Da Imagem de uma criança morta ao UNHEIMLICH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bartijotto, Juliana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-09042021-141654/
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o discurso em torno da foto de Aylan Kurdi, uma criança síria de 3 anos encontrada morta em 2015 numa praia da Turquia. O menino, junto de sua família, fugia da tragédia que assola seu país. A foto viralizou na mídia, causando grande repercussão, fazendo com que ganhasse o prêmio de melhor foto do ano no período e eleita o símbolo da crise dos refugiados. Tomamos a imagem dessa criança como um despertador do mal-estar na cultura que provocou uma inquietante estranheza, o que Freud nomeou de Unheimlich. Os dispositivos teóricos e metodológicos para a análise se sustentaram na interface entre Psicanálise Lacaniana e Análise do Discurso Pêcheutiana (AD), em que a teoria e a análise estão em constante entrelaçamento. Almejamos, com esse entremeio, elucidar o funcionamento discursivo (segundo Lacan e Pêcheux) e ideológico (segundo Althusser). O conceito norteador da pesquisa girou em torno do Unheimlich freudiano. Levamos em consideração que estamos na era da mídia, no apogeu da produção de um amontoado de imagens e regida pelo discurso capitalista. A partir das análises, apontamos os efeitos de sentidos e a intericonicidade (interdiscurso + ícone) ao revelar as posições que a imagem ocupou nas produções discursivas. Notamos que, por meio da mídia, a propaganda tenta globalizar o desejo, servindo-se do apelo sustentado por outros acontecimentos históricos. Esse funcionamento nós extraímos na análise da publicidade de uma escola de natação no Brasil que utiliza a foto de Aylan para vender um produto. Tal serviço garantiria (ilusoriamente) a segurança/vida de qualquer criança diante da trágica morte por afogamento. Essa peça publicitária causou uma estranha inquietação coletiva, tendo um efeito contrário ao proposto pelo discurso publicitário/capitalista. Concluímos que a veiculação da foto de Aylan Kurdi produziu um mal-estar coletivo e a peça de publicidade causou uma crítica generalizada. Finalmente, vale destacar que essas duas inquietações são de ordem inconsciente (conforme a psicanálise) e, ao mesmo tempo, são produtos das formações ideológicas (conforme a AD).
id USP_542a455ded228ba296c52e628aed36e1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09042021-141654
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Da Imagem de uma criança morta ao UNHEIMLICHFrom the image of a dead child to UnheimlichChildCriançaDeathDiscourseFotoMediaMídiaMortePhotoSubjectSujeitoEsta pesquisa tem como objetivo analisar o discurso em torno da foto de Aylan Kurdi, uma criança síria de 3 anos encontrada morta em 2015 numa praia da Turquia. O menino, junto de sua família, fugia da tragédia que assola seu país. A foto viralizou na mídia, causando grande repercussão, fazendo com que ganhasse o prêmio de melhor foto do ano no período e eleita o símbolo da crise dos refugiados. Tomamos a imagem dessa criança como um despertador do mal-estar na cultura que provocou uma inquietante estranheza, o que Freud nomeou de Unheimlich. Os dispositivos teóricos e metodológicos para a análise se sustentaram na interface entre Psicanálise Lacaniana e Análise do Discurso Pêcheutiana (AD), em que a teoria e a análise estão em constante entrelaçamento. Almejamos, com esse entremeio, elucidar o funcionamento discursivo (segundo Lacan e Pêcheux) e ideológico (segundo Althusser). O conceito norteador da pesquisa girou em torno do Unheimlich freudiano. Levamos em consideração que estamos na era da mídia, no apogeu da produção de um amontoado de imagens e regida pelo discurso capitalista. A partir das análises, apontamos os efeitos de sentidos e a intericonicidade (interdiscurso + ícone) ao revelar as posições que a imagem ocupou nas produções discursivas. Notamos que, por meio da mídia, a propaganda tenta globalizar o desejo, servindo-se do apelo sustentado por outros acontecimentos históricos. Esse funcionamento nós extraímos na análise da publicidade de uma escola de natação no Brasil que utiliza a foto de Aylan para vender um produto. Tal serviço garantiria (ilusoriamente) a segurança/vida de qualquer criança diante da trágica morte por afogamento. Essa peça publicitária causou uma estranha inquietação coletiva, tendo um efeito contrário ao proposto pelo discurso publicitário/capitalista. Concluímos que a veiculação da foto de Aylan Kurdi produziu um mal-estar coletivo e a peça de publicidade causou uma crítica generalizada. Finalmente, vale destacar que essas duas inquietações são de ordem inconsciente (conforme a psicanálise) e, ao mesmo tempo, são produtos das formações ideológicas (conforme a AD).This research aims to analyze the speech on the photo taken from Aylan Kurdi, a 3- year-old Syrian child found dead in 2015 on a beach in Turkey. The boy, along with his family, was fleeing the tragedy that plagues his country. The photo went viral in the media, having great repercussions, causing it to win the award for best photo of the year in the period and was elected the symbol of the refugee crisis. We take the image of this child as a wake-up call to the malaise in the culture that caused a disturbing strangeness. The theoretical and methodological devices for the analysis were based on the interface