Comunicação de marca. Aportes da publicidade impressa na comunicação da identidade de marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasquez, Ruth Evelinda Peralta
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-14082009-172723/
Resumo: Esta pesquisa visa aprofundar a contribuição da Publicidade Impressa na Comunicação da Identidade de Marca. Para tal fim, o marco teórico está delimitado basicamente em duas áreas: a Identidade e a Comunicação. Assim, como a identidade pessoal, a Identidade de Marca também possui uma série de elementos que a caracteriza. A empresa que oferecer uma oferta diferenciada, com uma marca fortemente construída e devidamente comunicada, facilitará sua preferência. A Publicidade Impressa forma parte de um conjunto de meios e ferramentas utilizadas na Comunicação de Marketing para a difusão do produto, e junto com ele, da marca. O embasamento teórico aprofunda o processo pelo qual a Identidade de Marca é comunicada. Assim mesmo, serve de suporte para a análise da campanha publicitária de reposicionamento da marca Avon, lançada em 1993, sob duas formas de anúncios: o corporativo (Avon) e do produto (Renew). De igual forma, a análise também reúne anúncios de lançamento de produtos da linha Renew até o ano de 2005, como forma de fazer um seguimento às estratégias publicitárias adotadas a favor tanto da Imagem de Marca Corporativa como do produto. O resultado da análise comprovou a relação entre a Identidade da Marca, os elementos identificadores utilizados (gráficos e publicitários) e como estes foram comunicados, tanto nos anúncios corporativos como do produto. Assim como, se verificou o vínculo do Renew no reposicionamento da marca corporativa. As medidas adotadas, em termos de Publicidade, serviram para a renovação de uma imagem desgastada. Uma marca é um ativo, e como tal precisa ser constantemente atualizada, adequada ao seu tempo. A contribuição da presente pesquisa ao estudo da Comunicação de Marca reúne as seguintes palavras-chave: Marca, Identidade, Comunicação, Publicidade e Imagem.
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