Ser professor da rede municipal de São Paulo e ter uma deficiência: caminhos (nada suaves) da trajetória profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delfino, Talita
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-28032024-080204/
Resumo: Esta dissertação tem por problema de pesquisa as possibilidades, os dilemas e as armadilhas da inclusão na Rede Municipal de Educação de São Paulo, visibilizados a partir da experiência trazida nos relatos de professores com deficiência. A pesquisa foi realizada a partir de três frentes complementares: a análise dos dados estatísticos do INEP em relação a presença de professores com deficiência na rede municipal de São Paulo; revisão bibliográfica para investigar como as práticas de atendimento e governo das pessoas com deficiência se intercruzam com a instituição escolar e como essa se relaciona com o poder médico; e, por fim, a realização de entrevistas com três professores com deficiência da referida rede de ensino, a respeito de sua formação inicial e continuada, as quais permitiram apontar caminhos de discussão a respeito das perspectivas de pessoas com deficiência na profissão docente, tendo a escrevivência como um dos fios condutores da metodologia de escrita da análise. Assim, considerando a importância de trabalhos que tragam posicionamentos, revelem conceitos e visibilizem o protagonismo de pessoas com deficiência na e da pesquisa, esta análise pode contribuir para a construção de pesquisas no campo da educação, ciências sociais, desigualdades e pessoas com deficiência, considerando a vivência e subjetivação de cada uma delas, contribuindo para ampliar o debate acerca das especificidades da formação de professores que são pessoas com deficiência, para além dos termos da discussão mais geral sobre acesso e permanência de estudantes com deficiência no ensino superior. Nas considerações finais, apontam-se algumas possibilidades de ampliação da agenda de pesquisa, como a necessidade de aprofundar os estudos sobre capacitismo, marcadores sociais da diferença, interseccionalidade, a partir de referências no campo foucaultiano, da discussão sobre a violência na dimensão institucional e das perspectivas feministas nos estudos sobre deficiência, bem como a importância de retomar os dados do INEP para cruzar os dados aqui explorados com a composição por gênero e raça do professorado em geral.
id USP_606c744ab3185d181db88058062050d0
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28032024-080204
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Ser professor da rede municipal de São Paulo e ter uma deficiência: caminhos (nada suaves) da trajetória profissionalSer docente en la red municipal de São Paulo y tener una Discapacidad: caminos (no fáciles) para construir una trayectoria profesional.EscrevivênciaEscrevivênciaFormação de professoresFormación docenteInterseccionalidadInterseccionalidadePersona con discapacidadPessoa com deficiênciaEsta dissertação tem por problema de pesquisa as possibilidades, os dilemas e as armadilhas da inclusão na Rede Municipal de Educação de São Paulo, visibilizados a partir da experiência trazida nos relatos de professores com deficiência. A pesquisa foi realizada a partir de três frentes complementares: a análise dos dados estatísticos do INEP em relação a presença de professores com deficiência na rede municipal de São Paulo; revisão bibliográfica para investigar como as práticas de atendimento e governo das pessoas com deficiência se intercruzam com a instituição escolar e como essa se relaciona com o poder médico; e, por fim, a realização de entrevistas com três professores com deficiência da referida rede de ensino, a respeito de sua formação inicial e continuada, as quais permitiram apontar caminhos de discussão a respeito das perspectivas de pessoas com deficiência na profissão docente, tendo a escrevivência como um dos fios condutores da metodologia de escrita da análise. Assim, considerando a importância de trabalhos que tragam posicionamentos, revelem conceitos e visibilizem o protagonismo de pessoas com deficiência na e da pesquisa, esta análise pode contribuir para a construção de pesquisas no campo da educação, ciências sociais, desigualdades e pessoas com deficiência, considerando a vivência e subjetivação de cada uma delas, contribuindo para ampliar o debate acerca das especificidades da formação de professores que são pessoas com deficiência, para além dos termos da discussão mais geral sobre acesso e permanência de estudantes com deficiência no ensino superior. Nas considerações finais, apontam-se algumas possibilidades de ampliação da agenda de pesquisa, como a necessidade de aprofundar os estudos sobre capacitismo, marcadores sociais da diferença, interseccionalidade, a partir de referências no campo foucaultiano, da discussão sobre a violência na dimensão institucional e das perspectivas feministas nos estudos sobre deficiência, bem como a importância de retomar os dados do INEP para cruzar os dados aqui explorados com a composição por gênero e raça do professorado em geral.Esta disertación tiene como problema de investigación las posibilidades, dilemas y las tramas de la inclusión en la Red Municipal de Educación de São Paulo, visibilizados a través de la experiencia aportada por los relatos de profesores con discapacidad por sus relatos personales. La investigación se desarrolló en tres frentes complementarios: el análisis de datos estadísticos del INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) sobre la presencia de docentes con discapacidad en la red municipal de São Paulo; revisión bibliográfica para investigar cómo las prácticas de atención y gobierno a personas con discapacidad se entrelazan con la institución escolar y cómo ésta se relaciona con el poder médico; y, finalmente, la realización de entrevistas a tres docentes con discapacidad de la mencionada red de enseñanza, respecto de su formación inicial y continua, lo que permitió señalar caminos de discusión acerca de las perspectivas de