between Lacanian Psychoanalysis and Pêcheuxtian Discourse Analysis (DA), in which theory and analysis are constantly intertwined. With this intermingling, we aim to elucidate the effects, the drifts and the displacements of meaning produced by the discursive (according to Lacan and Pêcheux) and ideological functioning (according to Althusser). The guiding concept of the research revolved around the Freudian Unheimlich, taking into account that we are in the media age and at the height of the production of a pile of images. This historical moment remains ruled by the capitalist discourse. Stemming from the analyzes, we point out the slips, the drifts of meanings and the intericonicity (interdiscourse + icons) when revealing the positions that the image occupies in the discursive productions. We note that, through the media, propaganda tries to globalize desire, using the appeal sustained by other historical events. This function we extract from the analysis of an advertising for a swimming school in Brazil that uses Aylan\'s photo to sell a product. Such a service would (illusorily) guarantee the safety of any child in the face of tragic drowning. This advertising piece caused a strange collective unease, having an effect contrary to that proposed by the advertising / capitalist discourse (globalization of desire). We concluded that the conveying of Aylan Kurdi\'s photo produced a collective malaise and the advertising piece caused a widespread criticism. Finally, it is worth noting that these two affects are of an unconscious order (according to psychoanalysis) and, at the same time, they are products of ideological formations (according to DA).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTfouni, Leda VerdianiBartijotto, Juliana2021-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-09042021-141654/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-04-15T21:56:02Zoai:teses.usp.br:tde-09042021-141654Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-04-15T21:56:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Da Imagem de uma criança morta ao UNHEIMLICH
From the image of a dead child to Unheimlich
title Da Imagem de uma criança morta ao UNHEIMLICH
spellingShingle Da Imagem de uma criança morta ao UNHEIMLICH
Bartijotto, Juliana
Child
Criança
Death
Discourse
Foto
Media
Mídia
Morte
Photo
Subject
Sujeito
title_short Da Imagem de uma criança morta ao UNHEIMLICH
title_full Da Imagem de uma criança morta ao UNHEIMLICH
title_fullStr Da Imagem de uma criança morta ao UNHEIMLICH
title_full_unstemmed Da Imagem de uma criança morta ao UNHEIMLICH
title_sort Da Imagem de uma criança morta ao UNHEIMLICH
author Bartijotto, Juliana
author_facet Bartijotto, Juliana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tfouni, Leda Verdiani
dc.contributor.author.fl_str_mv Bartijotto, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Child
Criança
Death
Discourse
Foto
Media
Mídia
Morte
Photo
Subject
Sujeito
topic Child
Criança
Death
Discourse
Foto
Media
Mídia
Morte
Photo
Subject
Sujeito
description Esta pesquisa tem como objetivo analisar o discurso em torno da foto de Aylan Kurdi, uma criança síria de 3 anos encontrada morta em 2015 numa praia da Turquia. O menino, junto de sua família, fugia da tragédia que assola seu país. A foto viralizou na mídia, causando grande repercussão, fazendo com que ganhasse o prêmio de melhor foto do ano no período e eleita o símbolo da crise dos refugiados. Tomamos a imagem dessa criança como um despertador do mal-estar na cultura que provocou uma inquietante estranheza, o que Freud nomeou de Unheimlich. Os dispositivos teóricos e metodológicos para a análise se sustentaram na interface entre Psicanálise Lacaniana e Análise do Discurso Pêcheutiana (AD), em que a teoria e a análise estão em constante entrelaçamento. Almejamos, com esse entremeio, elucidar o funcionamento discursivo (segundo Lacan e Pêcheux) e ideológico (segundo Althusser). O conceito norteador da pesquisa girou em torno do Unheimlich freudiano. Levamos em consideração que estamos na era da mídia, no apogeu da produção de um amontoado de imagens e regida pelo discurso capitalista. A partir das análises, apontamos os efeitos de sentidos e a intericonicidade (interdiscurso + ícone) ao revelar as posições que a imagem ocupou nas produções discursivas. Notamos que, por meio da mídia, a propaganda tenta globalizar o desejo, servindo-se do apelo sustentado por outros acontecimentos históricos. Esse funcionamento nós extraímos na análise da publicidade de uma escola de natação no Brasil que utiliza a foto de Aylan para vender um produto. Tal serviço garantiria (ilusoriamente) a segurança/vida de qualquer criança diante da trágica morte por afogamento. Essa peça publicitária causou uma estranha inquietação coletiva, tendo um efeito contrário ao proposto pelo discurso publicitário/capitalista. Concluímos que a veiculação da foto de Aylan Kurdi produziu um mal-estar coletivo e a peça de publicidade causou uma crítica generalizada. Finalmente, vale destacar que essas duas inquietações são de ordem inconsciente (conforme a psicanálise) e, ao mesmo tempo, são produtos das formações ideológicas (conforme a AD).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-09042021-141654/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-09042021-141654/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090545440522240