Art Nouveau no Estado de São Paulo: elementos decorativos presentes na arquitetura escolar de Carlos Rosencrantz.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ghisolfi, Erika Miwa Okushigue
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-20102023-170111/
Resumo: Este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar a presença do estilo Art Nouveau nas escolas projetadas ou ornamentadas pelo arquiteto Carlos Rosencrantz, principalmente através de seus elementos decorativos. Essas escolas foram construídas no Estado de São Paulo durante o período da Primeira República, época em que edificações com elementos característicos do Art Nouveau eram mais comuns no país do que a historiografia da arquitetura brasileira demonstrou. A maioria das construções da Belle Époque brasileira encontram-se hoje demolidas e ainda persiste a relevância de aprofundar os estudos sobre o Art Nouveau no Brasil. Nesta perspectiva, algumas escolas do período se constituem em uma excelente fonte de material de estudo, visto que possuem em suas fachadas ou decoração interna os traços desse estilo. Na obra escolar de Carlos Rosencrantz destacam-se, nesse sentido, dois Grupos Escolares compactos construídos em Campinas e São Paulo, duas Escolas Normais de grande porte construídas em Pirassununga e São Carlos e algumas peças de detalhamento das Escolas Normais de Botucatu e Piracicaba. Dentre essas escolas foram selecionadas duas para visita técnica e estudo mais aprofundado: a Escola Normal de São Carlos e o Quarto Grupo Escolar de Campinas. Por via da abordagem da Pesquisa Histórica com as metodologias de Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa Documental, estas obras mostram características diversas em relação às variações europeias do Art Nouveau, estando presente nas escolas estudadas principalmente através de elementos decorativos, onde auxiliou a conferir identidade ao projeto, tornando-as obras únicas. O Art Nouveau foi um dos últimos estilos cuja ornamentação em riqueza de detalhes está associada à liberdade criativa e artística, justificando a relevância de pesquisas que estudem obras ou mesmo elementos remanescentes deste estilo. Ressalta-se a importância do estilo como produto de um período histórico específico no qual o desejo de adequação a um ideal de civilização e modernidade europeia proporcionou a troca de informações, ideias e referências entre o continente Europeu e o Brasil. Evidencia-se, também, projetos de arquitetos pouco conhecidos como Carlos Rosencrantz, cuja obra apresenta originalidade e criatividade artística notáveis. Por fim, espera-se que a investigação sobre as manifestações e características do Art Nouveau presentes nessas escolas, contribua para ampliação do conhecimento sobre o tema no país.
id USP_4dd8d69e56e21732ae775b7f1a5d0dec
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20102023-170111
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Art Nouveau no Estado de São Paulo: elementos decorativos presentes na arquitetura escolar de Carlos Rosencrantz.Art Nouveau in the State of São Paulo: decorative elements in Carlos Rosencrantz\'s school architecturearquitetura escolarArt NouveauArt NouveauBrazilian First Republic\'s schoolsCarlos RosencrantzCarlos Rosencrantzdecorative elementselementos decorativosescolas da Primeira Repúblicaschool architectureEste projeto de pesquisa tem por objetivo investigar a presença do estilo Art Nouveau nas escolas projetadas ou ornamentadas pelo arquiteto Carlos Rosencrantz, principalmente através de seus elementos decorativos. Essas escolas foram construídas no Estado de São Paulo durante o período da Primeira República, época em que edificações com elementos característicos do Art Nouveau eram mais comuns no país do que a historiografia da arquitetura brasileira demonstrou. A maioria das construções da Belle Époque brasileira encontram-se hoje demolidas e ainda persiste a relevância de aprofundar os estudos sobre o Art Nouveau no Brasil. Nesta perspectiva, algumas escolas do período se constituem em uma excelente fonte de material de estudo, visto que possuem em suas fachadas ou decoração interna os traços desse estilo. Na obra escolar de Carlos Rosencrantz destacam-se, nesse sentido, dois Grupos Escolares compactos construídos em Campinas e São Paulo, duas Escolas Normais de grande porte construídas em Pirassununga e São Carlos e algumas peças de detalhamento das Escolas Normais de Botucatu e Piracicaba. Dentre essas escolas foram selecionadas duas para visita técnica e estudo mais aprofundado: