A teatralização retórica dos autos sacramentais mitológicos de Calderón

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bazzoni, Claudio
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-05072005-221158/
Resumo: A maioria dos estudos sobre os autos sacramentais realizados ao longo da história não considera as teorias retórico-poéticas que na época de Calderón forneciam as regras e os modelos para as práticas de representação. Assim, o valor e a significação do drama sacramental foi mudando de acordo com as concepções, condicionamentos e pressupostos dos leitores de cada momento da história. O objetivo desta pesquisa é reconstruir o sistema de representação que os autos sacramentais integravam. Os dramas sacramentais colocavam em cena a sacralidade da teologia-política cristã contra-reformista. Eram definidos por Calderón como \"sermones puestos en verso\" que apresentavam sempre o mesmo assunto: a Redenção e a Eucaristia. Por serem \"sermões\", é possível relacionar alguns dos elementos constitutivos do auto sacramental aos conceitos predicáveis, um modo agudo de apresentar a palavra divina que, segundo os tratados de eloqüência sacra, os pregadores do século XVII usavam para maravilhar o público. Os autos sacramentais são representações alegóricas. Para Calderón, assim como para Ficino, Pico de la Mirandola e outros humanistas, as verdades cristãs estavam presentes em todas as tradições e em todos os tempos. Em El divino Orfeo e Andrómeda y Perseo, dois autos sacramentais mitológicos, o autor madrileno desloca para textos de ficção os princípios interpretativos dos Padres da Igreja medieval, fazendo com que mitos cristianizados, decorosamente, ensinem ao público a ética e a política fundamentadas nas autoridades e deleitem-no com a engenhosidade das metáforas
id USP_552a247a7a924a5d89a35c6dac20e8de
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05072005-221158
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A teatralização retórica dos autos sacramentais mitológicos de CalderónRhetorical theatricalization of Calderón de la Barca\'s mythological auto sacramentales El Divino Orfeo, Andrómeda y PerseoLiteratura espanholaNot availablePedro Calderón de la BarcaTeatroA maioria dos estudos sobre os autos sacramentais realizados ao longo da história não considera as teorias retórico-poéticas que na época de Calderón forneciam as regras e os modelos para as práticas de representação. Assim, o valor e a significação do drama sacramental foi mudando de acordo com as concepções, condicionamentos e pressupostos dos leitores de cada momento da história. O objetivo desta pesquisa é reconstruir o sistema de representação que os autos sacramentais integravam. Os dramas sacramentais colocavam em cena a sacralidade da teologia-política cristã contra-reformista. Eram definidos por Calderón como \"sermones puestos en verso\" que apresentavam sempre o mesmo assunto: a Redenção e a Eucaristia. Por serem \"sermões\", é possível relacionar alguns dos elementos constitutivos do auto sacramental aos conceitos predicáveis, um modo agudo de apresentar a palavra divina que, segundo os tratados de eloqüência sacra, os pregadores do século XVII usavam para maravilhar o público. Os autos sacramentais são representações alegóricas. Para Calderón, assim como para Ficino, Pico de la Mirandola e outros humanistas, as verdades cristãs estavam presentes em todas as tradições e em todos os tempos. Em El divino Orfeo e Andrómeda y Perseo, dois autos sacramentais mitológicos, o autor madrileno desloca para textos de ficção os princípios interpretativos dos Padres da Igreja medieval, fazendo com que mitos cristianizados, decorosamente, ensinem ao público a ética e a política fundamentadas nas autoridades e deleitem-no com a engenhosidade das metáforasThroughout history, most studies of the one-act allegorical religious dramas known as auto sacramentales did not consider the rhetorical and poetical theories that, in Calderón de la Barca\'s time, provided the rules and models for the performing arts. Thus, the value and significance of the sacramental plays have differed according to the concepts, conditioning and assumptions of each reader in each historical moment The goal of the present study is to reconstruct the system of representation to which the autos sacramentales belonged.The sacramental plays were enactments of the holiness of the counter-reformist Christian theology and politics Calderón defined them as \"sermons puestos en verso\" [sermons in verse] that unchangingly