Uma análise dos conceitos de visibilidade e mobilidade como mecanismos facilitadores em ambientes de ensino a distância na Internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yonezawa, Wilson Massashiro
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-18052023-140158/
Resumo: Este trabalho investiga o uso dos conceitos de sistemas sociais translúcidos, no estudo da colaboração e do trabalho em grupos por meio da construção e aplicação de um ambiente de ensino à distância na Internet. Sistemas sociais translúcidos são os a ambientes sociais virtuais ou não virtuais, nos quais a visibilidade é um dos mecanismos utilizados para regular as interações sociais. Com base nesses conceitos, uma ferramenta CMC (Comunicação Mediada por Computador) foi construída e integrada a um ambiente de ensino à distância baseado na Internet. Para avaliar o ambiente criado, o conteúdo de um curso foi gerado e aplicado em um experimento real envolvendo o treinamento de um grande número de participantes. O experimento incluiu a coleta de várias medidas relacionadas com: a visibilidade, colaboração, mobilidade e participação do aluno dentro do ambiente virtual em estudo. Análise quantitativa observou a interação das dimensões visibilidade, colaboração, mobilidade e participação dos alunos no ambiente de ensino. Além das análises quantitativas a pesquisa observou também que: o conteúdo e a forma do curso são fatores críticos de sucesso, que a motivação depende de reforço, que as habilidades no uso da tecnologia ainda são críticas, que as pessoas preferem trabalhar de forma síncrona, que os participantes enfrentam dificuldades para usar as liberdades do sistema, usando as ferramentas de modo não apropriado ou usando as ferramentas mais familiares no lugar de usar as mais apropriadas para as situações específicas
id USP_571d955a0490ef4d363112f4f5d9e4f2
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18052023-140158
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma análise dos conceitos de visibilidade e mobilidade como mecanismos facilitadores em ambientes de ensino a distância na InternetAn analysis of visibility and mobility concepts as facilitating mechanisms in distance learning environments on the InternetComputer teachingCooperaçãoCooperationDistance educationEducação a distânciaEducational technologyEnsino por computadorInternetInternetTecnologia educacionalEste trabalho investiga o uso dos conceitos de sistemas sociais translúcidos, no estudo da colaboração e do trabalho em grupos por meio da construção e aplicação de um ambiente de ensino à distância na Internet. Sistemas sociais translúcidos são os a ambientes sociais virtuais ou não virtuais, nos quais a visibilidade é um dos mecanismos utilizados para regular as interações sociais. Com base nesses conceitos, uma ferramenta CMC (Comunicação Mediada por Computador) foi construída e integrada a um ambiente de ensino à distância baseado na Internet. Para avaliar o ambiente criado, o conteúdo de um curso foi gerado e aplicado em um experimento real envolvendo o treinamento de um grande número de participantes. O experimento incluiu a coleta de várias medidas relacionadas com: a visibilidade, colaboração, mobilidade e participação do aluno dentro do ambiente virtual em estudo. Análise quantitativa observou a interação das dimensões visibilidade, colaboração, mobilidade e participação dos alunos no ambiente de ensino. Além das análises quantitativas a pesquisa observou também que: o conteúdo e a forma do curso são fatores críticos de sucesso, que a motivação depende de reforço, que as habilidades no uso da tecnologia ainda são críticas, que as pessoas preferem trabalhar de forma síncrona, que os participantes enfrentam dificuldades para usar as liberdades do sistema, usando as ferramentas de modo não apropriado ou usando as ferramentas mais familiares no lugar de usar as mais apropriadas para as situações específicasThis work investigates the use of the concepts of translucent social systems, in the study of collaboration and group work through the construction and application of a distance learning environment on the Internet. Translucent social systems are virtual or non-virtual social environments, in which visibility is one of the mechanisms used to regulate social interactions. Based on these concepts, a CMC (Computer Mediated Communication) tool was built and integrated into an Internet-based distance learning environment. To evaluate the created environment, the content of a course was generated and applied in a real experiment involving the training of a large number of participants. The experiment included the collection of several measures related to: the student\'s visibility, collaboration, mobility and participation within the virtual environment under study. Quantitative