Por que assistimos séries? Um framework do consumo de séries
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-02032021-131328/ |
Resumo: | Neste trabalho, propõe-se estudar o consumo de séries, principalmente o das maratonas. Tem como objetivo entender as etapas que compõem a jornada do consumo de séries e os principais fatores que influenciam a escolha e a experiência de assistir, bem como os usos e gratificações buscados nesse consumo. As teorias utilizadas para cercar o fenômeno foram a Teoria dos Usos e Gratificações, Hedonismo, estudos das Narrativas, Regra do Pico-fim e Fear of Missing Out (FoMO). O resultado principal é a proposta do framework do consumo de séries. Foram feitas três análises fatoriais exploratórias (AFE), que propuseram escalas para mensuração de diferentes etapas desta jornada. Outras análises estatísticas evidenciaram que hedonismo e picos-fins positivos influenciam o consumo em maratona; que os picos-fins negativos explicam abandonar uma série e que a construção de sentido é influenciada pela dimensão social, medo de ficar por fora (FoMO), hedonismo e picos-fins positivos. Por ser um estudo exploratório, este trabalho abre espaço, a partir da propositura do framework do consumo de séries, em que outros podem caminhar na busca por entender este fenômeno mundial midiático. |
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Por que assistimos séries? Um framework do consumo de sériesWhy do we watch series? A TV series consumption frameworkframeworkframeworkhedonismhedonismomarathonsmaratonapeak-endpico-fimsérieseriesNeste trabalho, propõe-se estudar o consumo de séries, principalmente o das maratonas. Tem como objetivo entender as etapas que compõem a jornada do consumo de séries e os principais fatores que influenciam a escolha e a experiência de assistir, bem como os usos e gratificações buscados nesse consumo. As teorias utilizadas para cercar o fenômeno foram a Teoria dos Usos e Gratificações, Hedonismo, estudos das Narrativas, Regra do Pico-fim e Fear of Missing Out (FoMO). O resultado principal é a proposta do framework do consumo de séries. Foram feitas três análises fatoriais exploratórias (AFE), que propuseram escalas para mensuração de diferentes etapas desta jornada. Outras análises estatísticas evidenciaram que hedonismo e picos-fins positivos influenciam o consumo em maratona; que os picos-fins negativos explicam abandonar uma série e que a construção de sentido é influenciada pela dimensão social, medo de ficar por fora (FoMO), hedonismo e picos-fins positivos. Por ser um estudo exploratório, este trabalho abre espaço, a partir da propositura do framework do consumo de séries, em que outros podem caminhar na busca por entender este fenômeno mundial midiático.In this work, we aimed to study the consumption of TV series, mainly of the consumption of series marathons. We aimed to understand the consumption journey stages of TV series as well as to identify the main factors that influence both the choice and the experience of watching, as well as the uses and gratifications sought in this consumption. Thus, we used Gratifications, Hedonism, Narrative Studies, Peak-end Rule and Fear of Missing Out (FoMO) as theories for understanding the phenomenon. The main result is the proposal of a TV series consumption framework. We conducted three exploratory factor analyses to propose the scales to measure different stages of this journey. Further statistical analyses showed that hedonism and positive peak-ends influence marathon consumption; that negative peak-ends explain abandoning a TV series; and that the construction of meaning is influenced by social dimension, fear of missing out (FoMO), hedonism and positive peak-ends. As it is an exploratory study, this work opens space in the proposition of the TV series consumption framework, leading the way for other researchers to search for a better understanding of this worldwide phenomenon that is TV series consumption.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBatista, Leandro LeonardoFreire, Maria Lourdes Balbinot de Lamonica2020-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-02032021-131328/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-22T20:14:03Zoai:teses.usp.br:tde-02032021-131328Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-22T20:14:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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