a Escola Normal de São Carlos e o Quarto Grupo Escolar de Campinas. Por via da abordagem da Pesquisa Histórica com as metodologias de Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa Documental, estas obras mostram características diversas em relação às variações europeias do Art Nouveau, estando presente nas escolas estudadas principalmente através de elementos decorativos, onde auxiliou a conferir identidade ao projeto, tornando-as obras únicas. O Art Nouveau foi um dos últimos estilos cuja ornamentação em riqueza de detalhes está associada à liberdade criativa e artística, justificando a relevância de pesquisas que estudem obras ou mesmo elementos remanescentes deste estilo. Ressalta-se a importância do estilo como produto de um período histórico específico no qual o desejo de adequação a um ideal de civilização e modernidade europeia proporcionou a troca de informações, ideias e referências entre o continente Europeu e o Brasil. Evidencia-se, também, projetos de arquitetos pouco conhecidos como Carlos Rosencrantz, cuja obra apresenta originalidade e criatividade artística notáveis. Por fim, espera-se que a investigação sobre as manifestações e características do Art Nouveau presentes nessas escolas, contribua para ampliação do conhecimento sobre o tema no país.This research project investigates the presence of the Art Nouveau style in schools designed or decorated by architect Carlos Rosencrantz, mainly through its decorative elements. These schools were built in the State of São Paulo during the period of the Brazilian First Republic, a time when buildings with characteristic elements of Art Nouveau were more common in the country than the historiography of Brazilian architecture demonstrates. Most of the buildings from the Brazilian Belle Époque are now demolished and the relevance of further studies on Art Nouveau in Brazil still persists. In this perspective, some schools of the period constitute an excellent source of study material, since they have in their facades or internal decoration the traces of this style. In the school work of Carlos Rosencrantz, stand out in this sense, two compact School Groups built in Campinas and São Paulo, two large Normal Schools built in Pirassununga and São Carlos and some design detail graphic pieces of the Normal Schools in Botucatu and Piracicaba. Among these schools, two were selected for a technical visit and further study: the Normal School of São Carlos and the Fourth School Group of Campinas. Through the approach of Historical Research with the methodologies of Bibliographic Research and Documentary Research, these works show different characteristics in relation to the European variations of Art Nouveau, being present in the schools studied mainly through decorative elements, where it helped to give identity to the project, making them unique works. Art Nouveau was one of the last styles whose ornamentation rich in details is associated with creative and artistic freedom, which justifies the relevance of study of projects or even remaining elements of this style. Art Nouveau importance is emphasized as a product of a specific historical period in which the desire to adapt to an European ideal of civilization and modernity would lead to the exchange of information, ideas and references between Europe and Brazil. This research also highlights projects by little-known architects such as Carlos Rosencrantz, whose work is notable for its originality and artistic creativity. Finally, it is expected that the research on the manifestations and characteristics of Art Nouveau present in these schools will contribute to expanding knowledge of this topic in Brazil.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSanches, Aline CoelhoGhisolfi, Erika Miwa Okushigue2023-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-20102023-170111/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-10-23T18:41:02Zoai:teses.usp.br:tde-20102023-170111Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-10-23T18:41:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Art Nouveau no Estado de São Paulo: elementos decorativos presentes na arquitetura escolar de Carlos Rosencrantz.
Art Nouveau in the State of São Paulo: decorative elements in Carlos Rosencrantz\'s school architecture
title Art Nouveau no Estado de São Paulo: elementos decorativos presentes na arquitetura escolar de Carlos Rosencrantz.
spellingShingle Art Nouveau no Estado de São Paulo: elementos decorativos presentes na arquitetura escolar de Carlos Rosencrantz.