analysis observed the interaction of dimensions visibility, collaboration, mobility and student participation in the teaching environment. In addition to the quantitative analyses, the research also observed that: the content and form of the course are critical success factors, that motivation depends on reinforcement, that skills in using technology are still critical, that people prefer to work synchronously, that participants face difficulties using the system\'s freedoms, using tools inappropriately or using more familiar tools rather than those most appropriate for specific situationsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPReinhard, NicolauYonezawa, Wilson Massashiro2000-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-18052023-140158/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-24T14:15:49Zoai:teses.usp.br:tde-18052023-140158Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-24T14:15:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise dos conceitos de visibilidade e mobilidade como mecanismos facilitadores em ambientes de ensino a distância na Internet
An analysis of visibility and mobility concepts as facilitating mechanisms in distance learning environments on the Internet
title Uma análise dos conceitos de visibilidade e mobilidade como mecanismos facilitadores em ambientes de ensino a distância na Internet
spellingShingle Uma análise dos conceitos de visibilidade e mobilidade como mecanismos facilitadores em ambientes de ensino a distância na Internet
Yonezawa, Wilson Massashiro
Computer teaching
Cooperação
Cooperation
Distance education
Educação a distância
Educational technology
Ensino por computador
Internet
Internet
Tecnologia educacional
title_short Uma análise dos conceitos de visibilidade e mobilidade como mecanismos facilitadores em ambientes de ensino a distância na Internet
title_full Uma análise dos conceitos de visibilidade e mobilidade como mecanismos facilitadores em ambientes de ensino a distância na Internet
title_fullStr Uma análise dos conceitos de visibilidade e mobilidade como mecanismos facilitadores em ambientes de ensino a distância na Internet
title_full_unstemmed Uma análise dos conceitos de visibilidade e mobilidade como mecanismos facilitadores em ambientes de ensino a distância na Internet
title_sort Uma análise dos conceitos de visibilidade e mobilidade como mecanismos facilitadores em ambientes de ensino a distância na Internet
author Yonezawa, Wilson Massashiro
author_facet Yonezawa, Wilson Massashiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reinhard, Nicolau
dc.contributor.author.fl_str_mv Yonezawa, Wilson Massashiro
dc.subject.por.fl_str_mv Computer teaching
Cooperação
Cooperation
Distance education
Educação a distância
Educational technology
Ensino por computador
Internet
Internet
Tecnologia educacional
topic Computer teaching
Cooperação
Cooperation
Distance education
Educação a distância
Educational technology
Ensino por computador
Internet
Internet
Tecnologia educacional
description Este trabalho investiga o uso dos conceitos de sistemas sociais translúcidos, no estudo da colaboração e do trabalho em grupos por meio da construção e aplicação de um ambiente de ensino à distância na Internet. Sistemas sociais translúcidos são os a ambientes sociais virtuais ou não virtuais, nos quais a visibilidade é um dos mecanismos utilizados para regular as interações sociais. Com base nesses conceitos, uma ferramenta CMC (Comunicação Mediada por Computador) foi construída e integrada a um ambiente de ensino à distância baseado na Internet. Para avaliar o ambiente criado, o conteúdo de um curso foi gerado e aplicado em um experimento real envolvendo o treinamento de um grande número de participantes. O experimento incluiu a coleta de várias medidas relacionadas com: a visibilidade, colaboração, mobilidade e participação do aluno dentro do ambiente virtual em estudo. Análise quantitativa observou a interação das dimensões visibilidade, colaboração, mobilidade e participação dos alunos no ambiente de ensino. Além das análises quantitativas a pesquisa observou também que: o conteúdo e a forma do curso são fatores críticos de sucesso, que a motivação depende de reforço, que as habilidades no uso da tecnologia ainda são críticas, que as pessoas preferem trabalhar de forma síncrona, que os participantes enfrentam dificuldades para usar as liberdades do sistema, usando as ferramentas de modo não apropriado ou usando as ferramentas mais familiares no lugar de usar as mais apropriadas para as situações específicas
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-07-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-18052023-140158/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-18052023-140158/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090830709817344