Anemia e desempenho em testes cognitivos: resultados do Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (ELSA-Brasil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, José Benedito Ramos Valladão
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5169/tde-20092021-105123/
Resumo: INTRODUÇÃO: Anemia e distúrbios cognitivos são condições cada vez mais frequentes com o envelhecimento populacional, resultando em impacto considerável na saúde e qualidade de vida. A associação entre o desempenho cognitivo e os níveis de hemoglobina tem sido objeto de debate, mas poucos estudos foram realizados em indivíduos de meia-idade. Nosso objetivo foi estudar a associação entre anemia e desempenho cognitivo na linha de base do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), uma coorte multicêntrica realizada em seis cidades brasileiras. MÉTODOS: Este estudo transversal incluiu 13.624 participantes entre 35 e 74 anos (idade média de 51.6 ± 9.0 anos). A avaliação da linha de base ocorreu entre agosto de 2010 e dezembro de 2012 e consistiu em questionários, testes clínicos e laboratoriais e armazenamento de material biológico. A anemia foi definida de acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (concentração de hemoglobina <12,0 g / dl para mulheres e <13,0 g / dl para homens). O desempenho cognitivo foi avaliado por meio de escores padronizados (de acordo com a idade, sexo e escolaridade) para aprendizagem verbal, recordatório tardio, reconhecimento de palavras, teste de fluência verbal semântica e teste de trilhas parte B (TT-B). Além da avaliação a partir de cada teste cognitivo em separado, um escore cognitivo global foi calculado como a média dos escores padronizados nos cinco testes. Assim, investigamos a associação entre anemia e desempenho cognitivo usando modelos de regressão linear (1) brutos; (2) ajustados para raça, renda familiar, tabagismo, hipertensão, diabetes, dislipidemia, função tireoidiana e uso excessivo de álcool (modelo ajustado 1); (3) ajustado para as variáveis do modelo ajustado 1 associado a ajuste adicional para idade, sexo e escolaridade (para reduzir a confusão residual), índice de massa corporal, taxa estimada de filtração glomerular e uso de medicamentos antipsicóticos, agentes antiparkinsonianos e/ou anticonvulsivantes (modelo ajustado 2). RESULTADOS: Anemia foi diagnosticada em 713 (5,2%) participantes, sendo observada em 158 de 6.159 (2,6%) homens e 555 de 7.465 (7,4%) mulheres. Não encontramos associação entre anemia e pior desempenho cognitivo nos modelos ajustados. Escores cognitivos globais foram semelhantes entre indivíduos com e sem anemia em modelos ajustados para toda a amostra ( = -0,004; intervalo de confiança de 95% [IC 95%]: -0,052 a 0,044), ou para homens ( = 0,047; IC 95% : -0,015 a 0,146) e mulheres ( = -0,015; IC95%: -0,070 a 0,040) em separado. Os níveis de hemoglobina (agrupado em quintis) também não mostraram associação ao desempenho em escores cognitivos globais. Da mesma forma, não foram observadas associações significativas entre anemia ou níveis de hemoglobina quando cada teste cognitivo foi avaliado em separado. CONCLUSÕES: Anemia ou níveis de hemoglobina não foram associados com pior desempenho cognitivo nesta população de estudo. Nosso estudo estende esses achados a uma amostra grande, racialmente heterogênea e composta por adultos de meia-idade, características raramente encontradas em populações investigadas em estudos anteriores
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spelling Anemia e desempenho em testes cognitivos: resultados do Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (ELSA-Brasil)Anemia and cognitive test performance: results of the Brazilian Longitudinal Study of Adult Health (ELSA-Brasil)AnemiaAnemiaCognição EpidemiologiaCognitionCognitive dysfunctionCross-sectional studiesDisfunção cognitivaEpidemiologyEstudos transversaisHemoglobinHemoglobinasMental status and dementia testsTestes de estado mental e demênciaINTRODUÇÃO: Anemia e distúrbios cognitivos são condições cada vez mais frequentes com o envelhecimento populacional, resultando em impacto considerável na saúde e qualidade de vida. A associação entre o desempenho cognitivo e os níveis de hemoglobina tem sido objeto de debate, mas poucos estudos foram realizados em indivíduos de meia-idade. Nosso objetivo foi estudar a associação entre anemia e desempenho cognitivo na linha de base do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), uma coorte multicêntrica realizada em seis cidades brasileiras. MÉTODOS: Este estudo transversal incluiu 13.624 participantes entre 35 e 74 anos (idade média de 51.6 ± 9.0 anos). A avaliação da linha de base ocorreu entre agosto de 2010 e dezembro de 2012 e consistiu em questionários, testes clínicos e laboratoriais e armazenamento de material biológico. A anemia foi definida de acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (concentração de hemoglobina <12,0 g / dl para mulheres e <13,0 g / dl para homens). O desempenho cognitivo foi avaliado por meio de escores padronizados (de acordo com a idade, sexo e escolaridade) para aprendizagem verbal, recordatório tardio, reconhecimento de palavras, teste de fluência verbal semântica e teste de trilhas parte B (TT-B). Além da avaliação a partir de cada teste cognitivo em separado, um