Por que assistimos séries? Um framework do consumo de séries

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Maria Lourdes Balbinot de Lamonica
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-02032021-131328/
Resumo: Neste trabalho, propõe-se estudar o consumo de séries, principalmente o das maratonas. Tem como objetivo entender as etapas que compõem a jornada do consumo de séries e os principais fatores que influenciam a escolha e a experiência de assistir, bem como os usos e gratificações buscados nesse consumo. As teorias utilizadas para cercar o fenômeno foram a Teoria dos Usos e Gratificações, Hedonismo, estudos das Narrativas, Regra do Pico-fim e Fear of Missing Out (FoMO). O resultado principal é a proposta do framework do consumo de séries. Foram feitas três análises fatoriais exploratórias (AFE), que propuseram escalas para mensuração de diferentes etapas desta jornada. Outras análises estatísticas evidenciaram que hedonismo e picos-fins positivos influenciam o consumo em maratona; que os picos-fins negativos explicam abandonar uma série e que a construção de sentido é influenciada pela dimensão social, medo de ficar por fora (FoMO), hedonismo e picos-fins positivos. Por ser um estudo exploratório, este trabalho abre espaço, a partir da propositura do framework do consumo de séries, em que outros podem caminhar na busca por entender este fenômeno mundial midiático.
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