Ghisolfi, Erika Miwa Okushigue
arquitetura escolar
Art Nouveau
Art Nouveau
Brazilian First Republic\'s schools
Carlos Rosencrantz
Carlos Rosencrantz
decorative elements
elementos decorativos
escolas da Primeira República
school architecture
title_short Art Nouveau no Estado de São Paulo: elementos decorativos presentes na arquitetura escolar de Carlos Rosencrantz.
title_full Art Nouveau no Estado de São Paulo: elementos decorativos presentes na arquitetura escolar de Carlos Rosencrantz.
title_fullStr Art Nouveau no Estado de São Paulo: elementos decorativos presentes na arquitetura escolar de Carlos Rosencrantz.
title_full_unstemmed Art Nouveau no Estado de São Paulo: elementos decorativos presentes na arquitetura escolar de Carlos Rosencrantz.
title_sort Art Nouveau no Estado de São Paulo: elementos decorativos presentes na arquitetura escolar de Carlos Rosencrantz.
author Ghisolfi, Erika Miwa Okushigue
author_facet Ghisolfi, Erika Miwa Okushigue
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanches, Aline Coelho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ghisolfi, Erika Miwa Okushigue
dc.subject.por.fl_str_mv arquitetura escolar
Art Nouveau
Art Nouveau
Brazilian First Republic\'s schools
Carlos Rosencrantz
Carlos Rosencrantz
decorative elements
elementos decorativos
escolas da Primeira República
school architecture
topic arquitetura escolar
Art Nouveau
Art Nouveau
Brazilian First Republic\'s schools
Carlos Rosencrantz
Carlos Rosencrantz
decorative elements
elementos decorativos
escolas da Primeira República
school architecture
description Este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar a presença do estilo Art Nouveau nas escolas projetadas ou ornamentadas pelo arquiteto Carlos Rosencrantz, principalmente através de seus elementos decorativos. Essas escolas foram construídas no Estado de São Paulo durante o período da Primeira República, época em que edificações com elementos característicos do Art Nouveau eram mais comuns no país do que a historiografia da arquitetura brasileira demonstrou. A maioria das construções da Belle Époque brasileira encontram-se hoje demolidas e ainda persiste a relevância de aprofundar os estudos sobre o Art Nouveau no Brasil. Nesta perspectiva, algumas escolas do período se constituem em uma excelente fonte de material de estudo, visto que possuem em suas fachadas ou decoração interna os traços desse estilo. Na obra escolar de Carlos Rosencrantz destacam-se, nesse sentido, dois Grupos Escolares compactos construídos em Campinas e São Paulo, duas Escolas Normais de grande porte construídas em Pirassununga e São Carlos e algumas peças de detalhamento das Escolas Normais de Botucatu e Piracicaba. Dentre essas escolas foram selecionadas duas para visita técnica e estudo mais aprofundado: a Escola Normal de São Carlos e o Quarto Grupo Escolar de Campinas. Por via da abordagem da Pesquisa Histórica com as metodologias de Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa Documental, estas obras mostram características diversas em relação às variações europeias do Art Nouveau, estando presente nas escolas estudadas principalmente através de elementos decorativos, onde auxiliou a conferir identidade ao projeto, tornando-as obras únicas. O Art Nouveau foi um dos últimos estilos cuja ornamentação em riqueza de detalhes está associada à liberdade criativa e artística, justificando a relevância de pesquisas que estudem obras ou mesmo elementos remanescentes deste estilo. Ressalta-se a importância do estilo como produto de um período histórico específico no qual o desejo de adequação a um ideal de civilização e modernidade europeia proporcionou a troca de informações, ideias e referências entre o continente Europeu e o Brasil. Evidencia-se, também, projetos de arquitetos pouco conhecidos como Carlos Rosencrantz, cuja obra apresenta originalidade e criatividade artística notáveis. Por fim, espera-se que a investigação sobre as manifestações e características do Art Nouveau presentes nessas escolas, contribua para ampliação do conhecimento sobre o tema no país.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-20102023-170111/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-20102023-170111/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090903685464064