escore cognitivo global foi calculado como a média dos escores padronizados nos cinco testes. Assim, investigamos a associação entre anemia e desempenho cognitivo usando modelos de regressão linear (1) brutos; (2) ajustados para raça, renda familiar, tabagismo, hipertensão, diabetes, dislipidemia, função tireoidiana e uso excessivo de álcool (modelo ajustado 1); (3) ajustado para as variáveis do modelo ajustado 1 associado a ajuste adicional para idade, sexo e escolaridade (para reduzir a confusão residual), índice de massa corporal, taxa estimada de filtração glomerular e uso de medicamentos antipsicóticos, agentes antiparkinsonianos e/ou anticonvulsivantes (modelo ajustado 2). RESULTADOS: Anemia foi diagnosticada em 713 (5,2%) participantes, sendo observada em 158 de 6.159 (2,6%) homens e 555 de 7.465 (7,4%) mulheres. Não encontramos associação entre anemia e pior desempenho cognitivo nos modelos ajustados. Escores cognitivos globais foram semelhantes entre indivíduos com e sem anemia em modelos ajustados para toda a amostra ( = -0,004; intervalo de confiança de 95% [IC 95%]: -0,052 a 0,044), ou para homens ( = 0,047; IC 95% : -0,015 a 0,146) e mulheres ( = -0,015; IC95%: -0,070 a 0,040) em separado. Os níveis de hemoglobina (agrupado em quintis) também não mostraram associação ao desempenho em escores cognitivos globais. Da mesma forma, não foram observadas associações significativas entre anemia ou níveis de hemoglobina quando cada teste cognitivo foi avaliado em separado. CONCLUSÕES: Anemia ou níveis de hemoglobina não foram associados com pior desempenho cognitivo nesta população de estudo. Nosso estudo estende esses achados a uma amostra grande, racialmente heterogênea e composta por adultos de meia-idade, características raramente encontradas em populações investigadas em estudos anterioresBACKGROUND: Anemia and cognitive disorders are increasingly common conditions and have considerable impact on health and quality of life as the population ageing. The association between cognitive performance and hemoglobin concentration has long been a subject of debate, but few data has been explored in middle-aged individuals. We aimed to study the association between anemia and cognitive performance at baseline assessment of the Brazilian Longitudinal Study of Adult Health (ELSA-Brasil), a multicenter cohort in six Brazilian cities. METHODS: This cross-sectional study included 13,624 participants aged 35 to 74 years (mean age 51.6 ± 9.0 years). Baseline evaluation took place between August 2010 and December 2012 and consisted of questionnaires, clinical and laboratory tests, and storage of biological material. Anemia was defined according to World Health Organization recommendation (hemoglobin concentration <12.0 g / dl for women and <13.0 g / dl for men). Cognitive performance was evaluated using standardized scores (according to age, sex and education) for verbal learning, late recall, word recognition, semantic verbal fluency test, and Trail Making Test Part B (TMT-B). In addition to the assessment from each cognitive test in separate, an overall cognitive score was calculated as the average of the standardized scores in the five tests. Thereby, we investigated the association between anemia and cognitive performance using crude linear regression models (1); (2) adjusted for race, monthly family income, smoking, hypertension, diabetes, dyslipidemia, thyroid function and excessive alcohol use (adjusted model 1); (3) adjusted for variables in adjusted model 1 associated with additional adjustment for age, sex and education (to reduce residual confusion), body mass index, estimated glomerular filtration rate and use of antipsychotic medications, antiparkinsonian and / or anticonvulsants agents (adjusted model 2). RESULTS: Anemia was diagnosed in 713 (5.2%) participants, it was observed in 158 of 6,159 (2.6%) men and 555 of 7,465 (7.4%) women. We did not find any association between anemia and worse cognitive performance in adjusted models. Global cognitive scores were similar between individuals with and without anemia in adjusted models for the entire sample ( = -0,004; 95% confidence interval [95%CI]: -0,052 to 0,044), or for men ( = 0,047; 95%CI: -0,015 to 0,146) and women ( = -0,015; 95%CI: -0,070 to 0,040) in separate. Hemoglobin levels (in quintile groups) were not associated with global cognitive scores either. Similarly, no significant associations between anemia or hemoglobin levels were observed when each cognitive performance test was evaluated in separate. CONCLUSIONS: Anemia or hemoglobin levels were not associated with worse cognitive performance in this large study population. Our study extends these findings to a large sample, racially heterogeneous and composed of middle-aged adults, characteristics rarely found in populations investigated in previous studiesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Itamar de SouzaJúnior, José Benedito Ramos Valladão2020-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5169/tde-20092021-105123/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-09-21T20:29:02Zoai:teses.usp.br:tde-20092021-105123Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-09-21T20:29:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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