O ensaio desenvolvimentista no cinema brasileiro de ficção científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Maria Estela Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-10072019-123034/
Resumo: Desde o início da colonização europeia, o Brasil sustenta no imaginário popular o rótulo de país do futuro. Tal mito tem sido reciclado através dos séculos de acordo com os contextos históricos, de forma que no século XX ajudou a levantar as bandeiras desenvolvimentistas dos governos de Getúlio Vargas e da ditadura militar. Após cair no ostracismo nas décadas de 1980 e 1990, foi trazido novamente à tona no início dos anos 2000 ao longo das gestões petistas, alinhado a uma política econômica identificada como ensaio desenvolvimentista. Tendo em vista que a cultura da mídia influencia e é influenciada por aspectos sociais, dentre eles a política institucional, e que a ficção científica é um gênero que narrativo que mobiliza a percepção das mais diversas características sociais, analisamos como o cinema brasileiro de ficção científica absorveu e propagou o mito do país do futuro durante os anos de governo do Partido dos Trabalhadores. Para isso, selecionamos dois filmes do período com formas de produção e distribuição distintas, são eles: O Homem do Futuro (TORRES, 2011) e Branco Sai, Preto Fica (QUEIRÓS, 2014). Ademais, nos valemos da semiótica de Greimas e dos Estudos Culturais como métodos de análise do material selecionado. Por fim, chegamos a um resultado que indica que os filmes têm visões opostas acerca do mito em questão, e que essas são influenciadas por abordagens distintas acerca da interação entre raça e classe social
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