Projetos de vida de jovens do ensino médio e o trabalho social em caráter voluntário: um estudo exploratório.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortes, Leila Jane de Souza Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02122020-145216/
Resumo: Este trabalho parte do princípio de que propostas e práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento de virtudes - atitudes firmes, guiadas por valores construídos ao longo da vida, conduzem os educandos a um sentido maior de identificação social e de cidadania. A pesquisa é de cunho qualitativo, e foi realizada com base em relatos de 09 jovens do Ensino Médio de uma Escola Pública de Ensino no estado de São Paulo, na qual a pesquisadora atua como professora de Filosofia. Os mesmos participaram, no período letivo de dois anos, de um Projeto de Trabalho Social nas instituições: APAE; Delegacia; Creche Municipal; e Lar dos Velhinhos. Os relatos, transcritos na íntegra, resultaram da aplicação de um Protocolo de duas partes - aplicado antes, e após a experiência - contendo questões abertas a respeito dos temas: Presente; Futuro; Valores Morais; e Projeto de Vida. Os dados constituem, ainda, relatórios e diários de campo produzidos pelos jovens; relatos dos responsáveis das instituições; e relatos das famílias dos jovens. A revisão bibliográfica, realizada em plataformas acadêmicas e bibliotecas abrange os temas: Educação em Valores; Juventude; Projeto de Vida; Virtudes; e Valores Morais. Objetivou-se verificar se a inserção dos jovens no trabalho social enseja a construção e/ou afirmação de valores morais, fortalecendo suas virtudes, ampliando suas Perspectivas. Os resultados obtidos indicam que a participação destes jovens no Projeto ampliou seu repertório de valores e sentimentos voltados, principalmente, à generosidade.
id USP_600d3cd1d20b7ecab61a9f28638cbcaa
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-02122020-145216
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Projetos de vida de jovens do ensino médio e o trabalho social em caráter voluntário: um estudo exploratório.Life projects of high school youth and voluntary social work: an exploratory studyEducação em valoresEducation in valuesJuventudeProjeto de vitalVirtudesVirtuesVital projectYouthEste trabalho parte do princípio de que propostas e práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento de virtudes - atitudes firmes, guiadas por valores construídos ao longo da vida, conduzem os educandos a um sentido maior de identificação social e de cidadania. A pesquisa é de cunho qualitativo, e foi realizada com base em relatos de 09 jovens do Ensino Médio de uma Escola Pública de Ensino no estado de São Paulo, na qual a pesquisadora atua como professora de Filosofia. Os mesmos participaram, no período letivo de dois anos, de um Projeto de Trabalho Social nas instituições: APAE; Delegacia; Creche Municipal; e Lar dos Velhinhos. Os relatos, transcritos na íntegra, resultaram da aplicação de um Protocolo de duas partes - aplicado antes, e após a experiência - contendo questões abertas a respeito dos temas: Presente; Futuro; Valores Morais; e Projeto de Vida. Os dados constituem, ainda, relatórios e diários de campo produzidos pelos jovens; relatos dos responsáveis das instituições; e relatos das famílias dos jovens. A revisão bibliográfica, realizada em plataformas acadêmicas e bibliotecas abrange os temas: Educação em Valores; Juventude; Projeto de Vida; Virtudes; e Valores Morais. Objetivou-se verificar se a inserção dos jovens no trabalho social enseja a construção e/ou afirmação de valores morais, fortalecendo suas virtudes, ampliando suas Perspectivas. Os resultados obtidos indicam que a participação destes jovens no Projeto ampliou seu repertório de valores e sentimentos voltados, principalmente, à generosidade.This work is based on the principle that pedagogical proposals and practices aimed at the development of virtues - firm attitudes, guided by values built throughout life, lead students to a greater sense of social identification and citizenship. The research is of a qualitative nature, and was carried out based on the reports of 09 young people from high school at a public teaching school in the state of São Paulo, in which the researcher works as a professor of philosophy. They participated, in the two-year term, in a Social Work Project in the institutions: APAE; Police station; Municipal Nursery; and Lar dos Velhinhos. The reports, transcribed in full, resulted from the application of a two-part Protocol - applied before, and after the experience - containing open questions about the themes: Present; Future; Moral values; and Life Project. The data also constitute reports and field diaries produced by young people; reports by those responsible for the institutions; and reports from young people\'s families. The bibliographic review, carried out in academic platforms and libraries, covers the themes: Education in Values; Youth; Life Project; Virtues; and Moral Values. The objective was to verify if the insertion of young people in social work leads to the construction and / or affirmation of moral values, strengthening their virtues, expanding their perspectives. The results obtained indicate that the participation of these young people in the Project has broadened their repertoire of values and feelings aimed mainly at generosity.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAraujo, Valeria Amorim Arantes deFortes, Leila Jane de Souza Santos2020-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02122020-145216/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-12-04T03:36:02Zoai:teses.usp.br:tde-02122020-145216Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-12-04T03:36:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projetos de vida de jovens do ensino médio e o trabalho social em caráter voluntário: um estudo exploratório.
