-04052022-101401/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-04052022-101401/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090370478276608