las personas con discapacidad en la profesión docente, teniendo la escrevivência como uno de los hilos conductores de la metodología para la redacción de análisis. Considerando, por lo tanto, la importancia de trabajos que aportan posicionamientos, revelan conceptos y visibilizan el protagonismo de las personas con discapacidad en la y de la investigación, este análisis puede contribuir a la construcción de investigaciones en el campo de la educación, ciencias sociales, desigualdades y personas con discapacidad, considerando la vivencia y subjetivación de cada una de ellas, contribuyendo a ampliar el debate sobre las especificidades de la formación de profesores con discapacidad, más allá de los términos de la discusión más general sobre el acceso y la permanencia de los estudiantes con discapacidad en la educación superior. En las consideraciones finales, se señalan algunas posibilidades de ampliación de la agenda de investigación, como la necesidad de profundizar los estudios sobre capacitismo, marcadores sociales de la diferencia, interseccionalidad, a partir de referentes en el campo foucaultiano, de la discusión sobre la violencia en el ámbito institucional y de las perspectivas feministas en los estudios sobre discapacidad, así como la importancia de revisar los datos del INEP para cruzar los datos aquí explorados con la composición por género y raza del profesorado en general.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJardim, Fabiana Augusta AlvesDelfino, Talita2024-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-28032024-080204/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-03T17:03:02Zoai:teses.usp.br:tde-28032024-080204Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-04-03T17:03:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser professor da rede municipal de São Paulo e ter uma deficiência: caminhos (nada suaves) da trajetória profissional
Ser docente en la red municipal de São Paulo y tener una Discapacidad: caminos (no fáciles) para construir una trayectoria profesional.
title Ser professor da rede municipal de São Paulo e ter uma deficiência: caminhos (nada suaves) da trajetória profissional
spellingShingle Ser professor da rede municipal de São Paulo e ter uma deficiência: caminhos (nada suaves) da trajetória profissional
Delfino, Talita
Escrevivência
Escrevivência
Formação de professores
Formación docente
Interseccionalidad
Interseccionalidade
Persona con discapacidad
Pessoa com deficiência
title_short Ser professor da rede municipal de São Paulo e ter uma deficiência: caminhos (nada suaves) da trajetória profissional
title_full Ser professor da rede municipal de São Paulo e ter uma deficiência: caminhos (nada suaves) da trajetória profissional
title_fullStr Ser professor da rede municipal de São Paulo e ter uma deficiência: caminhos (nada suaves) da trajetória profissional
title_full_unstemmed Ser professor da rede municipal de São Paulo e ter uma deficiência: caminhos (nada suaves) da trajetória profissional
title_sort Ser professor da rede municipal de São Paulo e ter uma deficiência: caminhos (nada suaves) da trajetória profissional
author Delfino, Talita
author_facet Delfino, Talita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jardim, Fabiana Augusta Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Delfino, Talita
dc.subject.por.fl_str_mv Escrevivência
Escrevivência
Formação de professores
Formación docente
Interseccionalidad
Interseccionalidade
Persona con discapacidad
Pessoa com deficiência
topic Escrevivência
Escrevivência
Formação de professores
Formación docente
Interseccionalidad
Interseccionalidade
Persona con discapacidad
Pessoa com deficiência
description Esta dissertação tem por problema de pesquisa as possibilidades, os dilemas e as armadilhas da inclusão na Rede Municipal de Educação de São Paulo, visibilizados a partir da experiência trazida nos relatos de professores com deficiência. A pesquisa foi realizada a partir de três frentes complementares: a análise dos dados estatísticos do INEP em relação a presença de professores com deficiência na rede municipal de São Paulo; revisão bibliográfica para investigar como as práticas de atendimento e governo das pessoas com deficiência se intercruzam com a instituição escolar e como essa se relaciona com o poder médico; e, por fim, a realização de entrevistas com três professores com deficiência da referida rede de ensino, a respeito de sua formação inicial e continuada, as quais permitiram apontar caminhos de discussão a respeito das perspectivas de pessoas com deficiência na profissão docente, tendo a escrevivência como um dos fios condutores da metodologia de escrita da análise. Assim, considerando a importância de trabalhos que tragam posicionamentos, revelem conceitos e visibilizem o protagonismo de pessoas com deficiência na e da pesquisa, esta análise pode contribuir para a construção de pesquisas no campo da educação, ciências sociais, desigualdades e pessoas com deficiência, considerando a vivência e subjetivação de cada uma delas, contribuindo para ampliar o debate acerca das especificidades da formação de professores que são pessoas com deficiência, para além dos termos da discussão mais geral sobre acesso e permanência de estudantes com deficiência no ensino superior. Nas considerações finais, apontam-se algumas possibilidades de ampliação da agenda de pesquisa, como a necessidade de aprofundar os estudos sobre capacitismo, marcadores sociais da diferença, interseccionalidade, a partir de referências no campo foucaultiano, da discussão sobre a violência na dimensão institucional e das perspectivas feministas nos estudos sobre deficiência, bem como a importância de retomar os dados do INEP para cruzar os dados aqui explorados com a composição por gênero e raça do professorado em geral.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-28032024-080204/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-28032024-080204/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091145461923840