dramatized the same subject matter namely, the Redemption and the Eucharist Inasmuch as they were \"sermons\", it is possible to associate some constitutive elements of the auto sacramentales to the predicable concepts, i.e., expressions extracted from the Bible relating sacred matters and a rather keen way of presenting the word of God, to which, according to treatises on sacred eloquence, preachers of the 1 7 century resorted to marvel their audience.The auto sacramentales are allegorical representations. For Calderón de la Barca, as well as for Ficino, Pico de la Mirandola and other humanists, Christian truths were present in every tradition of every age. In El Divino Orfeo and Andrómeda y Perseo, two mythological autos sacramentales, the Madrilenian author transposes the interpretative principles of the medieval Church Fathers to texts of fiction, thus allowing Christianized myths to decorously educate the people about an ethics and politics substantiated on the authorities while delighting them with ingenious metaphorsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVieira, Maria Augusta da CostaBazzoni, Claudio2005-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-05072005-221158/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-12T17:56:57Zoai:teses.usp.br:tde-05072005-221158Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-12T17:56:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A teatralização retórica dos autos sacramentais mitológicos de Calderón
Rhetorical theatricalization of Calderón de la Barca\'s mythological auto sacramentales El Divino Orfeo, Andrómeda y Perseo
title A teatralização retórica dos autos sacramentais mitológicos de Calderón
spellingShingle A teatralização retórica dos autos sacramentais mitológicos de Calderón
Bazzoni, Claudio
Literatura espanhola
Not available
Pedro Calderón de la Barca
Teatro
title_short A teatralização retórica dos autos sacramentais mitológicos de Calderón
title_full A teatralização retórica dos autos sacramentais mitológicos de Calderón
title_fullStr A teatralização retórica dos autos sacramentais mitológicos de Calderón
title_full_unstemmed A teatralização retórica dos autos sacramentais mitológicos de Calderón
title_sort A teatralização retórica dos autos sacramentais mitológicos de Calderón
author Bazzoni, Claudio
author_facet Bazzoni, Claudio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria Augusta da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bazzoni, Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura espanhola
Not available
Pedro Calderón de la Barca
Teatro
topic Literatura espanhola
Not available
Pedro Calderón de la Barca
Teatro
description A maioria dos estudos sobre os autos sacramentais realizados ao longo da história não considera as teorias retórico-poéticas que na época de Calderón forneciam as regras e os modelos para as práticas de representação. Assim, o valor e a significação do drama sacramental foi mudando de acordo com as concepções, condicionamentos e pressupostos dos leitores de cada momento da história. O objetivo desta pesquisa é reconstruir o sistema de representação que os autos sacramentais integravam. Os dramas sacramentais colocavam em cena a sacralidade da teologia-política cristã contra-reformista. Eram definidos por Calderón como \"sermones puestos en verso\" que apresentavam sempre o mesmo assunto: a Redenção e a Eucaristia. Por serem \"sermões\", é possível relacionar alguns dos elementos constitutivos do auto sacramental aos conceitos predicáveis, um modo agudo de apresentar a palavra divina que, segundo os tratados de eloqüência sacra, os pregadores do século XVII usavam para maravilhar o público. Os autos sacramentais são representações alegóricas. Para Calderón, assim como para Ficino, Pico de la Mirandola e outros humanistas, as verdades cristãs estavam presentes em todas as tradições e em todos os tempos. Em El divino Orfeo e Andrómeda y Perseo, dois autos sacramentais mitológicos, o autor madrileno desloca para textos de ficção os princípios interpretativos dos Padres da Igreja medieval, fazendo com que mitos cristianizados, decorosamente, ensinem ao público a ética e a política fundamentadas nas autoridades e deleitem-no com a engenhosidade das metáforas
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-03-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-05072005-221158/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-05072005-221158/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090410259152896