Life projects of high school youth and voluntary social work: an exploratory study
title Projetos de vida de jovens do ensino médio e o trabalho social em caráter voluntário: um estudo exploratório.
spellingShingle Projetos de vida de jovens do ensino médio e o trabalho social em caráter voluntário: um estudo exploratório.
Fortes, Leila Jane de Souza Santos
Educação em valores
Education in values
Juventude
Projeto de vital
Virtudes
Virtues
Vital project
Youth
title_short Projetos de vida de jovens do ensino médio e o trabalho social em caráter voluntário: um estudo exploratório.
title_full Projetos de vida de jovens do ensino médio e o trabalho social em caráter voluntário: um estudo exploratório.
title_fullStr Projetos de vida de jovens do ensino médio e o trabalho social em caráter voluntário: um estudo exploratório.
title_full_unstemmed Projetos de vida de jovens do ensino médio e o trabalho social em caráter voluntário: um estudo exploratório.
title_sort Projetos de vida de jovens do ensino médio e o trabalho social em caráter voluntário: um estudo exploratório.
author Fortes, Leila Jane de Souza Santos
author_facet Fortes, Leila Jane de Souza Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araujo, Valeria Amorim Arantes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortes, Leila Jane de Souza Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em valores
Education in values
Juventude
Projeto de vital
Virtudes
Virtues
Vital project
Youth
topic Educação em valores
Education in values
Juventude
Projeto de vital
Virtudes
Virtues
Vital project
Youth
description Este trabalho parte do princípio de que propostas e práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento de virtudes - atitudes firmes, guiadas por valores construídos ao longo da vida, conduzem os educandos a um sentido maior de identificação social e de cidadania. A pesquisa é de cunho qualitativo, e foi realizada com base em relatos de 09 jovens do Ensino Médio de uma Escola Pública de Ensino no estado de São Paulo, na qual a pesquisadora atua como professora de Filosofia. Os mesmos participaram, no período letivo de dois anos, de um Projeto de Trabalho Social nas instituições: APAE; Delegacia; Creche Municipal; e Lar dos Velhinhos. Os relatos, transcritos na íntegra, resultaram da aplicação de um Protocolo de duas partes - aplicado antes, e após a experiência - contendo questões abertas a respeito dos temas: Presente; Futuro; Valores Morais; e Projeto de Vida. Os dados constituem, ainda, relatórios e diários de campo produzidos pelos jovens; relatos dos responsáveis das instituições; e relatos das famílias dos jovens. A revisão bibliográfica, realizada em plataformas acadêmicas e bibliotecas abrange os temas: Educação em Valores; Juventude; Projeto de Vida; Virtudes; e Valores Morais. Objetivou-se verificar se a inserção dos jovens no trabalho social enseja a construção e/ou afirmação de valores morais, fortalecendo suas virtudes, ampliando suas Perspectivas. Os resultados obtidos indicam que a participação destes jovens no Projeto ampliou seu repertório de valores e sentimentos voltados, principalmente, à generosidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02122020-145216/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02122020-145216/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090323022872576